Armamento da GM

o vereador Renato Cinco participou do quadro “Contraponto”, do telejornal “Bom Dia Rio”. O tema abordado foi o armamento da Guarda Municipal. Veja a matéria:

https://globoplay.globo.com/v/6222362/programa/

Título a Mohammed

A coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”, revelou que por pouco não foi para o arquivo o Projeto de Lei, de autoria de Renato Cinco, que concede o título de cidadão carioca a Mohammed Ali Abdelmoatty, vítima de xenofobia. Leia a nota:

Fundamentalismo

As acusações absurdas do vereador Alexandre Isquierdo contra vereadores do PSOL foram destaque na coluna online de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia a matéria:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/sessao-da-camara-termina-em-confusao-troca-de-acusacoes-21914253.html

Rodas de Rima

O Projeto de Lei 186/2017, de autoria de Renato Cinco, que declara as Rodas de Rima como patrimônio cultural carioca, foi destaque na coluna online de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia a matéria:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/rodas-de-rima-podem-virar-patrimonio-cultural-carioca-21903769.html

Legalização

A revista “Carta Capital” ouviu três especialistas sobre “Como a legalização das drogas ajudaria o Rio de Janeiro?”. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Leia a matéria:

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/como-a-legalizacao-das-drogas-ajudaria-o-rio-de-janeiro

Luta Antimanicomial

A “Rio TV Câmara” promoveu um debate na semana passada sobre os desafios da luta antimanicomial. O vereador Renato Cinco foi um dos participantes. Veja:

Homenagem à Gizele Martins

A homenagem que o mandato de Renato Cinco fez à jornalista Gizele Martins, com a entrega da medalha Pedro Ernesto, foi pauta no jornal da “Agência Nacional de Favelas”. Leia a matéria:

http://www.anf.org.br/comunicadora-da-mare-recebe-medalha-pedro-ernesto/

Maracanã em debate

A remunicipalização do Complexo do Maracanã foi tema de reportagem no “Brasil de Fato”. O jornal destacou a audiência pública sobre o tema realizada pelo vereador Renato Cinco. Leia a matéria:

https://www.brasildefato.com.br/2017/09/12/cresce-movimento-pela-anulacao-da-privatizacao-do-maracana/

Ônibus no Rio 3

A TV Câmara exibiu uma reportagem sobre o transporte público no Rio. O canal destacou a isenção de PIS/COFINS concedida às empresas, que deveria gerar redução no valor das passagens, e a representação sobre o tema encaminhada ao Ministério Público pelo vereador Renato Cinco. Veja a matéria:

Ônibus no Rio 2

O resultado parcial da auditoria nas linhas de ônibus comandada pela PWC também foi noticiada na coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia a nota:

Ônibus no Rio 1

O pedido de inspeção extraordinária ao TCM apresentado pelo vereador Renato Cinco, que permitiu o acesso à a auditoria parcial feita pela PWC nas linhas de ônibus do Rio, foi pauta de matéria publicada no jornal “Extra”. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/rio/um-terco-das-linhas-concentra-70-dos-passageiros-de-onibus-21815042.html

UERJ resiste

A homenagem que o mandato de Renato Cinco fez para a Associação de Docentes da UERJ, com a entrega da medalha Pedro Ernesto, foi destaque na coluna do servidor no jornal “O Dia”. Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/economia/2017-08-31/servidor-alerj-permite-supersalarios-no-estado.html

Remoções na Tijuca

O Requerimento de Informações à prefeitura do Rio, enviado por Renato Cinco, sobre as 14 mil remoções que a GEO Rio pretende fazer no Maciço da Tijuca, foi noticiado em coluna do jornal “Extra”. Leia a nota:

Renato Cinco entre os mais atuantes

Enquete do jornal “Capital Cultural”, realizada entre os jornalistas que cobrem a Câmara Municipal do Rio, revelou que o vereador Renato Cinco (PSOL) está entre os parlamentares mais atuantes. Veja a matéria:

Ônibus em debate

O jornal “O Globo” publicou, nesta quarta-feira (16), o artigo “Como pagar o ônibus?”, do vereador Renato Cinco. Leia o texto:

https://oglobo.globo.com/opiniao/como-pagar-onibus-21709956

Corre-corre na Câmara

A versão online do jornal “O Globo” publicou uma nota relatando as reações assustadas de alguns vereadores diante da visita de um grupo de policiais civis, que estão entrando no PSOL, ao gabinete do vereador Renato Cinco. Leia a matéria:

http://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/visita-de-policiais-civis-causa-corre-corre-na-camara-municipal-do-rio.html

Plano Municipal de Habitação

A representação que o vereador Renato Cinco fez ao MP, solicitando que a instituição cobre da prefeitura a definição do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, foi destaque na coluna online, no jornal “Extra”, de Berenice Seara. Leia a matéria:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/rio-ainda-nao-tem-plano-municipal-de-habitacao-de-interesse-social-21665792.html

Legalização da maconha

a legalização da maconha e o uso medicinal da erva foram  temas de debate na TV Câmara, que contou com a participação de Renato Cinco. Assista o programa na íntegra.

