Anvisa autoriza venda de medicamentos com maconha

No início desta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de medicamentos feitos com maconha. Entretanto, a Agência arquivou a proposta que regulamentava o cultivo da cannabis feito por empresas.

A resolução que tratava do cultivo estabelecia regras rígidas para o plantio de maconha em solo brasileiro. Além de ser limitado a empresas, a maconha só poderia ser vendida para a indústria farmacêutica. (more…)

Dia da Maconha Medicinal

Na última quarta, 27 de novembro, foi celebrado o Dia da Maconha Medicinal. No Rio, ativistas realizaram um ato no Largo da Carioca para dialogar com a população sobre as aplicações terapêuticas da cannabis.

Em discurso no plenário da Câmara, o vereador Renato Cinco destacou que a maconha pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como câncer, epilepsia e glaucoma. (more…)

Comissão da Maconha Terapêutica em Debate

No dia 30 de outubro, às 18 horas, haverá uma reunião de ativistas e associações que lutam pela regulamentação do uso terapêutico da cannabis, a Comissão da Maconha Terapêutica é uma das pautas. A reunião será realizada no auditório da Câmara Municipal, na Cinelândia.

A maconha é uma planta com propriedades terapêuticas em diferentes aspectos: alívio de dores, náuseas, crises epilépticas, falta de apetite, etc. Cada uma dessas doenças depende da ação mais forte de um canabinóide ou da atuação destes em conjunto. (more…)

Câmara terá Comissão sobre uso terapêutico da maconha

Será criada na Câmara Municipal do Rio uma Comissão Especial para debater, estudar e acompanhar os usos de canabinóides como instrumento terapêutico. A Comissão, de iniciativa do vereador Renato Cinco, será composta de três parlamentares.

Demorou, mais o uso medicinal da maconha se tornou uma realidade no Brasil. Entretanto, o acesso a este tipo de terapia ainda enfrenta a barreira do elevado custo de importação. (more…)