Em defesa do Buraco do Lume

O PLC 131/2019, de nossa autoria, que proíbe construção de prédios no Buraco do Lume, centro do Rio, foi destaque no Informe do Jornal O Dia.

Câmara adota política genocida

A retomada dos trabalhos presenciais da Câmara Municipal do Rio foi destaque na coluna da Berenice Seara no Extra. Renato Cinco votou contra a reabertura. O nosso mandato segue em luta, trabalhando e denunciando a política de morte.

Audiência Pública sobre a Floresta do Camboatá será nesta sexta (7)

Em uma decisão que pegou muita gente de surpresa, o poder judiciário autorizou, na noite da última quinta-feira (6), a audiência pública que acontece já nesta sexta-feira (7), às 19 horas, sobre a construção de um autódromo na Floresta do Camboatá, único remanescente de Mata Atlântica de baixada na cidade do Rio.

Essa audiência pública é uma etapa importante para impedir a destruição de uma floresta com mais de 200 mil árvores. Para acompanhar e questionar esse empreendimento que ameaça a natureza carioca contamos com as seguintes ferramentas: (more…)

Letalidade policial cai 73% com suspensão de operações policiais no RJ

Recentemente tivemos a importante notícia da diminuição de diversos crimes no Estado do Rio de Janeiro. Os números mostram que a suspensão das operações policiais nas favelas durante a pandemia, ordenada pelo STF no início de junho, resultou na queda de 73% das mortes por policiais, se comparado com o mês anterior. Isso mesmo, menos 73% de cidadãos morreram por tiros oriundos de armas de policiais no período!

E, contrariando a lógica de que a repressão violenta é eficaz para o controle da criminalidade, também houve no período a diminuição dos números de diversos crimes, como homicídio doloso, crimes violentos letais e intencionais e roubo de carga. Os tiroteios também diminuíram 36,2% na região metropolitana. (more…)

Câmara do Rio adere à política genocida da prefeitura

“Sou totalmente contrário à reabertura da Câmara Municipal, acho um crime a sessão mista!”. A fala do vereador Renato Cinco na sessão extraordinária do dia 4 de agosto ilustra o pensamento da bancada do PSOL sobre a decisão de realizar sessões mistas do plenário.

Desde o início da crise sanitária da Covid-19, as sessões passaram a ser virtuais e o Palácio Pedro Ernesto foi fechado. A atuação do legislativo da cidade demonstrou com essa atitude zelo pela vida de servidores, de empregados terceirizados, de vereadores e da população da cidade. (more…)

Em defesa da Floresta do Camboatá

É difícil de entender a insistência de Crivella em destruir a natureza. O prefeito, que parece alheio aos problemas ambientais, insiste em derrubar 200 mil árvores da Floresta do Camboatá para construir o novo autódromo do Rio.

Moradores da região, ambientalistas, artistas, movimentos, enfim, a lista de quem está junto para defender a Floresta é grande, ainda bem. Arnaldo Mailes Neto, bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também é um dos defensores do Camboatá e escreveu um artigo que trata do assunto. (more…)

Profissionais de educação da escola municipal decidem por greve pela vida

Na tarde de quinta-feira (30), os profissionais da educação das escolas municipais da cidade do Rio decidiram por greve em defesa do bem mais básico: a vida. Professores e demais funcionários entrarão em greve caso sejam convocados para o retorno das atividades escolares presenciais.

A administração de Crivella tem implementado uma política genocida na gestão da crise pandêmica. A capital já atingiu a triste marca de mais de 8 mil mortes de Covid-19. O Paraguai, que tem 50% a mais de habitantes que o Rio, teve 47 mortes. Podemos inferir que as mortes são consequências da má gestão da crise. (more…)

Debate sobre educação e pandemia acontecerá no dia 4 de agosto

Desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao Rio foram muitos os impactos na Educação. Incertezas sobre o acesso à merenda escolar, sobre o funcionamento do ensino a distância e, logo em seguida, o medo diante dos anúncios de retomada das aulas presenciais. Ainda não há vacina, as escolas não estão preparadas para funcionar durante a crise sanitária, não existe qualquer protocolo de segurança, mas mesmo assim a prefeitura de Marcelo Crivella insiste em anunciar o retorno a partir de agosto, o que pode colocar em risco muitas crianças e seus familiares, especialmente os idosos. (more…)

Breque dos Apps: a luta continua

“Os caras gastam mais com propaganda do que para proteger os trabalhadores que estão se acidentando”. O depoimento que gera indignação em qualquer pessoa é de Matheus Sousa, jovem entregador de app do Distrito Federal que participou ativamente do processo de mobilização da categoria.

Matheus e dois jovens antifascistas do Rio de Janeiro e de São Paulo participaram de um bate-papo super importante na série Trabalho e Pandemia do canal do.trabalhador, no Youtube. Durante o programa ao vivo, eles fizeram um balanço da organização da categoria que emplacou duas paralisações de peso em julho. Quem perdeu, mas se liga no assunto e apoia o movimento pode conferir o debate em: https://www.youtube.com/watch?v=hE9sVUhGyQ4 (more…)

Câmara Municipal aprova “lei do puxadinho”

O prefeito Marcelo Crivella aproveitou a pandemia para passar o trator por cima de regras urbanísticas. Esta semana a Câmara Municipal aprovou o polêmico PLC 174/2020, batizado de “lei do puxadinho”, que legalizou uma série de construções irregulares no Rio de Janeiro. Com a desculpa mentirosa de garantir recursos para o combate ao novo coronavírus, Crivella joga para atender os interesses da especulação imobiliária. A bancada do PSOL votou contra.

A lei abre brecha para alterações como: mudança da finalidade residencial/comercial dos imóveis, aumento do gabarito de prédios e construção de hotéis a cem metros do nível do mar. Tudo será permitido mediante de contrapartida financeira. (more…)

25 de julho: dia de luta das mulheres negras

Neste sábado, dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela. A data marca a resistência de quem sente na pele as opressões de um mundo profundamente desigual.

O distanciamento social e a crise sanitária também são sentidos mais duramente pela população negra e, em especial as mulheres, são as que mais sofrem nesta pandemia. Dados oficiais revelam que os casos de violência contra a mulher dobraram nesse período. O racismo estrutural e as desigualdades de gênero, potencializam essa violência junto com a pobreza e a discriminação. (more…)

Site mapeia casos de covid na cidade do Rio pelo CEP

O arquiteto e pesquisador Thales Mesentier lançou um site que pode ser útil a muita gente. Ele apresenta todos os casos testados positivos nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, assim como os óbitos. Quem está preocupado sobre as cercanias em que circula, pode consultar o site pelo cep e descobrir se há, quantos são e quantos chegaram a óbito.

O site é bastante visual, as ruas com menos casos são marcadas de rosa e as com mais casos de bordô bem escuro (quase preto). A atualização do site é diária, de modo que o máximo de desatualização é de 24 horas. (more…)

Aula só com vacina

“14 aviões da chapecoense caindo por dia”. Com essa declaração, o vereador Renato Cinco iniciou seu discurso da última terça (21). A alusão ao acidente de 2016, uma tragédia que levou à morte 75 pessoas, serviu para dimensionar o impacto da pandemia de coronavírus no Brasil. São 14 tragédias como aquela acontecendo todos os dias desde o começo da Covid-19.

A maior parte dessas mortes era evitável. Para ter uma noção melhor disso, basta comparar com outros países da América Latina: Cuba, a ilha caribenha que Bolsonaro gosta de atacar, tem pouco mais de 11 milhões de habitantes e teve cerca de 80 óbitos; a cidade do Rio de Janeiro, com pouco mais de 7 milhões de habitantes, tem mais de 7 mil mortos. A desproporção serve para demonstrar o grau de desleixo com a vida humana por parte do nosso poder público. (more…)

Novo #BrequeDosAPPs acontece neste sábado

Neste sábado (25), tem nova greve dos entregadores de aplicativos. Mais uma vez os trabalhadores vão a luta contra taxas abusivas e a exploração pelos serviços de entrega.

Ao comentar sobre o assunto durante sessão plenária na Câmara Municipal, Renato Cinco lembrou que, durante a pandemia, os aplicativos elevaram os lucros e os entregadores tiveram queda na remuneração. (more…)

Quarentena Ecossocialista e Libertária com a Marcha das Favelas pela Legalização

Está no ar o novo programa da Quarentena Ecossocialista e Libertária. Desta vez entramos no debate sobre legalização das drogas, guerra aos pobres e racismo. Convidamos para esta Quarentena Alexia Farias e Felipe Gomes, da Marcha das Favelas pela Legalização. (more…)

Jornal Extra: “Câmara do Rio já discute retomada do trabalho presencial

A temerosa proposta da Câmara Municipal em retornar aos trabalhos no auge da pandemia da Covid-19 foi notícia na coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal Extra.

Se aprovado, o cronograma de reabertura começa já na próxima segunda-feira (20). Uma decisão que vai na contramão de todas as outras casas legislativas — incluindo a Assembleia, a Câmara dos Deputados e o Senado.

Na reunião entre vereadores para debater a reabertura do parlamento carioca, Renato Cinco foi enfático na sua posição: “Não vou abrir meu gabinete. Se precisar, vou trabalhar sozinho”.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-do-rio-ja-discute-retomada-do-trabalho-presencial-na-semana-que-vem-24536215.html

Crivella não distribui merenda e causa fome durante isolamento

As aulas no município foram suspensas no dia 16 de março e 642 mil estudantes que tinham a sua rotina de alimentação fornecida pela escola pública perderam acesso a merenda. Com as escolas da SME (que é a maior rede escolar da América Latina) a prefeitura possui uma linha de distribuição alimentar que poderia suprir um décimo da população da cidade durante a crise da Covid-19.

avia, também, verba para esta ação, porque o dinheiro da merenda já estava empenhado. Bastava, portanto, vontade política.