Licença paternidade 2

A visita do vereador Renato Cinco ao RH da Secretaria Municipal de Educação, para solucionar o problema de um servidor que não obteve o direito à licença paternidade ampliada, foi destaque na “Coluna do Servidor” do jornal “O Dia”. Leia o texto:

CPI dos ônibus 2

O pedido de abertura de uma CPI para investigar as relações dos empresários de ônibus com o Poder Público Municipal, apresentado pela bancada do PSOL, foi destaque na “Veja online”. Leia o texto:

PSOL pede CPI para investigar máfia dos transportes

CPI dos ônibus 1

O vereador Renato Cinco foi ouvido pela reportagem da “Bandnews Fluminense FM” sobre o pedido de abertura da CPI dos ônibus apresentado pela bancada do PSOL. Ouça a entrevista:

http://bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/psol-pede-cpi-para-investigar-relacao-entre-e

Licença paternidade 1

O encontro do vereador Renato Cinco com servidores municipais que não obtiveram o direito à licença paternidade ampliada para 20 dias foi destaque na coluna do servidor do jornal “O Dia” virtual. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/economia/2017-07-04/servidor-vereador-recebe-servidores-que-nao-conseguiram-15-dias-de-licenca-paternidade.html

Pedido de revisão das passagens

Nosso mandato encaminhou, essa semana, um ofício questionando se o Tribunal de Contas do Município (TCM) adotará a mesma recomendação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) – que determinou que o Governo do Estado e Prefeituras (com exceção da capital) recalculem o valor das tarifas de transporte. Leia o documento:

https://drive.google.com/open?id=0B4vRVUuANvU3c1VQdFNvYW43Xzg

Licença paternidade

A ampliação da licença paternidade aos servidores municipais de oito para vinte dias foi destaque na Rádio Tupi. Ouça a matéria:

Fetranspor acusa o golpe

O jornal “Extra” divulgou a resposta da Fetranspor à iniciativa do mandato de Renato Cinco, de enviar um ofício ao TCM questionando se o órgão solicitará a revisão do valor das passagens do Rio. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/passagens-no-rio-ja-refletem-desoneracao-diz-fetranspor-21530967.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Berenice

Revisando as passagens

Após decisão do TCE de pedir à prefeitura do Rio e ao governo do estado que revisem o valor das passagens do transporte público, o mandato de Renato Cinco enviou ofício ao TCM questionando se o órgão adotará a mesma medida. O documento foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia o texto:

https://drive.google.com/open?id=0B4vRVUuANvU3LU43eGk0c1pTMHM

Armamento da Guarda Municipal

Depois de duas votações, a maioria dos vereadores aprovou o uso de armas menos letais pela Guarda Municipal. O posicionamento do vereador Renato Cinco, contrário à medida, foi destaque em matéria no “O Dia”. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-06-20/camara-autoriza-armas-nao-letais-para-guarda-municipal.html

Licença paternidade

A imprensa acompanhou toda a movimentação sobre a ampliação da licença paternidade. A promulgação da lei, a intenção da prefeitura de pedir a inconstitucionalidade da mesma e a decisão de Marcelo Crivella de voltar atrás foram alvo de reportagens e notas em diversos meios de comunicação. Leia os textos:

16/06 – O Dia http://odia.ig.com.br/economia/2017-06-16/servidor-previ-rio-entrega-hoje-carteira-de-plano.html


20/06 – Extra https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/crivella-tenta-derrubar-lei-que-aumenta-licenca-paternidade-de-servidores-21496655.html

21/06 – Extra https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/vereador-vai-tentar-convencer-crivella-nao-questionar-nova-licenca-paternidade-21500835.html

21/06 – O Globo
https://oglobo.globo.com/economia/emprego/vereador-vai-tentar-convencer-crivella-nao-questionar-nova-licenca-paternidade-21500844

21/06 – O Dia http://odia.ig.com.br/economia/2017-06-21/prefeito-se-compromete-a-garantir-licenca-paternidade-de-20-dias.html

21/06 – G1 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/licenca-paternidade-de-20-dias-para-servidores-do-rio-esta-mantida-diz-vereador.ghtml

Aviso aos passageiros

A derrubada do veto ao Projeto de Lei 1522/2015, de autoria de Renato Cinco, que obriga a publicização prévia das alterações de linhas de ônibus e vans no município do Rio de Janeiro, foi destaque no jornal “O Dia”. Leia a matéria:

Licença paternidade

A promulgação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria de Renato Cinco, que amplia para 20 dias a licença paternidade dos servidores do Rio de Janeiro, foi destaque na edição online do jornal “Extra”. Leia a matéria:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/agora-lei-servidores-municipais-tem-licenca-paternidade-de-20-dias-21477217.html

Moça Bonita

O projeto apresentado pelos vereadores Renato Cinco e Tarcísio Motta, que reconhece como de interesse histórico, cultural, desportivo e social o Estádio do Bangu, foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia a matéria:

Linhas de ônibus

O veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei 1522/2015, de autoria de Renato Cinco, que dispõe sobre a publicização prévias das alterações nas linhas de ônibus foi mencionado em reportagem publicada no jornal “O Dia”. Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/odia-no-coletivo/2017-06-13/camara-discute-veto-de-crivella-a-aviso-previo-sobre-mudancas-em-onibus-e-vans.html

Feira da Reforma Agrária

O Projeto de Lei do vereador Renato Cinco que incluiu a Feira Estadual da Reforma Agrária no calendário oficial da cidade foi destaque no jornal “Brasil de Fato”. Leia a matéria:

https://www.brasildefato.com.br/2017/06/09/feira-da-reforma-agraria-entra-para-o-calendario-oficial-do-rio-de-janeiro/

Licença paternidade

O jornal “O Dia” publicou essa semana artigo de autoria de Renato Cinco sobre a ampliação da licença paternidade – iniciativa de autoria do nosso mandato – dos servidores municipais para 20 dias. Confira:

