vereador Renato Cinco no Twitter vereador Renato Cinco no Facebook

Prefeitura ataca comunidade da Vila Autódromo com novas remoções

A manhã da última quarta-feira (24) começou com mais um covarde ataque da prefeitura do Rio contra a dignidade dos moradores da Vila Autódromo. Com a comunidade cercada por dezenas de agentes da Guarda Municipal, os comandados de Eduardo Paes conseguiram demolir os imóveis da Associação de Moradores e da mãe de santo Heloísa Helena Berto.

O vereador Renato Cinco esteve presente na Vila Autódromo e discursou no plenário da Câmara Municipal: "A Prefeitura do Rio de Janeiro não pode ficar agindo como se o Rio de Janeiro fosse uma ditadura, em que o Sr. Eduardo Paes pode ficar se comportando como um Mussolini tupiniquim, que não tem respeito pelos direitos", declarou Cinco. (+)

Plano Municipal de Educação chega à Câmara

Com um inaceitável atraso, a prefeitura do Rio de Janeiro finalmente encaminhou o Plano Municipal de Educação para análise e votação na Câmara Municipal. Em discurso no plenário, Renato Cinco criticou a demora e cobrou uma ampla discussão sobre o assunto. "O papel desta casa não é aprovar o Plano de Educação do jeito que a prefeitura deseja. Precisamos reunir a comunidade escolar para debater esse projeto", disse.

Para aprofundar a reflexão sobre o tema, nosso mandato promoverá na terça-feira (1º de março), às 18h, a roda de conversa “O PME que queremos”. A atividade será realizada no Espaço Plínio (Rua Joaquim Silva, 130, Lapa). (+)

A guerras às drogas mata pobre todo dia!

Nessa semana o Complexo da Maré perdeu mais um jovem. Igor Silva, 19 anos, foi morto durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), na manhã de segunda-feira (22).

A polícia, mais uma vez, na tentativa de justificar o injustificável, se apressou em afirmar que Igor foi morto durante uma troca de tiros e que encontraram junto com ele coletes a prova de bala, um rádio e uma pistola. Moradores da comunidade expressaram nas redes sociais sua indignação, afirmando que o jovem trabalhava em uma farmácia da região e não tinha ligação com o tráfico de drogas. Mais tarde, a delegacia de Bonsucesso - que registrou a ocorrência - confirmou que Igor não tinha nenhuma passagem pela polícia. (+)

A democracia resiste ao golpe em Itaocara

Nessa semana, os moradores de Itaocara presenciaram mais um lamentável episódio da política institucional brasileira. Foi aprovada na Câmara de Vereadores da cidade, na noite de terça-feira (23), a cassação do mandato do prefeito Gelsimar Gonzaga, com base na absurda acusação de que ele estaria impedindo o funcionamento regular do parlamento.

Ao que tudo indica, a escolha pela não privatização da coleta de lixo, pelo passe livre para os estudantes, pelo aumento dos salários e pela implantação do plano de carreira para os servidores públicos não agradou aos poderosos e coronéis da política local. Felizmente, a resposta da justiça foi rápida: em menos de 24h o juiz Rodrigo Rocha de Jesus concedeu uma liminar que suspendeu integralmente o julgamento da Câmara. (+)

Tragédia anunciada no aterro sanitário de Seropédica

Criado como alternativa para substituir o Lixão de Gramacho, o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica (CTR) foi apresentado por autoridades municipais e estaduais como uma "alternativa segura" para o despejo de lixo. Entretanto, no último final de semana, cerca de 50 mil litros de chorume vazaram do local, contaminando um córrego de Seropédica e ameaçando o aquífero Piranema, um dos mais importantes do estado.

Em discurso no plenário, Renato Cinco lembrou que a cidade do Rio de Janeiro também é responsável pelo vazamento. "A construção deste CTR em cima de um aquífero já preocupava ambientalistas, professores e militantes em defesa do meio ambiente antes dele começar a funcionar. Na época, o secretário de governo, Pedro Paulo, declarou que o risco de vazamento era zero," lembrou Cinco. (+)

Todo apoio a Renato Roseno!

Durante essa semana uma onda de boatos, surgidos e reforçados nas redes sociais, deram conta de que Renato Roseno estaria prestando assessoria jurídica a um acusado de ter assassinado um policial. Roseno está Deputado Estadual no Ceará pelo PSOL e é advogado por formação mas, na condição de servidor público - licenciado para o cumprimento do mandato parlamentar -, não atua ou participa de nenhum escritório de advocacia.

A sua atuação contundente em defesa dos direitos humanos e as denúncias constantes sobre a falência da política de segurança pública podem dar pistas do que motivou esse tipo de ataque e calúnia. (+)

Entre Nessa!

- PSOL na rua: parlamentares do partido prestam contas de seus mandatos na próxima sexta-feira (26), às 12h30, na Praça Mário Lago (antigo Buraco do Lume).

- Legalização da maconha: na segunda-feira (29), às 18h, no IFCS (Largo de São Francisco), será realizada uma reunião aberta do Movimento pela Legalização da Maconha (MLM). (+)

- Marcha da Maconha: na terça-feira (01), às 18h20, no IFCS (Largo de São Francisco), será realizada a 2ª reunião de organização da Marcha da Maconha Rio de Janeiro 2016. (+)

- Ato dos servidores: na quarta-feira (02), às 14h30, na ALERJ, será realizado um ato em defesa dos servidores públicos estaduais e contra o arrocho promovido pelo governo Pezão. (+)

- Em defesa do Arquivo Nacional: na quinta-feira (03), acontecerá um ato contra a nomeação de José Ricardo Marques para a direção do Arquivo Nacional. A atividade será realizada, às 16h, na Cinelândia.

- Deixa os caras publicar: está no ar a campanha de financiamento colaborativo para a próxima edição da Revista Vírus Planetário. Apoie o jornalismo pela diferença! (+)

Mandato do Vereador Renato Cinco, Rio de Janeiro, PSOL.
Câmara Municipal, Pça Floriano, s/n, Cinelândia. Gabinete 503 - Anexo.
Telefone: 3814 2026.