No entanto, presenciamos uma sucessão cruel de desrespeito a vida humana. As crianças ficaram sem alimento. A comida que estava nas escolas foi doada para instituições (em grande parte de caráter religioso). A prefeitura usou apenas ⅓ da verba empenhada para a merenda. (more…)

Vidas negras quilombolas importam

A nossa Quarentena Ecossocialista e Libertária da próxima semana vai contar com a participação de Antônia Cariongo, liderança quilombola do Maranhão. O programa vai ao ar na próxima quarta-feira (22), às 21h, e será postado no nosso Facebook e YouTube. (more…)

Justiça autoriza associação a cultivar maconha

No início desta semana a Justiça Federal do Rio de Janeiro permitiu que a Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal) possa cultivar maconha para fins medicinais.

Trata-se da segunda autorização para cultivo coletivo de maconha por associação de pacientes no Brasil, desta vez no Rio de Janeiro. A Apepi junta-se à associação Abrace Esperança, de João Pessoa (PB), também autorizada legalmente a cultivar, produzir e fornecer os medicamentos derivados da maconha a seus associados. (more…)

Justiça barra tramitação de PL que muda regras urbanísticas

Com o pretexto de aumentar a arrecadação, o prefeito Crivella aposta no “liberou geral” das regras urbanísticas da cidade. Na terça-feira (14) a Câmara Municipal aprovou, em 1ª discussão, o projeto de lei complementar 174/2020.

A proposta ainda precisa passar por outra votação, mas na última quinta-feira (15) a justiça atendeu a demanda de uma Ação Civil Pública e suspendeu a tramitação do projeto de lei no parlamento carioca. (more…)

Panorama

Está no ar a segunda edição do Panorama. Nosso objetivo é compartilhar com nossos apoiadores um pouco do estamos discutindo semanalmente na reunião do Mandato Ecossocialista e Libertário Renato Cinco (PSOL). Ouça aqui: bit.ly/panorama02

A análise dos fatos da semana fica por conta do camarada Daniel Monteiro. O objetivo é apresentar os fatos da semana da conjuntura internacional, nacional e local. (more…)

Fora Bolsonaro

Os dias 10, 11 e 12 de julho serão marcados como dias de mobilização e luta pelo #ForaBolsonaro e Mourão. As principais frentes de mobilização e Centrais Sindicais do país estão juntas nessa mobilização. Estão previstas ações e manifestações em todo o país.

Na cidade do Rio de Janeiro, a maior manifestação acontecerá no domingo (12) em Copacabana (posto 2 às 14h). Retirar o governo Bolsonaro é um ato de essencialidade. Desde o início deste governo, temos testemunhado medidas de barbárie. Na crise da pandemia, porém, essa crise se transformou em uma ação genocida. O Brasil já levou a morte quase 70 mil pessoas desnecessariamente. (more…)

Aquecimento global e negacionismo climático em debate

Seguimos na defesa do isolamento social e produzindo conteúdos para que todos possam acompanhar de casa. Nesta semana, a nossa Quarentena Ecossocialista e Libertária lançou dois novos programas.

Renato Cinco recebeu os pesquisadores Deborah Danowski e Eduardo Sá Barreto para debater sobre mudanças climáticas. O momento é crítico: pela primeira vez na história há um BOE (Blue Ocean Event) previsto no prazo de poucos meses. Para cientistas do mundo inteiro essa idéia causa pânico e desespero. Isso significa que o gelo do Ártico deverá ter menos de 1 mi de Km² ainda em 2020. (more…)

Plenária Final da Pré-campanha para prefeitura

Nesta sexta (10), às 19h, será feita a última plenária da pré-campanha de Renato Cinco para a prefeitura Rio. Quando iniciamos esse caminho, não tínhamos ideia do quão necessário e urgente seria a construção de uma programa político que valorizasse os princípios de igualdade, fraternidade, liberdade e democracia. Se inscreva para a plenária aqui bit.ly/precandidatura

A tragédia da Covid abateu-se sobre a cidade do Rio de Janeiro evidenciando ainda mais a crueldade do nosso desgoverno, tanto municipal quanto federal ou estadual. Desvalorizamos a vida da classe trabalhadora e levamos a morte de pessoas que poderiam estar vivas hoje. A pandemia é fruto das mudanças climáticas, mas ela não precisava ter feito o estrago que fez. (more…)

Comitê Popular de crise lança boletim semanal

A situação do Rio de Janeiro durante a pandemia da Covid-19 tem causado desespero nas entidades da sociedade civil. Diante desta situação movimentos sociais da cidade do Rio de Janeiro se organizaram com as entidades de pesquisa e produção científica e criaram o Comitê Popular de Crise (CPC).

Nesta segunda feira (6 de julho) o CPC lançou seu primeiro boletim. A ideia é manter a população informada para que possa tomar as medidas corretas de prevenção a vida, já que os governos municipais, federais e estaduais estão apostando na morte em massa para gerar imunidade de rebanho na população. Leia o manifesto, saiba mais sobre a organização do Comitê e faça parte: https://bit.ly/CPCrio (more…)

Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

Na última semana, foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. A LDO dá as diretrizes para a elaboração do Orçamento Anual (LOA), que será enviado em setembro pelo Poder Executivo e votado até o final do ano.

Acompanham o projeto de LDO o anexo de metas e prioridades, que prevê metas não monetárias (as chamadas metas físicas) das ações da prefeitura. Isto define, por exemplo, o quantitativo de merendas servidas na rede municipal de educação ou dos novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) a serem implantados. (more…)

Pandemia e crise política: confira nosso novo podcast

Com pandemia, crise política e ambiental fica difícil acompanhar tudo que está acontecendo. Neste contexto, nosso mandato estreia o Panorama, um podcast semanal com uma análise da conjuntura internacional, nacional e local. O Programa estará disponível nas principais plataformas de música.

https://soundcloud.com/user-667776363/pandemia-e-crise-politica-panorama-01 (more…)

Prefeitura brinca com a vida de crianças

O prefeito Crivella anunciou, na tarde da última sexta (26), que iria facultar o retorno às aulas de modo voluntário para as escolas da rede privada a partir de 15 de julho e que a rede pública retornaria às salas no dia 1º de agosto. A declaração do prefeito causou desespero entre pais, alunos e profissionais de educação da Cidade e desmentiu a declaração da secretária municipal Talma Romero Suane na audiência pública do dia 22 de junho. (more…)

Será o fim do mundo?

Pela primeira vez na história há um BOE (Blue Ocean Event) previsto para este ano. Para cientistas do mundo inteiro essa ideia causa pânico e desespero. Isso significa que o gelo do Ártico deverá ter menos de 1 mi de Km² ainda em 2020. O mundo tal qual o conhecemos pode estar bem perto de seu fim.

Mas por que todo esse alarde e medo? É que as geleiras dos dois pólos (norte e sul) são fundamentais para a manutenção e dissipação de calor do planeta. Graças a elas, os oceanos e a atmosfera possuem correntezas (espécies de rios) que transportam calor das regiões mais quentes do hemisfério sul para as áreas mais frias do hemisfério norte. O resultado são as temperaturas equilibradas que temos em nosso planeta. (more…)

Comitê Popular de Crise na cidade do Rio

A pandemia do novo coronavírus e a política genocida dos governos Bolsonaro, Witzel e Crivella seguem seu curso violento. O Brasil chega a 1.496.858 infecções pelo novo coronavírus e 61.884 mortes ocasionadas pela covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde, que registrou 48.105 novos casos e 1.252 óbitos em 24 horas. Na cidade do Rio de Janeiro, mais de 6 mil pessoas foram vítimas fatais da doença.

Enquanto os contágios e mortes crescem de forma vertiginosa, os governos federal, estadual e municipal seguem com o seu plano genocida de flexibilização do distanciamento social. O prefeito do Rio Marcelo Crivella insiste reabrir as escolas da rede municipal sem ter apresentado qualquer protocolo de segurança, uma ameaça a toda a comunidade escolar. (more…)

Campanha Internacional em Defesa do Gari Bruno da Rosa

O nosso camarada Bruno da Rosa foi punido por denunciar as condições insalubres que as trabalhadoras e os trabalhadores da Comlurb enfrentam diariamente para garantir a limpeza da cidade durante a pandemia.

Bruno foi suspenso por 5 dias, porque falou a verdade e exigiu medidas de proteção à vida dos garis, como EPIs adequados, testagem e um protocolo de afastamento para quem apresente sintomas gripais. (more…)

Programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

Em 2019 fizemos um chamado à militância para a construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio. Os debates continuaram no início de 2020, mas foram interrompidos pela pandemia que nos atravessa. São tempos difíceis, de incertezas, mas ninguém duvida que mais do que antes precisamos estar atentos e fortes.

Temos uma política de morte no Brasil e no Rio. A reabertura de nossa cidade no auge da crise sanitária é uma tragédia anunciada e precisamos resistir. Por isso, convidamos quem acredita e quer construir uma alternativa radical, que defenda a vida acima do lucro, a somar com a gente! (more…)

Em defesa do Circuito Carioca de Feira de Orgânicos

A Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro divulgou, no dia 16 de junho, uma nota de repúdio endereçada à Prefeitura do Rio, que revogou – através de resolução – o regimento interno do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e extinguiu o Conselho Gestor e a Governança, assim como as reuniões realizadas por esses organismos de participação popular.