Armamento da Guarda Municipal

A posição do vereador Renato Cinco contrária ao armamento da Guarda Municipal foi citada pela jornalista Larissa Schmidt, no “Bom dia Rio”, da Rede Globo. Veja a matéria:

https://globoplay.globo.com/v/5922690/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar

 

Bola da vez

O artigo “Se você viesse ao Rio passaria por um Parque Olímpico abandonado”, de autoria de Renato Cinco, foi publicado no sítio do “El País”. O texto responde um artigo anterior de Eduardo Paes. Leia o texto:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/opinion/1496775149_540257.html

São Januário

O projeto apresentado pelos vereadores Renato Cinco e Tarcísio Motta, que reconhece como de interesse histórico, cultural, desportivo e social o Estádio Vasco da Gama, foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia a matéria:

Dinheiro invisível

A manobra da prefeitura, que pretende permitir a alteração do uso do solo do prédio Flamengo, perdendo milhões de reais que poderiam ser revertidos ao cofres públicos, foi tema do artigo “Dinheiro Invisível”, do vereador Renato Cinco, publicado no jornal “O Globo”. Leia o texto:

https://oglobo.globo.com/opiniao/dinheiro-invisivel-21438637?utm_source=WhatsApp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Assembleia do SEPE

Uma assembleia dos profissionais de educação da Rede Municipal do Rio aprovou, na quarta-feira (31), paralisação para o próximo dia 20. A mobilização tem como objetivo demonstrar que a categoria rejeita o Plano Municipal de Educação proposto pela prefeitura, que está prestes a ser votado na Câmara.

A assembleia aprovou ainda o calendário das centrais sindicais para a próxima greve geral.

Pastel com caldo de cana na Câmara

O almoço do vereador Renato Cinco foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Cinco se esbaldou, no plenário da Câmara Municipal, com um enorme pastel e caldo de cana, para demonstrar apoio ao projeto que regulamenta o comércio ambulante. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/vereador-leva-caldo-de-cana-pastel-para-votacao-sobre-comercio-ambulante-21419364.html

Guarda Municipal não é polícia 2

O projeto que prevê o uso de armamento menos letal pelos Guardas Municipais do Rio também foi destaque na coluna online de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-aprova-em-primeira-discussao-armas-nao-letais-para-guarda-municipal-21389006.html

Guarda Municipal não é polícia 1

O jornal “O Globo” deu destaque para o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que prevê o uso de armamento menos letal pelos Guardas Municipais do Rio. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Ele é contra armar a GM. Leia a matéria:

https://oglobo.globo.com/rio/projeto-que-autoriza-guardas-municipais-usarem-armas-de-fogo-sera-debatido-na-camara-21395886

Licença paternidade

A coluna do servidor do jornal “Extra” deu destaque para a aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/ 2014, de autoria do vereador Renato Cinco, que amplia a licença paternidade dos servidores municipais para vinte dias. Leia a matéria:

extra.globo.com/emprego/servidor-publico/camara-do-rio-amplia-licenca-paternidade-de-servidores-para-20-dias-21395705.html

Mulheres do PSOL na TV

O Setorial Estadual de Mulheres do PSOL do Rio de Janeiro lançou a campanha “Legaliza! É pela vida das mulheres!”, em defesa da legalização do aborto. Assista o vídeo, produzido por Katiana Tortorelli e Bel Xavier. Compartilhe e fortaleça a luta feminista pelo aborto legal e seguro no Brasil:

http://bit.ly/2sigKpN

#Legaliza #ÉPelaVidaDasMulheres #MulheresDoPSOL

Guarda Municipal

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, aprovado em primeira discussão, que permite o uso de “armas não letais” pela Guarda Municipal foi destaque na coluna online de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Renato Cinco foi um dos seis vereadores que votaram contra. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-aprova-em-primeira-discussao-armas-nao-letais-para-guarda-municipal-21389006.html

Orçamento

A intervenção do vereador Renato Cinco (PSOL) na Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias com a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia abaixo:

Licença paternidade

A aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/2014, de autoria do vereador Renato Cinco, que amplia para 20 dias a licença paternidade dos servidores, foi destaque na  2ª edição do jornal da rádio BandNews FM Rio, no dia 23 de maio. Veja abaixo:

Perfil do Cinco

A TV Câmara colocou no ar um novo perfil do vereador Renato Cinco. Na entrevista, Cinco fala sobre os desafios desta legislatura na Câmara Municipal. Veja a matéria:

IPTU

A proposta do governo municipal de ampliar a cobrança de IPTU virou reportagem na Rádio CBN. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Escute a matéria:

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/86407/cobranca-do-iptu-gera-debate-entre-os-vereadores-d.htm

Resposta à matéria do jornal “O Globo”

A matéria do Jornal O Globo criticando a Câmara Municipal e os vereadores do Rio segue a linha das empresas da família Marinho de criminalização da política e do que é público. É uma linha editorial que desmerece a democracia, como se vê também na cobertura que tais empresas fazem sobre as manifestações de rua ou na defesa permanente das privatizações. Incluir parlamentares do PSOL nessas listas de políticos sem compromisso torna-se então uma forma de reafirmar que na política são todos iguais. Mas eles sabem que isso não é verdade. A citada matéria é exemplar. Respondemos ao Jornal O Globo sobre as tais “faltas” do vereador Renato Cinco. E, apesar do nosso prévio esclarecimento, eles preferiram manter sua linha editorial, mesmo que cometendo injustiças, e não publicaram uma linha de nossas explicações na matéria divulgada no impresso.

