Seminário Internacional o Colapso Ambiental

Desde que existe o ser humano, o planeta nunca foi tão quente. Os últimos quatro anos foram de recordes de temperatura global. Na Groelândia, o calor foi tão intenso e fora dos padrões que a região perdeu um bilhão de litros de gelo em um único dia. (more…)

Apa das Brisas

O mandato do vereador Renato Cinco promoverá nesta sexta (8), a partir das 14 horas, uma Audiência Pública para discutir a situação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Brisas, em Guaratiba.

Foi o anúncio no caderno de classificados de um jornal que chamou a atenção dos moradores. A propaganda colocava à venda um terreno que desde o ano de 1999 é considerado uma APA, ou seja, uma Área de Proteção Ambiental. (more…)

Câmara de Vereadores sediará seminário internacional sobre Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, presidida pelo vereador Renato Cinco, realizará um seminário Internacional para debater a questão ambiental de 5 a 7 de dezembro.

O aquecimento global não é apenas um problema das futuras gerações: ele já nos afeta hoje. Secas, chuvas, incêndios florestais, clima mais quente, desastres ambientais e chamados os “eventos extremos” são mais comuns a cada ano. O ano de 2019 pode ser o mais chuvoso da história do Rio de Janeiro. Duas dessas fortes chuvas já tiveram consequências desastrosas. Mais de uma dezena de pessoas morreram, sem falar no prejuízo econômico.

E a situação irá piorar com as novas medidas anunciadas pelo governo Bolsonaro, como a liberação do uso de quase trezentos novos agrotóxicos, desmatamento e exploração econômica da Amazônia. Os latifundiários brasileiros se adiantaram e tocaram fogo na floresta, colocando o mundo à beira do colapso.

Esse é um momento crucial para a defesa do meio ambiente no Brasil. Se não houver resistência e um amplo debate sobre a tragédia ambiental que vivemos, podem ocorrer danos irreversíveis.

O Seminário será dividido em 9 mesas:

  • A mesa de abertura do evento, com presença da liderança indígena Almir Suruí.
  • Mesa “Mercantilização e Poluição das Águas”, com Oscar Rivas, ambientalista paraguaio premiado com o Goldman Environmental Prize de 200 por sua luta pela proteção do Rio Paraguai e Rio Paraná; Bianca Figueiredo, bióloga e membro da Sea Shepherd, e; Leonardo Bauer, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens.
  • Mesa Poluição e Mudanças Climáticas, com o Sergio Portella, pesquisador da Fiocruz; o professor Marciel Viana; e a professora Camila Freitas, da UFRJ.
  • Mesa Colapso das Cidades, com o professor Carlos Vainer da UFRJ e Lurdinha do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
  • Mesa Resistência dos Territórios, com a equatoriana Tanya Ortega, a liderança indígena Neidinha Uru-eu-wau-wau e Reyna Cruz Lopez do Congresso Nacional Indígena do México.
  • Mesa Saídas para a Crise Ambiental, com Apawki Illapa Castro Vaca, representante do Confederación de Nacionalidades Indígenas del Ecuador, o professor Fidelis Paixão da UFPA e Adriana Ramos, do Instituto socioambiental.

Não percam! Vamos nos unir por nosso planeta.

Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente

O vereador Renato Cinco, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, convoca Audiência Pública para que o secretário da pasta, Marcelo Queiroz, apresente o seu planejamento para 2019. A audiência será realizada no dia 31 de maio, às 14h, no plenário da Câmara.

No desgoverno de Marcelo Crivella, a gestão do meio ambiente sofre duramente. Extinta com o pretexto da necessidade de corte de gastos, a Secretária de Meio Ambiente foi recriada pelo prefeito. (more…)

Floresta do Camboatá: a luta continua!

Na tarde da última quinta-feira (23) seria votado o projeto do nosso mandato, em parceria com o vereador Célio Lupparelli, que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Floresta do Camboatá. Infelizmente a proposta recebeu uma emenda e saiu da pauta de votações.

O vereador Renato Cinco lamentou a apresentação da emenda pelo líder do governo Crivella, um nítido movimento para adiar a votação do projeto. “Dizer que o autódromo vai promover benefícios para a região é o mesmo papo furado da promessa de legado da Copa e das Olimpíadas. Quem ganha com a destruição desta floresta?”, questionou Cinco. Confira o discurso: (more…)

Renato Cinco presidente da Comissão de Meio Ambiente

Com a saída de Jimmy Pereira e a volta do vereador Paulo Messina (PROS) à Câmara, a presidência da Comissão de Meio Ambiente ficou vaga e precisou de uma nova eleição.

A reunião para escolha dos novos postos aconteceu na tarde de quarta-feira (10) com as presenças do vereador Renato Cinco (PSOL); Rosa Fernandes (MDB) e Paulo Messina. (more…)