A decisão fere os princípios de representação da sociedade civil estabelecidos pelo decreto que deu origem ao Circuito. (more…)

1/3 do planejamento para docentes aprovado na Comissão de Finanças

Na terça-feira (23), conseguimos uma importante vitória, a aprovação na Comissão de Finanças da Câmara Municipal da Emenda nº 70 ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021, que obriga o Poder Executivo elaborar estimativa orçamentária para a implementação do 1/3 de planejamento na carga horária dos professores da Rede Municipal de Ensino.

A emenda de nossa autoria já havia sido apresentada em outras oportunidades e faz parte da luta histórica do magistério. Está prevista em Lei Federal (11.738/2008), mas não é implementada na prática, porque para que possa valer é necessário que haja compromisso da administração municipal com o quadro efetivo de docentes. (more…)

Temperatura chega a 38º C no Círculo Polar Ártico e pode causar fome

O aquecimento global é uma realidade. As previsões dos últimos 30 anos têm se concretizado. A cada ano, institutos de meteorologia por todo o globo marcam as maiores temperaturas já registradas. A curva ascendente de aquecimento poderá trazer consequências ainda mais fatais do que a pandemia da Covid 19, que inclusive faz parte das mudanças climáticas.

Os termômetros da cidade siberiana de Verkhoyansk – localizada acima do paralelo 66º33′ e portanto já no círculo polar Ártico – exibiram 38oCelsius no último domingo, 21 de junho (o primeiro dia de verão no hemisfério norte). No solo, a temperatura chegou a 45o. Foram as maiores já vistas além do paralelo 66o33’. Vale dizer que Verkhoyansk é conhecida por ser uma cidade que teve a menor temperatura urbana do planeta, ela chegou a marcar 68o negativos. (more…)

SME volta atrás e adia retorno às aulas

A decisão da prefeitura em retornar as atividades escolares já no mês de julho causou indignação em toda sociedade civil. Isso foi percebido tanto nas plenárias e reuniões de sindicatos como SEPE (Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro) e Sinpro (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro), como nas publicações de instituições de pesquisa importantes como a Fiocruz, UFRJ e UNIRIO. (more…)

Comitê Popular de Crise na cidade do Rio

A pandemia do novo coronavírus segue violenta no Brasil. Passamos de 1 milhão de casos e mais de 55 mil mortes. Chegamos ao segundo lugar no ranking dos países mais afetados pela Covid-19, ficando atrás apenas dos EUA. Na cidade do Rio de Janeiro, são mais 862 casos registrados apenas nas últimas 24 horas e 6 mil pessoas foram vítimas fatais da doença. (more…)

No ar: Faça sua Máscara

O site colaborativo Faça Sua Máscara está no ar. A iniciativa foi uma das maneiras que a gente encontrou de entrar na batalha contra a Covid-19. Para enfrentar o novo coronavírus e a escassez de máscaras cirúrgicas, costureiras do país inteiro colocaram as mãos na máquina de costura.

Inspirados no exemplo dessas mulheres, lançamos em maio, o site que reúne dicas de produção caseira de máscaras, notícias, divulga o trabalho de quem faz, além de dicas de cuidados que devemos adotar em tempos de crise sanitária. (more…)

O Psol, a pandemia e as eleições

Desde o começo do distanciamento social – causado pela pandemia da Covid-19 – o mandato Renato Cinco tem feito um programa semanal ao vivo às segundas-feiras. O Recado Anticapitalista é dedicado ao debate antissistêmico, um papo necessário em tempos de governos autoritários e genocidas. (more…)

Plenária virtual do mandato de Renato Cinco com Sergio Portella

Na próxima terça-feira (23), às 19h, nosso mandato vai promover mais uma plenária virtual. Este é um espaço para debates e avaliações do trabalho realizado pelo mandato ecossocialista e libertário do vereador Renato Cinco durante a pandemia. Para esta atividade convidamos o cientista social, mestre em Políticas Públicas (FGV-RJ) e doutor em Território, Risco e Políticas Públicas (CES-UC-PT) Sergio Portella.

Vivemos um momento crítico com a pandemia da Covid-19, que pode se agravar ainda mais com a prematura reabertura da cidade do Rio e o relaxamento do distanciamento social em boa parte do território brasileiro. Neste contexto, é fundamental fortalecer redes de mobilização que questionem o caminho tomado por governantes que colocam o povo no caminho do genocídio. (more…)

A pandemia do novo coronavírus e as endemias do política no Brasil e no Rio

O fluxo de notícias ruins em nosso país tem sido tão assustador quanto o avanço da Covid-19. O Brasil é presidido por um genocida que nos torna chacota mundial rotineiramente. Reflexo de uma política autoritária, nefasta, arcaica e extremamente danosa para o povo.

Em meio à turbulência de acontecimentos da política, como a prisão de Fabrício Queiroz – ex-assessor de Flávio Bolsonaro e principal elo de esquemas criminosos que envolvem a família do presidente e a saída de Abraham Weintraub – que escreve impressionante com C e paralisação com Z, além de ser racista e misógino – do Ministério da Educação, chegamos à triste marca de um milhão de pessoas contaminadas e 50 mil mortes em solo brasileiro. E, assim, passamos a ocupar o 2º lugar no ranking mundial da Covid-19, tanto por morte quanto por contágio, segundo dados divulgados pela Our World in Data, projeto de pesquisadores das Universidade de Oxford. (more…)

CRIVELLA MENTE: verdades sobre o “Minha Casa, Meu Professor” e o desrespeito à comunidade escolar em tempos de pandemia

No final de 2019, o prefeito Marcelo Crivella anunciou o lançamento dos programas “Minha casa, meu professor” e “Minha casa, meu educador”, mas assim que a matéria entrou em discussão na Câmara Municipal, o que parecia ser uma boa medida – a construção de casa própria para profissionais da educação do Rio -, revelou-se um verdadeiro engodo. O projeto não trata de habitação para a categoria, mas da mudança de gabarito da área localizada em Jacarepaguá. Resumindo: é uma mentira em forma de projeto de lei.

Mas, por que estamos retomando o assunto? É que de forma oportunista e desumana, o prefeito pressiona a Câmara a votar ainda hoje o PL 1418/2019, desrespeitando o acordo feito entre os vereadores da Casa de apenas votar projetos relacionados à pandemia de COVID-19. (more…)

Luta Antimanicomial: por que é errado chamar Bolsonaro de louco?

No 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Além da comprovada ineficácia dos manicômios como modelo de cuidado em saúde mental, essa luta tem como um de seus pilares a constatação de que esses são lugares de violação dos direitos mais básicos das pessoas que sofrem algum transtorno mental. Com o amadurecimento dos debates chegou-se à conclusão de que manicômios não são apenas as estruturas físicas, mas também as relações manicomiais que se fazem presentes na nossa sociedade de diversas formas. Desde a falta de oportunidades de trabalho para as pessoas estigmatizadas como loucas, até a negação do cuidado, quando seu patrão diz que “ansiedade é besteira” para não te dar a licença médica, por exemplo. A lógica manicomial afeta a nós todos, embora de maneiras diferentes. (more…)

O Genocida

O genocida é cínico.

Ele não diz “que se danem os pobres, os trabalhadores que morrerem eu substituo depois. O que importa é garantir meus lucros”.

Prefere dizer que “a economia não pode parar senão as pessoas vão morrer de fome!” (more…)

Para enfrentar a pandemia precisamos parar!

Para nós todas as vidas importam. Por isso, protocolamos na Câmara – que funciona durante a pandemia em regime especial, com sessões virtuais -, o Projeto de Lei Complementar número 167/2020, que dispõe sobre a suspensão do funcionamento de atividades e serviços não essenciais durante o período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa do nosso mandato, abraçada pela bancada do PSOL, ainda não entrou na pauta para votação. O critério para estabelecer o que entra em pauta, aliás, não é muito nítido. Esperamos que o projeto possa ser votado o quanto antes para o bem do povo carioca. Conheça a íntegra da proposta: (more…)

As favelas e o novo coronavírus

O podcast Na Rede com o Cinco #03 fala sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus nas favelas. A precária rede de saneamento básico das comunidades, onde falta até água potável nas torneiras, e a superlotação das residências pode ter um efeito trágico na vida dos mais pobres.

Entrevistamos a jornalista e comunicadora popular Gizele Martins. Gizele é moradora da Maré e falou sobre os desafios que o povo da favela enfrenta. (more…)

“Minha Casa, Meu Professor” é MENTIRA!

Nesta quarta-feira (11), a maioria dos vereadores na Câmara do Rio aprovou (30 votos a dez), em primeira discussão, o Projeto de Lei “Minha Casa, Meu Professor”. O projeto 1.418/2019, proposto pela prefeitura, trata somente da mudança de gabarito, no terreno na Pedra da Panela, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Entretanto a prefeitura insiste em iludir professores e vende a proposta como se fosse um projeto de construção de casas populares para profissionais de educação.

Não é. Durante a semana, o vereador Renato Cinco foi à tribuna da Câmara algumas vezes desmentir o engodo. (more…)

SOS Camboatá

O sinal vermelho foi aceso na defesa da Floresta do Camboatá. Está marcada para o dia 18 de março, a Audiência Pública para a instalação do Novo Autódromo. Última obrigação legal da prefeitura para a autorizar a Licença Prévia e liberar a construção na área e a destruição de 200 mil árvores (local e horário da Audiência no final do texto).

No final do ano passado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou o EIA-RIMA do Camboatá. O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental foram feitos pela empresa Terra Nova Gestão de Projetos Sociais e Ambientais. E, no início deste ano, a Comissão de Controle Ambiental, vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, aprovou por unanimidade o documento, mesmo com todas as evidências e recomendações contrárias, feitas por especialistas ambientais. (more…)

Câmara rejeita mudança no modelo de concessão das linhas de ônibus

A Câmara do Rio rejeitou, na última quinta-feira (12), o Projeto de Lei Complementar 26/2017, que propunha a “regulamentação do processo de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus”. Além de Renato Cinco, os autores da proposta eram os vereadores Tarcísio Motta, David Miranda, Leonel Brizola, Paulo Pinheiro e a saudosa Marielle Franco.