Veja abaixo a resposta que enviamos cinco dias antes da matéria ser publicada:

(more…)

Marcha da Maconha

A participação do vereador Renato Cinco (PSOL) na 15ª edição da Marcha da Maconha do Rio foi destaque em diversos veículos de comunicação. Leia as matérias:

http://extra.globo.com/noticias/rio/com-autorizacao-para-simular-fumo-marcha-da-maconha-no-rio-pede-descriminalizacao-21304969.html

http://istoe.com.br/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/marcha-da-maconha-reune-ativistas-na-praia-de-ipanema-rio.ghtml

http://www.smokebuddies.com.br/150-mil-pessoas-pela-legalizacao-marcha-da-maconha/

http://diariodepetropolis.com.br/integra/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos-119892

http://www.bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/marcha-da-maconha-reuniu-milhares-de-pessoas

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/05/07/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos/

http://www.grnews.com.br/07052017/grnews/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2017/05/07/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/05/06/marcha-da-maconha-defende-liberdade-de-usuarios-em-sao-paulo-rio-e-brasilia.htm

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

Dia do trabalhador

O Jornal do Brasil destacou a participação de Renato Cinco no ato que ocupou a Cinelândia no dia 1º de maio. Leia o texto abaixo:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/05/01/no-dia-do-trabalho-manifestantes-fazem-ato-contra-as-reformas-trabalhista-e-da-previdencia/?from_rss=ciencia-e-tecnologia

Habitação popular

O artigo “Muita casa sem gente, muita gente sem casa”, sobre o déficit habitacional no país, do vereador Renato Cinco (PSOL), foi publicado no jornal “O Dia”, na última quarta-feira (26).

http://odia.ig.com.br/opiniao/2017-04-26/renato-cinco-muita-casa-sem-gente-muita-gente-sem-casa.html

Em defesa do Planetário

O PL apresentado por Renato Cinco, que tombava o Planetário, foi mencionado em matéria publicada no site do jornal “Extra”. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-municipal-recebe-quatro-projetos-para-proteger-planetario-21260567.html

Contra a anistia para os grandes devedores

A emenda apresentada pela bancada do PSOL, que retirava da lista de possíveis anistiados os grandes devedores do município, foi destaque na coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”.

100 dias de Crivella

Em entrevista para a Rio TV Câmara, o vereador Renato Cinco avaliou os 100 primeiros dias do governo Crivella. Veja o vídeo:

 

Em defesa de Jean Wyllys

O jornal “O Globo” publicou, na última sexta-feira (31), o artigo “Querem calar um de nós”, do vereador Renato Cinco, que defende o mandato do deputado federal Jean Wyllys (PSOL). Leia o texto:

Homenagem à Claudia Santiago

O jornal “Brasil de Fato” deu destaque à homenagem que o mandato de Renato Cinco fez para Claudia Santiago. A jornalista foi agraciada com a medalha Chiquinha Gonzaga. Leia o texto:

https://www.brasildefato.com.br/2017/03/30/claudia-giannotti-sera-homenageada-com-a-medalha-chiquinha-gonzaga-no-rio-de-janeiro

Debate na CNT

O vereador Renato Cinco (PSOL) foi um dos debatedores no programa “Jogo do Poder”, na CNT. O apresentador Ricardo Bruno mediou o encontro. Vale a pena rever!

(more…)

Medalha Chiquinha Gonzaga

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal Extra, deu destaque para a homenagem do mandato de Renato Cinco à Claudia Santiago. Leia a nota:

Licença paternidade

A manobra do governo Crivella para emendar o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município 21/2014, do vereador Renato Cinco (PSOL), que amplia a licença paternidade para 30 dias, foi destaque na coluna dos servidores, no jornal “O Dia”. Veja a nota:

Habitação popular

O vereador Renato Cinco deu entrevista ao jornal “Brasil de Fato” sobre habitação popular e mudanças no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ele aproveitou para falar do requerimento de CPI apresentado por seu mandato. Leia a matéria:

https://www.brasildefato.com.br/2017/03/09/temer-volta-atras-e-anuncia-novas-contratacoes-para-faixa-1-do-minha-casa-minha-vida/

Orçamento 2

A rádio CBN veiculou, na quarta-feira (14), uma matéria sobre a previsão orçamentária do município para 2017. Renato Cinco foi entrevistado, pontuando sua avaliação e expectativa sobre o tema. Ouça a entrevista:

https://soundcloud.com/renato-cinco/entrevista-radio-cbn-14122016

Orçamento 1

O portal SRzd, do jornalista Sidney Rezende, entrevistou o vereador Renato Cinco sobre a situação orçamentária legada por Eduardo Paes para o próximo prefeito. Leia a matéria:

www.sidneyrezende.com/brasil/crivella-cortes-financeiro/

Lançamento de livro

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”, também divulgou o lançamento do livro “Crise Hídrica em Debate, reflexões a partir do Seminário Internacional de 2015”, promovido pelo Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico, presidida por Renato Cinco. Leia o texto:

Untitled-2

Água limpa

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”, deu destaque à sanção da Lei que determina a divulgação do monitoramento da qualidade da água consumida pelo cariocas, de autoria de Renato Cinco. Leia o texto:

Untitled-1

Maconha medicinal

A coluna do jornalista Ancelmo Gois, em “O Globo”, deu destaque ao Projeto de Lei 1794/16, do vereador Renato Cinco (PSOL), que inclui o 27 de novembro, “Dia da Maconha Medicinal”, no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Leia o texto

Licença paternidade

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município 21/2014, que amplia a licença paternidade de oito para trinta dias, foi destaque no site do jornal “O Globo”. Leia o texto:

http://blogs.oglobo.globo.com/pai-pra-toda-obra/post/camara-do-rio-vota-extensao-da-licenca-paternidade-para-servidores-publicos.html