O vereador Renato Cinco foi ao microfone lamentar a rejeição à proposta. (more…)

Delator aponta corrupção no governo Crivella

A última terça-feira (10) começou com a polícia e o Ministério Público investigando um esquema criminoso que funciona dentro da prefeitura do Rio. A administração Crivella teria montado um balcão de negócios, com liberação de verbas mediante pagamento de propina.

A investigação tem como ponto de partida a delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, preso pela operação Câmbio, Desligo no ano passado. O delator aponta o empresário Rafael Alves, irmão do presidente da Riotur, Marcelo Alves, como o operador do suposto esquema. O prefeito Marcelo Crivella também é alvo da investigação. (more…)

18 de março: dia de luta da educação

A próxima terça-feira, 18 de março, será de luta em defesa da educação. No Rio, as redes estadual e municipal de educação realizam assembleia e um dia de greve. Às 16 horas, terá início, na Candelária, a concentração para um ato unificado.

A Greve Geral da Educação Pública vai ocorrer em todo país em defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente e do piso salarial nacional. A categoria luta por salários dignos, melhores condições de trabalho e contra a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro, que busca destruir o serviço público. (more…)

14M: Marielle e Anderson presentes hoje e sempre!

Desde 2018, o dia 14 de março se transformou em um dia de luta. Na data, nossos companheiros Marielle Franco e Anderson Gomes foram brutalmente assassinados, quando voltavam de um evento na Lapa. Marielle foi atingida por quatro tiros na cabeça e Anderson, por três tiros nas costas. Até hoje a polícia não descobriu quem mandou matar Marielle e nem a motivação do crime.

Dois ex-PMs foram presos acusados de participação na execução, um deles era vizinho do atual presidente Jair Bolsonaro. (more…)

Minha Casa, Meu Professor

Os jornais Extra e O Globo publicaram matéria sobre a aprovação do projeto “Minha Casa, Meu professor”, uma articulação para lá de espúria de Marcelo Crivella para angariar fundos eleitorais e votos. Os dois jornais deram destaque à fala do vereador Renato Cinco, que há meses denuncia o esquema.

https://extra.globo.com/noticias/rio/dono-de-construtora-diz-que-tem-conversa-fiada-de-vereadores-sobre-projeto-de-crivella-votado-na-camara-24299201.html

https://oglobo.globo.com/rio/dono-de-construtora-diz-que-tem-conversa-fiada-de-vereadores-sobre-projeto-de-crivella-votado-na-camara-24299184

Antropoceno ou Capitaloceno

O artigo do vereador Renato Cinco, publicado no jornal O Dia, trouxe a reflexão sobre quem de fato contribui para o aquecimento global, o homem ou o capitalismo?

http://www.odia.ig.com.br/opiniao/2020/02/5875029-renato-cinco–antropoceno-ou-capitaloceno.html#foto=1

SOS Camboatá

O RJTV 2ª edição, da Rede Globo, exibiu reportagem sobre os transtornos vividos após as fortes chuvas pelos que vivem no entorno da Floresta do Camboatá. O vídeo mostrou que sem a floresta as enchentes e alagamentos podem ser ainda mais graves.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/06/ambientalistas-criticam-projeto-de-construcao-do-autodromo-em-deodoro.ghtml?fbclid=IwAR2yS0e3ht27tC3UNJhZvfxXpuDoPobCUA9BEcTJ7zaIRS-ve9a78nwNx_A

Pré-candidatura

O vereador Renato Cinco garantiu à coluna da jornalista Berenice Seara que não vai retirar a pré-candidatura à prefeitura do Rio em “em prol de uma união em torno do deputado federal Marcelo Freixo”.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/renato-cinco-diz-que-nao-abre-mao-da-pre-candidatura-em-favor-de-freixo-24300389.html

ImpreCionante

Os jornais online Extra e O Globo publicaram o protesto da bancada do PSOL contra a concessão de medalha Pedro Ernesto, a maior honraria da casa, ao Ministro da Educação Abraham Weintraub. A manifestação pacífica e bem humorada, relembrou um dos erros grosseiros de português cometidos pelo ministro.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/abraham-imprecionante-weintraub-vai-receber-medalha-pedro-ernesto-24288298.html

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/weintraub-pode-receber-maior-honraria-do-rio-de-janeiro.html

Disputa pelas Comissões 2

No dia seguinte, o jornal trouxe mais uma reportagem sobre as comissões permanentes da Câmara. O título fala em “cessão”, mas a realidade é que a bancada não teve alternativa.

https://oglobo.globo.com/rio/psol-cede-crivella-tera-maioria-na-comissao-de-meio-ambiente-da-camara-de-vereadores-24286157

Disputa pelas Comissões

O jornal O Globo publicou reportagem sobre a tentativa do governo Crivella de calar a Comissão de Meio Ambiente e tirar os vereadores da oposição. A manobra isolaria Renato Cinco, presidente da pasta e deixaria o governo livre para aumentar gabaritos na cidade.

https://oglobo.globo.com/rio/vereadores-ligados-crivella-querem-controle-de-pautas-urbanisticas-24284630

SOS Floresta do Camboatá

O sinal vermelho foi aceso na defesa da Floresta do Camboatá. Está marcada para o dia 18 de março, a Audiência Pública para a instalação do Novo Autódromo. Última obrigação legal da prefeitura para a autorizar a Licença Prévia e liberar a construção na área e a destruição de 200 mil árvores. (more…)

Plenária Final: programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

Ainda em 2019, o mandato do vereador Renato Cinco e as tendências do PSOL Comuna, CST e Esquerda Marxista fizeram um chamado à militância para a construção de um programa político para o Rio. Depois alguns encontros e debates importantes, chegou a hora de a gente se reunir mais uma vez para falar sobre tudo o que acumulamos.

Vamos apresentar um Programa Socialista, Ecológico e Libertário para a Cidade do Rio na próxima quarta-feira (11), às 18 horas, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107).

Para saber mais, leia o Manifesto: https://manifestocinco.com/

Vem com a gente!

As chuvas são inevitáveis, as mortes não

No aniversário da cidade do Rio de Janeiro, os moradores não tiveram o que comemorar. No dia 1º de março, quando o município completou 455 anos, lamentamos a morte de mais pessoas mais uma vez em decorrência das fortes chuvas e do descaso das autoridades públicas. (more…)

Chuva, crise da água e os desafios do colapso ambiental

O ano de 2020 começou com alertas para o agravamento do colapso ambiental. Ainda em janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo sofreram com chuvas devastadoras. No início de março, novas tragédias ocorreram, agora castigando a Região Metropolitana do Rio e a Baixada Santista.

Ao comentar sobre o aumento na intensidade dos eventos climáticos no plenário da Câmara, Renato Cinco citou ainda os incêndios na Austrália, que só perderam força com a chegada de tempestades, e a mudança de parte da cidade de Jacarta, na Indonésia, por conta do aumento do nível do oceano. (more…)

Crivella erra o próprio nome

Em resposta ao Requerimento de Informação sobre a construção do Novo Autódromo do Rio e a destruição da Floresta do Camboatá, o prefeito Marcelo Crivella além de não responder o questionário, errou o próprio nome. Ele assina no documento “Marcelo Civela”. A falha não passou despercebida pelo jornalista Demétrio Vecchioli do site de notícias UOL.

https://olharolimpico.blogosfera.uol.com.br/2019/12/19/crivella-erra-o-proprio-nome-e-assina-civela-em-resposta-a-requerimento/?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=blog-olhar-olimpico

Secretário não fez o dever de casa

O vereador ficou irritado com o desrespeito do secretário de Fazenda, que foi à Câmara prestar esclarecimentos sobre a crise orçamentária que o município enfrenta sem qualquer preparo. “Ele parecia estar num botequim, puxou um papel e começou a rabiscar. Isso é um desrespeito”. Diferentes veículos de mídia repercutiram o protesto do vereador.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/vereador-abandona-reuniao-com-secretario-de-fazenda-nao-fez-dever-24148268.html

https://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-anuncia-pagamento-camara-tcm-mas-parcela-do-13-segue-sem-data-definida-1-24148190

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/12/19/de-recesso-vereadores-se-reunem-na-camara-do-rio-para-discutir-crise-financeira.ghtml

Oposição

A coluna da jornalista Berenice Seara publicou nota sobre o trabalho da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, da qual o vereador Renato Cinco é presidente. A nota classifica a Comissão como uma “pedra no sapato” do prefeito Marcelo Crivella.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/fim-de-ano-melancolico-oposicao-impoe-derrotas-crivella-na-camara-24140877.html

Por um Feliz Natal para todas as famílias

 

Nosso sonho é que todas as famílias do Brasil tenham um Feliz Natal. E somos os verdadeiros defensores desse sonho.

É comum ouvir conservadores, fundamentalistas e a direita dizer que “defendem a família”. Mas é tudo um grande fingimento. Por trás dessa falsa defesa da família, existe uma perseguição implacável à família brasileira. (more…)

Até breve

O ano de 2019 foi duro e combativo. Nosso mandato entrou em várias lutas e saímos vitoriosos em algumas delas e é importante registrá-las.

Conseguimos aprovar algumas leis como: a 201/2019, que “regulamenta o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para o Rio” e a 199/2019 que “institui e regulamenta o Plano Cicloviário para a cidade”. (more…)

Renato Cinco vai participar da CPI do Zoológico

O trabalho do legislativo carioca em 2020 vai começar com uma CPI para investigar as suspeitas de irregularidades no contrato da concessionária que administra o Jardim Zoológico.

O pedido desta CPI foi feito pelo vereador Dr. Marcos Paulo, colega de bancada do PSOL. Renato Cinco vai integrar a Comissão, que ainda não teve presidente e relator escolhidos. (more…)

Crivella é Culpado, Eduardo Paes Também

Duas pessoas são as principais responsáveis pela crise que o Rio enfrenta atualmente: Marcelo Crivella e Eduardo Paes.

A “tempestade perfeita” que atinge as contas municipais começou a se formar há uma década quando o mundo começou a viver as consequências da crise de 2008 e quando Eduardo Paes começou a imprimir as marcas de sua gestão. (more…)

Excludente de ilicitude

O jornal O Dia ouviu a opinião do vereador Renato Cinco sobre a votação do Pacote anticrime do Moro que ampliou a porta de entrada do sistema carcerário e estreitou a de saída. Alguns parlamentares do PSOL, lamentavelmente foram favoráveis à proposta.

pré-candidaturas

O informe O Dia publicou foto de dois dos pré-candidatos à prefeitura do Rio, pelo PSOL. Renato Cinco e Vilmar Torres já se colocaram à disposição da base do partido na disputa pela gestão municipal tal como Marcelo Freixo. Um registro da democracia.

https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2019/12/5836849-de-olho-em-2020–pdt-e-psb-escrevem-programa-de-campanha-para-o-rio.html

Casas prometidas aos professores 2

O jornal O Globo e a colunista Maria Luisa de Melo, do jornal O Dia também trataram do engodo aos professores no Informe O Dia. Veja nos links abaixo:

https://oglobo.globo.com/rio/crivella-promete-construir-condominio-para-professores-mas-esbarra-em-serie-de-obstaculos-24121350

https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2019/12/5837143-um-ano-antes-da-eleicao–crivella-tenta-abocanhar-r–100-milhoes-para-recapeamento.html

Casas prometidas aos professores

A colunista Camila Pontes, do jornal Extra, publicou reportagens sobre a promessa da prefeitura de vender casas populares aos professores. A proposta não dá garantias de que as unidades serão destinadas aos profissionais de educação e só favorece o dono do terreno; uma área alagada e de difícil edificação. Veja nas reportagens abaixo:

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/crivella-lanca-programa-para-servidores-da-educacao-comprarem-casa-propria-24121546.html

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/para-comissao-projeto-nao-garante-construcao-de-moradias-para-educacao-rv1-1-24127958.html

Maconha Medicinal

A Revista Fórum entrevistou o vereador Renato Cinco sobre a decisão da Anvisa que liberou o uso da maconha medicinal e estabeleceu regras para a produção e venda.

https://revistaforum.com.br/podcast/forum-21/forum-21-63-primeiro-passo-para-a-descriminalizacao-da-maconha/

Entrega da Medalha Pedro Ernesto (post mortem) para Patric Brandão

Nesta quinta-feira (12), vamos homenagear nosso camarada Patric da Silva Brandão, que nos deixou no dia 14 de dezembro de 2018. Patric fez parte de nossa assessoria desde o dia 4 de outubro de 2013 (ainda no nosso primeiro mandato) e no exercício de sua função certamente fez o melhor possível, cumprindo com alegria e empenho suas atribuições, sendo exemplo de dedicação ao serviço público. (more…)

Direitos humanos não se negocia

No dia 10 dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais do que nunca, é preciso lembrar que esta não é uma bandeira política exclusiva da esquerda. Trata-se de uma conquista universal, que deve ser resguardada por todos.

Infelizmente, a ascensão ao poder de governantes que tentam desqualificar os direitos humanos já reflete em mais sangue derramado. As mortes praticadas pela polícia do Rio de Janeiro cresceram 127% em quatro anos. (more…)

Floresta do Camboatá x Novo Autódromo

Você sabia que o Rio de Janeiro está prestes a perder uma floresta para dar lugar a uma pista automobilística?

O nosso mandato tem como uma das prioridades a defesa da Floresta do Camboatá. Uma área de 169 hectares, encravada entre os bairros de Deodoro e Guadalupe, que abriga cerca de 200 mil árvores e é o último remanescente de Mata Atlântica em área de baixada da cidade. Estamos na luta, mas as negociatas para derrubar a floresta e entregar o espaço à Fórmula 1 estão a pleno vapor. (more…)

Seminário Internacional começa hoje!

A abertura do Seminário “O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro” acontece logo mais às 18 horas, com a palestra da liderança indígena Almir Suruí.

As inscrições online ainda estão abertas e também é possível se inscrever no local do evento. Não fique de fora desse importante debate, faça sua inscrição e participe: http://bit.ly/inscricaonoseminario (more…)

Entrega da Medalha Pedro Ernesto (post mortem) para Patric Brandão

No dia 14 de dezembro de 2018, o Mandato Ecossocialista e Libertário de Renato Cinco (PSOL) perdeu um de seus assessores. Patric da Silva Brandão, jovem, trabalhador, 29 anos, não resistiu ao acidente automobilístico que sofreu em 25 de novembro.

Patric fez parte de nossa assessoria desde o dia 4 de outubro de 2013 (ainda no nosso primeiro mandato) e no exercício de sua função certamente fez o melhor possível, cumprindo com alegria e empenho suas atribuições, sendo exemplo de dedicação ao serviço público. (more…)

Estado Assassino!

A morte de nove jovens, assassinados pela ação da polícia militar, na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, chocou o mundo.

Da tribuna da Câmara, o vereador Renato Cinco (PSOL) manifestou o seu repúdio à truculência do Estado, o qual classificou de assassino. (more…)

Anvisa autoriza venda de medicamentos com maconha

No início desta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de medicamentos feitos com maconha. Entretanto, a Agência arquivou a proposta que regulamentava o cultivo da cannabis feito por empresas.

A resolução que tratava do cultivo estabelecia regras rígidas para o plantio de maconha em solo brasileiro. Além de ser limitado a empresas, a maconha só poderia ser vendida para a indústria farmacêutica. (more…)

Feira Cícero Guedes

O MST realiza feira estadual da reforma agrária no Largo da Carioca na próxima segunda-feira. Duas leis, uma que reconhece a Feira como de interesse cultural e social para o município do Rio de Janeiro e outra que insere a Feira no calendário oficial da cidade (5999/15 e 6218/17 respectivamente), ambas de autoria de Renato Cinco, foram destacadas na matéria do Brasil de Fato.

https://www.brasildefato.com.br/2019/12/04/no-rio-de-janeiro-mst-realiza-feira-estadual-da-reforma-agraria-no-largo-da-carioca/?utm_campaign=bdf&utm_medium=referral&utm_campaign=whatsapp_share

Seminário Internacional O Colapso Ambiental

A coluna da jornalista Berenice Seara publicou nota sobre o Seminário Internacional O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro.

Votação do orçamento para 2020 na Câmara

Os vereadores cariocas devem aprovar nos próximos dias as contas da prefeitura, só depois disso é que o ano legislativo pode ser encerrado.

Diante da proximidade de o malfeito de Marcelo Crivella ser referendado pela maioria da Câmara carioca, o vereador Renato Cinco foi à tribuna denunciar a peça de ficção que são as contas da prefeitura e justificar porque mais uma vez votará contra à Lei Orçamentária Anual, a LOA. Cinco lembrou que até agora não há e nem nunca houve a participação popular para discutir o orçamento do Rio. (more…)

Construção do programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

A construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio continua na próxima segunda-feira (2), o tema do debate que acontecerá no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107), às 18 horas, será a luta libertária e o socialismo. (more…)

Seminário Internacional “O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro”

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), vai promover o Seminário Internacional “O Colapso Ambiental e a Cidade de Rio de Janeiro”. O encontro será no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.

A proposta do Seminário é debater a incompatibilidade entre o sistema capitalista e a preservação ambiental.
Serão cinco mesas compostas por militantes nacionais e internacionais na defesa do meio ambiente e críticos do atual modo de vida baseado excessivamente no consumo. A abertura será feita pela liderança indígena Almir Suruí, da aldeia Lapetanha, na terra indígena Sete de Setembro, em Cacoal, Rondônia. (more…)

Pré-candidatura

O jornal O Dia e o site Uol divulgaram reportagem sobre a pré-candidatura do vereador Renato Cinco à prefeitura do Rio.

O Dia https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2019/11/5830877-renato-cinco—pt-fez-governo-liberal–dando-esmolas.html

Uol https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/11/27/eleicao-2020-alianca-com-pt-gera-disputa-inedita-no-psol-rj.htm

A reportagem do site UOL ganhou versão em inglês. https://www.time24.news/2019/11/election-2020-alliance-with-pt-in-rio-generates-unprecedented-dispute-in-psol-27-11-2019.html

Uso Terapêutico da Maconha

O Diário Carioca publicou a audiência pública promovida pelo vereador Renato Cinco para debater, estudar e acompanhar os usos de canabinoides como instrumento terapêutico.

https://www.google.com/url?rct=j&sa=t&url=https://www.odiariocarioca.com/noticia-2019-11-26-vereadores-do-rio-discutem-uso-medicinal-da-maconha-9676504.carioca.html&ct=ga&cd=CAEYACoSMzc4MjY1MTIzMTU2MzIyOTAxMh01Nzk5ZTJmODMxYzJhNzc2OmNvbS5icjpwdDpCUg&usg=AFQjCNGbEW_Y7Ur508G6Z9x9elhQ1VB0Lg

Assédio Moral

O Diário Carioca publicou reportagem sobre a Audiência Pública promovida pela Comissão Especial Contra o Assédio Moral, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), para discutir Assédio Moral na administração Pública.