Aposentadoria de vereadores 2

Renato Cinco também concedeu entrevista ao jornal da Record News sobre o Projeto de Lei 1442/2015, que previa o aumento na aposentadoria dos servidores eleitos vereadores. Veja a matéria:

http://noticias.r7.com/record-news/jornal-da-record-news/videos/veja-o-jornal-da-record-news-desta-terca-feira-1-02112016

Aposentadoria de vereadores 1

O vereador Renato Cinco foi entrevistado, pelo RJTV 2ª edição da Rede Globo, sobre o Projeto de Lei 1442/2015, que previa o aumento na aposentadoria dos servidores eleitos vereadores. Veja a matéria:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rjtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/vereadores-arquivam-projeto-de-lei-que-ampliava-aposentadoria/5419700/

Precariedade das escolas

O site do “Jornal do Brasil” publicou uma matéria sobre o aumento do número de escolas municipais em situação precária no Rio. Nela, também mencionou o levantamento feito pelo gabinete de Renato Cinco sobre a queda do orçamento municipal. Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/10/29/tcm-rj-mostra-que-aumentou-numero-de-escolas-municipais-em-condicoes-precarias/

Planos do novo prefeito

O jornal “Extra” publicou, antes do segundo turno, uma matéria apresentando os planos de Freixo e de Crivella para a prefeitura. Nela, mencionou um levantamento feito pelo gabinete de Renato Cinco sobre a queda do orçamento municipal. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/rio/candidatos-prefeitura-do-rio-contam-quais-serao-suas-primeiras-acoes-se-forem-eleitos-20378331.html

Oposição a Crivella

A postura da bancada de vereadores do PSOL de oposição a Marcelo Crivella foi destaque da edição de quinta-feira (03) do jornal “O Globo”. Leia o texto:

http://oglobo.globo.com/brasil/bancada-do-psol-articula-resistencia-contra-projeto-de-escola-sem-partido-20403320

Crise da prefeitura 2

O JB online também publicou matéria sobre o rombo financeiro do município e deu destaque ao levantamento feito pela equipe do mandato de Renato Cinco (PSOL). Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/10/24/obras-da-prefeitura-estao-paradas-no-rio/

Crise da prefeitura 1

A crise financeira vivida pela prefeitura do Rio foi destaque no jornal “Extra”.  Levantamento feito pelo gabinete do vereador Renato Cinco (PSOL) serviu de subsídio para a matéria. Leia o texto:

extra.globo.com/noticias/rio/prefeitura-do-rio-poe-pe-no-freio-interrompe-obras-da-sinais-de-crise-20337146.html

Freixo na Maracanã

A caminhada de Marcelo Freixo com José Trajano, Renato Cinco e outros membros do PSOL, da Praça Afonso Pena até o Maracanã, foi noticiada pelo site do jornal “O Globo”. Leia a matéria:

http://oglobo.globo.com/brasil/freixo-vai-ao-maracana-ouve-gritos-de-apoio-xingamentos-20341925

Jogos Olímpicos

O jornal “Brasil de Fato” publicou a matéria “Rio recebe Jogos Olímpicos com obras inacabadas”, discutindo os problemas da preparação do evento esportivo. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Leia o texto:

[https://issuu.com/brasildefatorj/docs/200]

 

Fora Temer 2

O jornal “El País” publicou uma matéria sobre as duas manifestações – em Copacabana e na Tijuca -, que aconteceram na última sexta-feira (05), dia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. No texto, dão destaque para a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

[http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/06/politica/1470434771_044818.html]

 

Fora Temer 1

A transmissão ao vivo, feita pelo vereador Renato Cinco, da violência policial usada para dispensar manifestantes, que protestavam contra o governo Temer, na Tijuca, foi destaque no site do jornal “O Dia”. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-08-05/protesto-termina-em-confusao-na-tijuca.html

 

Pedaladas de Eduardo Paes

O SBT entrevistou o vereador Renato Cinco sobre as pedaladas fiscais de Eduardo Paes. Veja a matéria:

Governo quer privatizar o uso da água

No final do ano passado, durante o “Seminário Internacional da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico”, o vereador Renato Cinco (PSOL) denunciou a intenção do governo estadual de privatizar o uso da água. Na ocasião, palestrantes do mundo inteiro alertaram para os problemas da privatização dos recursos hídricos.

No evento, o pesquisador da “Corporate Europe Observatory”, Martin Pigeon, além de palestrar sobre a importância da “remunicipalização” da água, entrevistou Renato Cinco.

(more…)

Pré-candidatura de Marcelo Freixo

o sítio G1 publicou uma matéria sobre a entrevista coletiva de Marcelo Freixo, anunciando sua pré-candidatura à prefeitura do Rio. Nela, menciona a participação de Renato Cinco na atividade.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/noticia/2016/07/marcelo-freixo-e-confirmado-como-candidato-do-psol-prefeito-do-rio.html 


Entrevista com Cinco

O blog “O Cafezinho” publicou uma entrevista com o vereador Renato Cinco. Nela, Cinco aborda diversos temas, como a situação política do país e as próximas eleições municipais. Leia a entrevista:

http://www.ocafezinho.com/2016/07/19/entrevista-renato-cinco-vereador-do-rio-pelo-psol/ 

Calamidade Olímpica

A revista “Brasileiros” publicou uma matéria sobre a “contagem regressiva” para as Olimpíadas. Nela, entrevistaram Renato Cinco. Leia o texto:

http://brasileiros.com.br/2016/07/grande-maquiagem-das-olimpiadas/

 