Vereadores do Rio debatem Assédio moral na administração pública

Pedágio da Linha Amarela

O jornalista Guilherme Amado, da Revista Época, publicou reportagem sobre projeto que prevê que Crivella arque com os R$ 3 milhões de prejuízos causados pela destruição da praça de pedágio da Linha Amarela, além do total que deixou de se arrecadar. Um dos autores da proposta é o vereador Renato Cinco.

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/vereadores-querem-que-crivella-pague-do-proprio-bolso-por-destruicao-de-praca-de-pedagio-24104441

Dia da Maconha Medicinal

Na última quarta, 27 de novembro, foi celebrado o Dia da Maconha Medicinal. No Rio, ativistas realizaram um ato no Largo da Carioca para dialogar com a população sobre as aplicações terapêuticas da cannabis.

Em discurso no plenário da Câmara, o vereador Renato Cinco destacou que a maconha pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como câncer, epilepsia e glaucoma. (more…)

Entrega da Medalha Pedro Ernesto (post mortem) para Patric Brandão

No dia 14 de dezembro de 2018, o Mandato Ecossocialista e Libertário de Renato Cinco (PSOL) perdeu um de seus assessores. Patric da Silva Brandão, jovem, trabalhador, 29 anos, não resistiu ao acidente automobilístico que sofreu em 25 de novembro.

Patric fez parte de nossa assessoria desde o dia 4 de outubro de 2013 (ainda no nosso primeiro mandato) e no exercício de sua função certamente fez o melhor possível, cumprindo com alegria e empenho suas atribuições, sendo exemplo de dedicação ao serviço público. (more…)

Programa Socialista, Ecológico e Libertário

A construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio continua. Na próxima segunda-feira (25), o debate será sobre Segurança Pública e Direitos Humanos.

Para falar sobre o assunto, vamos receber a companheira Kathleen Feitosa, integrante do do Movimento Pela Legalização da Maconha (MLM), da Frente Estadual pelo Desencarceramento e da REFORMA – Rede jurídica por uma nova política de drogas. (more…)

Seminário Internacional o Colapso Ambiental

Desde que existe o ser humano, o planeta nunca foi tão quente. Os últimos quatro anos foram de recordes de temperatura global. Na Groelândia, o calor foi tão intenso e fora dos padrões que a região perdeu um bilhão de litros de gelo em um único dia. (more…)

27/11: Dia Nacional da Maconha Medicinal

No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Maconha Medicinal. No Rio de Janeiro, militantes e apoiadores da causa canábica estarão reunidos a partir das 15 horas, no Largo da Carioca.

Com muito atraso, o Brasil avançou no debate sobre as aplicações terapêuticas da maconha. Nossas conquistas ainda são limitadas, já que custo de importação de medicamentos feitos com cannabis é elevado e somente 50 famílias possuem autorização judicial para o cultivo caseiro. (more…)

Lei sobre agricultura urbana é aprovada na Câmara

Foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio o projeto do nosso mandato que dispõe sobre a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. A proposta ainda precisa da sanção do prefeito para virar lei.

Nosso objetivo é criar diretrizes para que o município consiga desenvolver a sua política de agricultura urbana e periurbana, proporcionando benefícios para produtores e consumidores. (more…)

O racismo mata todo os dias

Celebrar o dia da Consciência Negra é lembrar de Dandara e Zumbi dos Palmares. Também é dia de lutar em nome de todos quem foram explorados até a morte durante o período da escravidão e por aqueles que até hoje são perseguidos e mortos por motivações racistas.

De acordo com dados do Atlas da Violência, 75,5% das vítimas de homicídio no país são negras. Na última década, a taxa de assassinato de negros e negras cresceu 33% ao mesmo tempo que a taxa para não negros caiu 3%. (more…)

Autódromo na Floresta não!

A revista “Istoé!” e o site de esporte do Estadão publicaram reportagem sobre a luta do vereador Renato Cinco (PSOL) e de ativistas ambientais para defender a Floresta do Camboatá e impedir a construção do Novo Autódromo na região.

istoe.com.br/projetos-de-lei-e-liberacao-ambiental-atrapalham-sonho-do-rio-de-retomar-f-1/

Audiência Pública sobre Assédio Moral

A Comissão Especial Contra o Assédio Moral, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), promoverá uma Audiência Pública para debater o tema, cada vez mais evidente no serviço público.

O encontro está marcado para o dia 26 de novembro, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal. (more…)

27/11: Dia Nacional da Maconha Medicinal

No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Maconha Medicinal. No Rio de Janeiro, militantes e apoiadores da causa canábica estarão reunidos a partir das 15 horas, no Largo da Carioca.

Com muito atraso, o Brasil avançou no debate sobre as aplicações terapêuticas da maconha. Nossas conquistas ainda são limitadas, já que custo de importação de medicamentos feitos com cannabis é elevado e somente 50 famílias possuem autorização judicial para o cultivo caseiro. (more…)

Programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

Até o dia 9 dezembro, as noites de segunda serão dedicadas à construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio. O encontro acontece no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107), às 18 horas.

A iniciativa também dispõe de um manifesto. Assine e participe da construção: https://manifestocinco.com/ (more…)

Audiência Pública sobre o Assédio Moral

A Comissão Especial Contra o Assédio Moral, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), promoverá uma Audiência Pública para debater o tema, cada vez mais evidente no serviço público.

O encontro está marcado para o dia 26 de novembro, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal. (more…)

Audiência Pública sobre o Cosme Velho e os impactos do turismo

Na segunda (18), a partir das 18h30min, o mandato do vereador Renato Cinco, do PSOL, promoverá a Audiência Pública “O impacto ambiental do turismo no Cosme Velho e suas consequências na qualidade de vida do bairro”.

O vereador é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e foi procurado por moradores da região preocupados com a expansão da Estação do Bondinho do Corcovado. (more…)

Ecocídios brasileiros

O Brasil vive uma sequência de “ecocídios” que mancham a imagem do país lá fora e colocam em risco a nossa sobrevivência.

O episódio mais recente são as manchas de óleo que já atingiu nove estados do Nordeste. Não podemos deixar de citar as queimadas na Floresta Amazônica e o rompimento da barragem de Brumadinho, que matou mais de 200 pessoas. (more…)

Programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

Até o dia 9 dezembro, as noites de segunda serão dedicadas à construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio. O encontro acontece no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107), às 18 horas.

A iniciativa também dispõe de um manifesto. Assine e participe da construção: https://manifestocinco.com/ (more…)

ISS aplicativos

A coluna da jornalista Berenice Seara publicou nota sobre a mais nova CPI aberta na Câmara de vereadores, que vai investigar a falta de tributação aos aplicativos de corrida. O autor do pedido é o vereador Brizolinha e Renato Cinco é citado como um dos apoiadores da iniciativa.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-do-rio-tem-nova-cpi-do-iss-dos-aplicativos-de-transporte-24064660.html

Linha Amarela

A disputa pelo controle da Linha Amarela entre Lamsa e prefeitura precisou ser referendada na Câmara do Rio. O vereador Renato Cinco foi citado em algumas reportagens e em outras expressou o seu posicionamento favorável a encampação da via. Confira nos links abaixo:

Jornal Extra: https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/destruicao-do-pedagio-vereador-quer-proibir-indenizacao-com-caixa-publico-24062363.html
O Globo: https://oglobo.globo.com/rio/linha-amarela-vereadores-votam-projeto-de-encampacao-da-prefeitura-24062476
Noticiário do Rio: https://noticiariodorio.com.br/cidade/justica-determina-que-a-prefeitura-se-abstenha-de-encampar-a-gestao-da-linha-amarela

Apa das Brisas

O mandato do vereador Renato Cinco promoverá nesta sexta (8), a partir das 14 horas, uma Audiência Pública para discutir a situação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Brisas, em Guaratiba.

Foi o anúncio no caderno de classificados de um jornal que chamou a atenção dos moradores. A propaganda colocava à venda um terreno que desde o ano de 1999 é considerado uma APA, ou seja, uma Área de Proteção Ambiental. (more…)

Programa socialista, ecológico e libertário para o Rio

O mandato do vereador Renato Cinco fez um chamado à militância para a construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio. Até o dia 9 dezembro, nos encontraremos todas as segundas no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107), às 18 horas, para construir coletivamente o documento. (more…)

Câmara de Vereadores sediará seminário internacional sobre Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, presidida pelo vereador Renato Cinco, realizará um seminário Internacional para debater a questão ambiental de 5 a 7 de dezembro.

O aquecimento global não é apenas um problema das futuras gerações: ele já nos afeta hoje. Secas, chuvas, incêndios florestais, clima mais quente, desastres ambientais e chamados os “eventos extremos” são mais comuns a cada ano. O ano de 2019 pode ser o mais chuvoso da história do Rio de Janeiro. Duas dessas fortes chuvas já tiveram consequências desastrosas. Mais de uma dezena de pessoas morreram, sem falar no prejuízo econômico.

E a situação irá piorar com as novas medidas anunciadas pelo governo Bolsonaro, como a liberação do uso de quase trezentos novos agrotóxicos, desmatamento e exploração econômica da Amazônia. Os latifundiários brasileiros se adiantaram e tocaram fogo na floresta, colocando o mundo à beira do colapso.

Esse é um momento crucial para a defesa do meio ambiente no Brasil. Se não houver resistência e um amplo debate sobre a tragédia ambiental que vivemos, podem ocorrer danos irreversíveis.

O Seminário será dividido em 9 mesas:

  • A mesa de abertura do evento, com presença da liderança indígena Almir Suruí.
  • Mesa “Mercantilização e Poluição das Águas”, com Oscar Rivas, ambientalista paraguaio premiado com o Goldman Environmental Prize de 200 por sua luta pela proteção do Rio Paraguai e Rio Paraná; Bianca Figueiredo, bióloga e membro da Sea Shepherd, e; Leonardo Bauer, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens.
  • Mesa Poluição e Mudanças Climáticas, com o Sergio Portella, pesquisador da Fiocruz; o professor Marciel Viana; e a professora Camila Freitas, da UFRJ.
  • Mesa Colapso das Cidades, com o professor Carlos Vainer da UFRJ e Lurdinha do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
  • Mesa Resistência dos Territórios, com a equatoriana Tanya Ortega, a liderança indígena Neidinha Uru-eu-wau-wau e Reyna Cruz Lopez do Congresso Nacional Indígena do México.
  • Mesa Saídas para a Crise Ambiental, com Apawki Illapa Castro Vaca, representante do Confederación de Nacionalidades Indígenas del Ecuador, o professor Fidelis Paixão da UFPA e Adriana Ramos, do Instituto socioambiental.

Não percam! Vamos nos unir por nosso planeta.

TV 247

O vereador Renato Cinco (PSOL) concedeu entrevista à Dafne Ashton pelo canal TV 247.

https://www.youtube.com/watch?v=KlRT45xn-P4&feature=youtu.be

Renato Cinco

A coluna da jornalista Berenice Seara, do jornal Extra entrou na brincadeira e postou o meme que questionava quem era o verdadeiro “Renato Cinco”.  A foto circulou nas redes socais e fazia uma brincadeira com o técnico do Grêmio Renato Gaúcho.

Eleições municipais 2

O Informe O Dia também voltou a pautar as pré-candidaturas à prefeitura do Rio e o vereador Renato Cinco foi citado na entrevista.

https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2019/10/5817375–o-freixo-ainda-nao-pos-um-programa-para-o-rio—diz-neto-de-brizola-sobre-eleicao.html

Eleições municipais

O jornal O Globo fez matérias sobre as movimentações partidárias de olho nas próximas eleições municipais. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados.

https://oglobo.globo.com/brasil/psol-tenta-fechar-aliancas-ineditas-para-prefeituras-de-capitais-24045669

Linha Amarela

A TV Globo ouviu o vereador Renato Cinco sobre a cobrança do pedágio na Linha Amarela. Cinco é favorável ao cancelamento da cobrança e disse que quando a concessão foi criada alertou que o interesse era favorecer pequeno grupos econômicos e não a população.

https://globoplay.globo.com/v/8047278/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

Área de Proteção Ambiental das Brisas

O mandato do vereador Renato Cinco promoverá no dia 8 de novembro, a partir das 14 horas, uma Audiência Pública para discutir a situação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Brisas, em Guaratiba.

Foi o anúncio no caderno de classificados de um jornal que chamou a atenção dos moradores de Guaratiba. A propaganda colocava à venda um terreno que desde o ano de 1999 é considerado uma APA. (more…)

Comissão contra o Assédio Moral promove Audiência Pública

A Comissão Especial Contra o Assédio Moral, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), promoverá uma Audiência Pública para debater o tema.

O encontro está marcado para o dia 5 de novembro, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.
A Audiência é um dos desdobramentos da CPI do Assédio Moral, presidida por Renato Cinco no primeiro semestre de 2019. Durante as sessões da Comissão, foram ouvidas profissionais vítimas de assédio Moral e os possíveis assediadores. Para além das resoluções administrativas que asseguraram justiça às profissionais perseguidas, a CPI se transformou na Comissão Especial Contra o Assédio Moral. (more…)

Lançamento do livro “A estratégia democrático-popular: um inventário crítico”

O Espaço Plínio estará aberto no dia 5 de novembro para o lançamento do livro “A estratégia democrático-popular: um inventário crítico”, organizado por Mauro Iasi, Isabel Mansur Figueiredo e Victor Neves. A atividade, que vai contar com a presença de Mauro e Isabel, começa às 18 horas.

O livro abre a Coleção “A Revolução Brasileira em debate”, que chega ao público apresentando obras que abordam as controvérsias teóricas, estratégicas e táticas das lutas de classes no Brasil. (more…)

Comissão da Maconha Terapêutica em Debate

No dia 30 de outubro, às 18 horas, haverá uma reunião de ativistas e associações que lutam pela regulamentação do uso terapêutico da cannabis, a Comissão da Maconha Terapêutica é uma das pautas. A reunião será realizada no auditório da Câmara Municipal, na Cinelândia.

A maconha é uma planta com propriedades terapêuticas em diferentes aspectos: alívio de dores, náuseas, crises epilépticas, falta de apetite, etc. Cada uma dessas doenças depende da ação mais forte de um canabinóide ou da atuação destes em conjunto. (more…)

Coalizão pelo Clima realiza seminário

A Coalizão Pelo Clima Rio realiza seu primeiro seminário de formação neste final de semana, no Espaço Plínio de Arruda Sampaio (Rua da Lapa, 107). Uma ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais da luta socioambiental. (more…)

Programa para o Rio

O vereador Renato Cinco fez um chamado à militância do Partido para a construção de um programa político socialista, ecológico e libertário para o Rio. O anúncio de uma possível pré-candidatura rendeu matérias em diferentes veículos de comunicação.

https://veja.abril.com.br/politica/vereador-do-psol-critica-freixo-e-lanca-pre-candidatura-a-prefeito-do-rio/

https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2019/10/5813635-o-racha-no-psol-para-a-prefeitura-do-rio-em-2020.html

http://www.tupi.fm/politica/vereador-do-psol-critica-aproximacao-de-freixo-com-pt-e-pc-do-b-populacao-nao-vai-esquecer-disso-na-hora-de-votar/

https://revistaforum.com.br/politica/freixo-vai-ter-de-disputar-previas-no-psol-se-quiser-ser-candidato-a-prefeito-avisa-vereador-do-partido/

Um novo ciclo de lutas para Equador e Chile

Desde o final do mês passado, o Equador enfrenta uma crise política e uma rebelião popular, com forte presença indígena.

O disparador foi um decreto, fruto de um acordo com o Fundo Monetário Internacional, que previa o arrocho e a carestia, em especial o aumento do preço dos combustíveis em mais de 120%. (more…)

Ciclo Ecossocialista no Espaço Plínio

Um novo projeto de debates ganha vida no Espaço Plínio: o Ciclo Ecossocialista. No dia 31 de outubro, às 18 horas, vamos conversar sobre racismo ambiental e guerra aos pobres. O Espaço Plínio fica na Rua da Lapa, 107.

Vamos falar sobre temas urgentes, sobretudo numa cidade como o Rio de Janeiro. A guerra aos pobres em curso – com o pretexto de combate às drogas – viola direitos e ceifa vidas cotidianamente nas favelas cariocas. Já o racismo ambiental institucionalizado retira desses territórios o acesso a direitos básicos como água e saneamento. (more…)

CPI Enchentes

O corte orçamentário nos programas de prevenção das enchentes e desastres causados pelos fortes chuvas foi tema no site Diário do Rio.

https://diariodorio.com/programas-de-prevencao-a-chuva-tiveram-reducao-maior-que-arrecadacao/

Pré-candidatura

O anúncio da possível pré-candidatura do vereador Renato Cinco à prefeitura do Rio pelo PSOL e as mais recentes pesquisas eleitorais foram tema em diferentes veículos de comunicação.

https://diariodorio.com/renato-cinco-quer-ser-pre-candidato-a-prefeitura-do-rio-em-2020-pelo-psol/

https://diariodorio.com/nova-pesquisa-para-prefeito-mostra-paes-em-1o-e-martha-rocha-em-2o/

Por um Rio socialista, ecológico e libertário

O Rio de Janeiro precisa de um programa político socialista, ecológico e libertário. Neste contexto, foi apresentada no último dia 14 a pré-candidatura de Renato Cinco para prefeito da cidade.

Na próxima segunda-feira (21/10), às 18 horas, será realizada no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107) a primeira reunião para decidir a metodologia que adotaremos para escrever este programa. (more…)

Em debate: Racismo Ambiental e Guerra aos Pobres

Na primeira edição do Ciclo Ecossocialista de nosso mandato, vamos falar sobre temas urgentes, sobretudo numa cidade como o Rio de Janeiro. A guerra aos pobres em curso – com o pretexto de combate às drogas – viola direitos e ceifa vidas cotidianamente nas favelas cariocas. Já o racismo ambiental institucionalizado retira desses territórios o acesso a direitos básicos como água e saneamento. (more…)

Relatório Final da CPI das Enchentes

O relatório final da CPI das Enchentes foi votado e aprovado na tarde desta quinta-feira (17) por unanimidade entre os vereadores presentes. Tarcísio Motta,presidente e Renato Cinco, relator se revezaram na apresentação do documento que tem mais de 500 páginas.

A Comissão realizou 27 sessões; duas audiências públicas e visitou onze comunidades atingidas pelas chuvas. Foram 203 dias trabalhados, 17 órgãos ouvidos e mais de 40 mil páginas de documentos oficiais recebidas. (more…)

Contrapoder: Equador em chamas!

O editorial desta semana do portal Contrapoder aborda a crise política do Equador e a brava insurreição popular que fez o governo de Lenín Moreno tremer.

“Não é só o Equador que é um barril de pólvora. Sem horizonte civilizatório para enfrentar os problemas sociais e ambientais, a sociedade capitalista entra em convulsão. Os interesses estratégicos e imediatos do capital e do trabalho tornaram-se irredutivelmente irreconciliáveis,” diz um trecho do editorial. (more…)

Dia dos Professores e a resistência em defesa da educação

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia das Professoras e dos Professores. Também é dia de lembrar que estes trabalhadores enfrentam duros ataques, como os cortes de verbas de governos que querem destruir a educação pública.