Ação Parlamentar

O programa “Ação Parlamentar”, da TV Câmara, fez uma matéria sobre a trajetória política e as principais ações de Renato Cinco. Veja abaixo:

https://youtu.be/GFd-GdJVhug

Plano Municipal de Educação

O jornal “Brasil de Fato” publicou uma nota na qual faz um breve relato da Audiência Pública sobre o PME, com destaque para a intervenção de Renato Cinco. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/190_-_1-16

Plano Municipal de Educação 1

O jornal “Extra” publicou uma matéria sobre a Audiência Pública que discutiu o Plano Municipal de Educação, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/rio/manifestacao-favor-de-bolsonaro-de-ustra-interrompe-debate-na-camara-do-rio-19598711.html

Plano Municipal de Educação 2

O Jornal do Brasil também publicou uma matéria sobre a Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Educação, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/06/28/audiencia-para-discutir-plano-de-educacao-no-rio-e-paralisada-em-meio-a-saudacoes-a-brilhante-ustra/?from_rss=None

Frente de Esquerda

A coluna “Extra, extra”, da jornalista Berenice Seara, publicou uma nota sobre o “Manifesto pela Frente Socialista de Esquerda nas eleições do Rio de Janeiro em 2016”, que condena alianças do PSOL com o PC do B, o PT e a Rede. O documento foi assinado por diversos militantes e parlamentares, como Renato Cinco. Leia a nota: (more…)

CPI das Olimpíadas

O portal G1 noticiou a obstrução dos trabalhos parlamentares levada a cabo pela oposição na Câmara Municipal, por conta da nova interrupção do funcionamento da CPI das Olimpíadas, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia a matéria:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/blog/por-dentro-da-camara-do-rio/post/obstrucao-do-inicio-ao-fim-da-sessao.html

Ocupa SEEDUC

O jornal “O Dia” publicou matéria sobre a ocupação da Secretária Estadual de Educação feita por estudantes. Renato Cinco, que esteve no local acompanhando a mobilização, foi um dos entrevistados. Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-05-30/estudantes-ocupam-secretaria-de-educacao-e-pedem-audiencia-com-dornelles.html

Orçamento cor-de-rosa da prefeitura

A coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara, deu destaque para a pesquisa realizada pela equipe do nosso mandato sobre a previsão orçamentária fantasiosa divulgada pela Prefeitura do Rio. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C05%5C31%5C0000164364.pdf

Pedaladas olímpicas

O jornal “Brasil de Fato” noticiou denúncia feita pelo nosso mandato sobre os gastos “extras” com as obras olímpicas e a relação entre as empreiteiras beneficiadas e o PMDB. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/181

Pedaladas do Paes

O jornal “Brasil de Fato” publicou levantamento feito pelo nosso mandato que expõe as pedaladas fiscais praticadas pelo governo Eduardo Paes e que beneficiam diversas empresas. Leio o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/1-16_2_

Ciclovia da morte

O site do “Jornal do Brasil” publicou uma matéria que faz um levantamento sobre o que foi feito – ou não – um mês após o acidente com a ciclovia Tim Maia. Renato Cinco foi um dos entrevistados.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/05/21/ciclovia-da-morte-um-mes-apos-tragedia-nao-ha-culpados-nem-punicoes/?from_rss=rio

Homenagem à Maria Inês Bravo

A Rio TV Câmara fez uma matéria sobre a cerimônia, promovida pelo mandato de Renato Cinco, de entrega da medalha Pedro Ernesto para a professora Maria Inês Bravo. Veja o vídeo:

(more…)

CPI das Olimpíadas

O portal G1 noticiou a decisão da maioria dos vereadores de suspender a CPI das Olimpíadas, mencionando a posição contrária de Renato Cinco e da bancada do PSOL. Leia abaixo:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/blog/por-dentro-da-camara-do-rio/post/camara-suspende-trabalhos-da-cpi-das-olimpiadas.html

Pedaladas do Paes 2

O site do jornal “Extra” publicou a matéria “Prefeitura gasta mais do que o previsto em obras das Olimpíadas”, sobre as pedaladas olímpicas de Eduardo Paes, citando o levantamento realizado pelo nosso mandato. Leia abaixo:

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/prefeitura-gasta-mais-do-que-previsto-em-obras-das-olimpiadas-19327748.html

Pedaladas do Paes 1

A coluna "Extra, extra!", da jornalista Berenice Seara, publicou uma nota divulgando o levantamento feito pelo nosso mandato sobre as pedaladas fiscais de Eduardo Paes nas obras olímpicas. Confira!

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C05%5C18%5C0000163982.pdf

Marcha da Maconha

Confira a reportagem do portal Terra sobre a Marcha da Maconha do Rio. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados.

http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/marcha-da-maconha-reune-mais-de-mil-pessoas-no-rio,f630de4fb83a852f5a3022aaef173202eu7uwij8.html

Legado perdido

O vereador Renato Cinco deu uma entrevista para o programa “Ponto de Vista”, da Rio TV Câmara, analisando o legado não realizado dos jogos olímpicos. Veja a entrevista:

(more…)

Campanha de Sanders no Brasil

A coluna do jornalismo Ancelmo Goes, publicada no jornal “O Globo”, deu destaque para o debate sobre a eleição dos EUA organizado pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL-RJ). Veja a nota:

https://drive.google.com/file/d/0B4vRVUuANvU3OEVkdjF3dXJSSXc/view?usp=sharing

Ciclovia da morte

O Jornal do Brasil publicou, no dia 22 de abril, matéria sobre a queda da ciclovia Tim Maia. No texto, Cinco fala sobre a necessidade da CPI sobre as Olimpíadas. Confira!

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/22/ciclovia-da-morte-vereadores-querem-passar-gestao-da-prefeitura-a-limpo/?from_rss=None

Legado ambiental

O blog “Urbe CaRioca” publicou um artigo comentando o “Debate Público: o (não) legado ambiental olímpico”, promovido pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). Leia o texto:

http://urbecarioca.blogspot.com.br/2016/04/o-nao-legado-olimpico-do-estadio-de.html

Guerra aos pobres

A versão estadual do jornal “Brasil de Fato” publicou o artigo “Vítimas de uma guerra”, do vereador Renato Cinco, na sua edição de 7 a 10 de abril. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/168

Marcha da Maconha e o Facebook n’O Dia

O jornal “O Dia” também publicou em seu sítio uma matéria sobre negativa da rede social em permitir que Renato Cinco patrocinasse a página da Marcha da Maconha. No texto, chamaram atenção para a possibilidade de que uma ação judicial seja movida contra a empresa por conta da proibição. Afinal, as manifestações pró legalização da maconha são autorizadas pelo STF desde 2011. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-02-16/marcha-da-maconha-e-proibida-no-facebook.html

Marcha da Maconha e o Facebook n’O Globo

O colunista d’O Globo Ancelmo Gois, em nota publicada no último domingo (14), deu destaque à negativa da rede social em permitir que Renato Cinco patrocinasse a página da Marcha da Maconha. Segundo o Facebook, “o anúncio não foi aprovado por ter o texto muito chamativo”. Leia a nota:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C02%5C14%5C0000160356.pdf

Crise hídrica

Em matéria da Agência Brasil sobre o lançamento da campanha “Rio Maravilha Sem Água”, impulsionada pelo Greenpeace e pelo Meu Rio, Renato Cinco opina sobre a questão da água e fala sobre o trabalho da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico. Leio o texto:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-01/ongs-lancam-campanha-sobre-crise-hidrica-no-estado-do-rio-de-janeiro

Seminário na Band

O jornalista Alexandre Totoriello esteve no “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”, entrevistando participantes das mesas de debates. A matéria foi ao ar no “Jornal da Band”. Veja a reportagem:

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/12/14/15708206-nivel-dos-reservatorios-que-abastecem-rj-e-sp-continua-subindo.html

Seminário no Extra

A coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara, divulgou, no domingo (13), uma nota sobre o “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C13%5C0000158180.pdf

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C13%5C0000158181.pdf

Seminário na TV Câmara

Na noite de segunda-feira (14), a edição do “Acontece no Rio”, da TV Câmara, apresentou a cobertura do “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

https://www.youtube.com/watch?v=6lKEDvTMr8c

Crise hídrica no Rio

o jornal “Destak”, de segunda-feira (14), chamou atenção para o nível dos reservatórios que abastecem o Rio, destacando o “Seminário Internacional” organizado pela “Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C14%5C0000158225.pdf

Hitler na Câmara II

O sítio "Brasil Post" destacou a atuação de Renato Cinco na Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei "Escola sem Partido". Leia a matéria:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/07/hitler-camara-rio_n_8740216.html

Hitler na Câmara I

O jornal "O Dia" veiculou notícia sobre a Audiência Pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal que debateu o Projeto de Lei "Escola sem Partido". Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-03/grupo-de-simpatizantes-do-regime-militar-revolta-vereadores-na-camara.html

Feira da Reforma Agrária

A Agência Brasil publicou matéria sobre a “Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes”, organizada anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No texto, deram destaque à Lei de autoria do nosso mandato que reconhece o evento como de interesse cultural e social para a cidade do Rio. Leia a matéria:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/feira-da-reforma-agraria-no-rio-pretende-oferece-70-toneladas-de-alimentos

Massacre em Costa Barros

O sítio do jornal “Extra” destacou a nota divulgada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal sobre o assassinato por PM’s de cinco jovens em Costa Barros. Leia a matéria:

http://extra.globo.com/casos-de-policia/em-nota-comissao-da-camara-dos-vereadores-repudia-acao-na-qual-pms-fuzilaram-jovens-18181072.html

O Rio de Janeiro na lama

Uma série de reportagens chamada "O Rio de Janeiro na lama" foi ao ar no canal "Record" durante todos os dias da semana passada. As matérias trouxeram graves denúncias sobre as relações entre os políticos, as empreiteiras e as obras em curso para as Olimpíadas. Renato Cinco participou do último capítulo da série. Confira:

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/serie/o-rio-de-janeiro-na-lama/

Vito vive

O sítio do jornal “Brasil de Fato” publicou uma matéria sobre a entrega das medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes post-mortem, realizadas pelo nosso mandato e pelo mandato do deputado estadual Flavio Serafini, ao comunicador popular Vito Giannotti. Leia o texto:

http://brasildefato.com.br/node/33527

Tombamento do Odeon

O jornal “O Globo”, do último domingo (22), deu destaque ao Projeto de Lei de tombamento do cinema Odeon, proposto pela nosso mandato, e à sua tramitação na Câmara. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C11%5C22%5C0000157228.pdf

Comissão de Direitos Humanos

A Agência Brasil, em matéria sobre o caso de Adailton e Amanda Silvestre da Silva – casal em situação de rua que teve fogo ateado em seus corpos na semana passada -, deu destaque à nota divulgada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, da qual Renato Cinco faz parte. Confira:

http://www.ebc.com.br/noticias/2015/11/policia-civil-do-rio-procura-homem-suspeito-de-atear-fogo-casal