Neste contexto, o vereador Renato Cinco lembrou de leis que simplesmente não são cumpridas, como a que estabelece que 1/3 da carga horária dos professores deve ser dedicado ao planejamento das atividades docentes. (more…)

Rede Carioca de Agricultura Urbana recebe Medalha Pedro Ernesto

É com alegria que o Mandato Ecossocialista e Libertário Renato Cinco anuncia a homenagem à Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU). Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, a rede que está completando 10 anos de resistência vai receber a Medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Cidade.

A entrega da medalha vai ocorrer durante a Semana de Alimentação Carioca, que acontece entre os dias 15 e 23 de outubro. O evento surgiu em 2010 e busca sensibilizar a população carioca para a importância de se pensar e defender uma alimentação saudável para todos. (more…)

Táxi x Uber e a exploração dos motoristas

A Câmara Municipal iniciou a discussão sobre o Projeto de Lei Complementar 78/2018, que pretende regulamentar o serviço remunerado de transporte privado de passageiros na cidade. Na prática, atingiria diretamente os motoristas de aplicativos que circulam pelo Rio e hoje somam mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras.

O Projeto foi proposto pelo presidente da Casa e na opinião do vereador Renato Cinco não contempla nem os motoristas de táxis e nem os motoristas de aplicativos. Para o vereador o que precisa ser debatido é a precarização de todos esses trabalhadores e a regulamentação das empresas que exploram essa categoria. (more…)

CPI das Enchentes

A CPI das Enchentes recebeu, nesta quinta-feira (10), técnicos da Secretaria de Fazenda. O Subsecretário de Orçamento, Carlos Eduardo Lima, que durante as férias do secretário Cesar Augusto Barbiero responde pela pasta, foi o que mais falou. Além dele estavam presentes: o subsecretário de gestão Francisco Florido e o subsecretário do Tesouro Municipal Jorge Farah.

Logo no início da sessão, o presidente da CPI Tarcísio Motta questionou sobre os cortes sistemáticos em programas e ações específicas para a prevenção de alagamentos e deslizamentos, o que poderia evitar as mortes. “Os dados são evidentes ao mostrar que a prevenção às chuvas fortes não têm sido uma prioridade orçamentária da prefeitura. Qual a razão desses cortes?”. (more…)

Internar compulsoriamente não funciona

O debate sobre internação compulsória tomou algumas horas e suscitou vários debates na Câmara carioca esta semana.

O projeto de decreto legislativo nº 191/2019 de autoria da bancada do PSOL e do PT, propõe a suspensão do decreto nº 46.314 instituído pelo Poder Executivo. (more…)

Contrapoder: Fim da Lava Jato e “acordão nacional”

Falar de um grande acordo entre as elites não é novidade no Brasil. Trata-se um pacto rotineiro na história do nosso país. Neste contexto, o editorial do portal Contrapoder desta semana aborda o esvaziamento da Lava Jato.

“Uma vez consumada a liquidação da Nova República, o que foi alcançado pela desmoralização do sistema político e a completa desfiguração dos capítulos sociais da Constituição de 1988, a Lava Jato perde sua razão de ser,” diz um trecho do editorial. (more…)

Segunda tem plenária do Mandato Renato Cinco

O mandato do vereador Renato Cinco realiza, no dia 14 de outubro, uma plenária aberta. A atividade terá início às 18 horas e será realizada no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107).

Vamos conversar sobre o trabalho realizado pelo mandato, os desafios para elaboração de um programa socialista, ecológico e libertário para a cidade do Rio de Janeiro e a pré-candidatura Renato Cinco para prefeito. (more…)

Rede Carioca de Agricultura Urbana recebe homenagem

É com alegria que o Mandato Ecossocialista e Libertário Renato Cinco anuncia a homenagem à Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU). Na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, a rede que está completando 10 anos de resistência vai receber a Medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Cidade.

A entrega da medalha vai ocorrer durante a Semana de Alimentação Carioca, que será realizada entre os dias 15 e 23 de outubro. O evento acontece desde 2010 e busca sensibilizar a população carioca para a importância de se pensar e defender uma alimentação saudável para todos. (more…)

Vereadores impedem CPI da Censura

Nosso mandato entrou com um recurso contra a decisão do presidente da Câmara Municipal de indeferir o pedido de CPI para investigar a atuação da Prefeitura do Rio na Bienal do Livro. Infelizmente a maioria dos vereadores votou contra a abertura da CPI.

Seguindo ordens de Marcelo Crivella, agentes da prefeitura foram a Bienal com objetivo de recolher um livro da Marvel que retratava um beijo entre dois homens. Uma decisão de caráter homofóbico que afeta a nossa democracia. (more…)

Valeu, Jorge!

Conheci o Jorge no movimento estudantil da UFRJ ainda no início dos anos 90, ele era do Centro Acadêmico de Geografia e eu do CA de Ciências Sociais.

De lá para cá vivemos juntos valiosos momentos. Fomos colegas de trabalho no gabinete do Eliomar, entramos juntos para o PSOL e participamos do Coletivo Comunista Libertário. Estávamos juntos quando passamos a lutar pela legalização das drogas e quando decidimos que eu seria candidato a deputado estadual em 2006. (more…)

Sem transparência

O Rio ocupa a 25º colocação no Escala Brasil Transparente, é a 3ª pior capital do país. A reportagem é do jornalista Sérgio Ramalho, no site de notícias UOL e ouviu o vereador Renato Cinco (PSOL). Confira:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/03/sob-crivella-rio-e-a-3-pior-capital-em-transparencia-nos-gastos-publicos.htm

CPI Censura

A votação no plenário da Câmara que referendou o veto à CPI da Censura, proposta do vereador Renato Cinco, foi destaque na coluna da jornalista Berenice Seara.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-do-rio-enterra-cpi-da-censura-23988046.html

CPI das Enchentes

A 21ª sessão da CPI das Enchentes recebeu na tarde desta quinta-feira (3) o secretário da Casa Civil Paulo Albino. Além dele estavam presentes o chefe executivo do COR, o analista de informática Alexandre Cardeman e o coordenador da Casa Civil, o senhor Daniel Mancebo.

A sessão foi iniciada com uma apresentação em vídeo da Casa Civil, o que surpreendeu os vereadores membros da CPI. Diferentemente do que foi apresentado nas sessões anteriores pelos demais secretários, a pasta mostrou um plano de integração entre os demais órgãos municipais e até um Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade, com previsão de neutralização da emissão de Carbono até 2050. (more…)

Plenária do mandato Renato Cinco

O mandato do vereador Renato Cinco realiza, no dia 14 de outubro, uma plenária aberta. A atividade terá início às 18 horas e será realizada no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107).

Vamos conversar sobre o trabalho realizado pelo mandato e os desafios para elaboração de um programa socialista, ecológico e libertário para a cidade do Rio de Janeiro. (more…)

Contrapoder: basta de guerra aos pobres

O Editorial da plataforma Contrapoder desta semana aborda a mazela social provocada pela “guerra às drogas”. A morte da menina Ágatha Félix, de 8 anos, é mais um triste episódio gerado pela insistência nesta política insana.

“A guerra aos pobres, portanto, não é uma política de governo. É uma política de Estado, um eficaz mecanismo de controle e dissuasão das “classes perigosas”. Logo cedo, com a proibição da maconha, ela se combinou com a guerra às drogas. Hoje, o combate às substâncias ilícitas é a principal “justificativa” para o terror permanente contra os mais pobres”, aponta um trecho do texto. (more…)

Resgatando os Clássicos debate obra de Lenin

O Resgatando os Clássicos é uma atividade mensal do Mandato Ecossocialista e Libertário Renato Cinco que promove debate sobre obras literárias de destaque. No dia 15 de outubro, às 18 horas, vamos receber o professor Mauro Iasi para falar sobre O Estado e a Revolução, de Vladimir Lenin.

Mauro Luis Iasi é educador popular do NEP 13 de Maio, professor associado da Escola de Serviço Social da UFRJ, pesquisador do NEPEM e membro do PCB. (more…)

CPI da Censura

O arquivamento do pedido de CPI da Censura feito pelo presidente da Câmara Jorge Felippe terá que ser referendado pelos demais vereadores.

Apresentamos recurso por entender que a justificativa do arquivamento não se sustenta. O pedido será votado nos próximos dias e precisa de maioria dos votos para que a CPI da Censura seja instaurada. (more…)

Censura na Bienal

O Ministério Público aceitou a representação movida pelos vereadores Renato Cinco e Tarcísio Motta para que se investigue a apreensão de livros na Bienal do Livro. A notícia foi destaque na imprensa. Confira os veículos abaixo que publicaram reportagem sobre o assunto:
Extra https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/bienal-ministerio-publico-abre-inquerito-sobre-apreensao-de-livros-lgbt-23971241.html
Carta Capital https://www.cartacapital.com.br/politica/ministerio-publico-abre-inquerito-contra-crivella-por-censura-a-bienal/
Folha de São Paulo https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/09/ministerio-publico-do-rj-abriu-inquerito-civil-para-investigar-censura-na-bienal.shtml

Estímulo à violência

O discurso de Witzel, que legitima a violência policial nas favelas, foi alvo de uma notícia crime protocolada na Procuradoria Geral da República. Parlamentares federais, estaduais e municipais de diferentes partidos subscrevem a ação, entre eles o vereador Renato Cinco.
https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/parlamentares-do-rio-enviam-noticia-crime-contra-witzel-pgr-23970065.html

Fechamento de escolas

A coluna da jornalista Berenice Seara deu destaque ao projeto 432/2017, do vereador Renato Cinco. A Proposta impede o fechamento de unidades escolares sem antes discutir com o Conselho Comunidade Escola. O projeto foi vetado por Crivella e retornou à Câmara nesta semana.
https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/veto-de-crivella-projeto-para-dificultar-fechamento-de-escolas-esta-na-pauta-23970000.html