A questão da água no Rio

Os jornalistas Ronaldo Ferraz e Pereirinha, do “Jornal de Hoje – O diário da Baixada”, entrevistaram o vereador Renato Cinco sobre a situação da água no Rio de Janeiro e a Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico, instalada na Câmara Municipal. Leia a entrevista:

http://jornalhoje.inf.br/wp/?p=14292

Legado olímpico

A edição de quarta-feira (11) do jornal “O Globo” publicou o artigo “Pedaladas olímpicas”, de Renato Cinco. No artigo, Cinco apresenta diversas questões relativas às manobras orçamentárias da prefeitura para justificar as obras na cidade, que estariam em curso por conta dos jogos. Confira:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C11%5C11%5C0000156762.pdf

 

“Carioca Local” no Meia Hora

O jornal “Meia Hora” publicou, na segunda-feira (19), uma  matéria sobre as Audiências Públicas, promovidas pela Câmara Municipal, que estão discutindo o projeto “Carioca Local”. Nela, deu destaque para a opinião divergente de Renato Cinco, que acredita ser pouco democrático o método de discussões públicas adotado pela Prefeitura. Leia o texto:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C10%5C19%5C0000155923.pdf

Crise hídrica em debate

O jornal “Brasil de Fato” publicou uma matéria sobre o debate público realizado pela Comissão Especial sobre Colapso Hídrico, presidida por Renato Cinco. Veja:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/brasil_de_fato_126/7?e=0

Ingressos para o “Rock in Rio”

A jornalista Berenice Seara deu destaque, em sua coluna “Extra, Extra!”, para o fato de a bancada do PSOL ter devolvido os ingressos do “Rock in Rio”, que foram distribuídos para os vereadores do Rio. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C09%5C18%5C0000154652.pdf

Autonomia pedagógica

A derrubada do veto de Eduardo Paes ao Projeto de Lei 99/2013, que garante autonomia pedagógica nas escolas municipais, teve destaque na coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C09%5C06%5C0000154208.pdf

Descriminalização das drogas

O vereador Renato Cinco participou de um programa do canal Futura sobre a possibilidade de descriminalização do porte de drogas no Brasil. Confira:

https://www.youtube.com/watch?t=19&v=L9s-8PShW-M

Descriminaliza, STF

A revista “Tribuna do Advogado”, da OAB-RJ, deu destaque, em sua última edição, ao início do julgamento sobre descriminalização do porte de drogas no STF. Renato Cinco foi um dos entrevistados. Leia a matéria:

http://issuu.com/jornalismooab/docs/tribuna-do-advogado-agosto-2015/19?e=3410512/14875610

Manifestações e descriminalização

O blog do jornalista Sidney Rezende mencionou as posições do vereador Renato Cinco em duas publicações, uma sobre a posição dos políticos acerca das manifestações contra o governo e outra sobre a votação da descriminalização do porte de drogas no STF. Leia as matérias:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/253518+saiba+posicao+dos+principais+politicos+sobre+manifestacoes+contra+governo

http://www.sidneyrezende.com/noticia/253679+stf+inicia+julgamento+sobre+descriminalizacao+do+porte+de+drogas+para+uso+proprio

Pacote Olímpico

O sítio de notícias G1 e a rádio CBN repercutiram a aprovação, na Câmara de Vereadores, do “Pacote Olímpico” proposto pela prefeitura, mencionando a posição contrária de Renato Cinco. Veja as matérias:

G1: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2015/08/vereadores-aprovam-regras-especiais-para-realizacao-dos-jogos-olimpicos.html

CBN: http://m.cbn.globoradio.globo.com/rio-de-janeiro/2015/08/13/CAMARA-DOS-VEREADORES-APROVA-PROJETO-DE-LEI-QUE-ESTABELECE-REGRAS-ESPECIAIS-PARA-AS-OLIMP.htm

Diligência no Parque Olímpico

O jornal “Brasil de Fato” deu destaque, em sua edição da última semana, à segunda tentativa de diligência ao Parque Olímpico, organizada por Renato Cinco e outros parlamentares. Veja a matéria:

Obras Olímpicas

Na última quinta-feira (09), o jornal “Monitor Mercantil” publicou uma matéria relatando que  Renato Cinco e outros parlamentares foram impedidos de fiscalizar as obras das Olimpíadas. Leia a matéria:

http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=171866&Categoria=RIO

Denúncias envolvendo o presidente da Câmara

A coluna “Extra, extra”, da jornalista Berenice Seara, deu destaque para o pedido de uma reunião de caráter emergencial sobre os rumos da Câmara Municipal feito pela bancada do PSOL. A pauta principal do encontro será discutir as denúncias de corrupção envolvendo Jorge Felippe (PMDB), presidente da casa. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C07%5C08%5C0000151933.pdf

Vereadores “Hello Kitty”

No último domingo (05), o jornal “O Globo” publicou matéria sobre o alto custo de manutenção das Câmaras Municipais do estado do Rio de Janeiro. Renato Cinco opinou sobre o trabalho que é realizado na Câmara da cidade do Rio. Leia o texto:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C07%5C05%5C0000151850.pdf

Escândalos em série

A jornalista Berenice Seara, da coluna “Extra, extra”, chamou atenção para o fato de Renato Cinco ter sido o único parlamentar a abordar o tema corrupção na última sessão antes do recesso, mesmo após a divulgação de denúncias envolvendo o presidente da Câmara, Jorge Felipe (PMDB). Veja a nota:

 

bere

Ônibus no Rio de Janeiro

O vereador Renato Cinco (PSOL) concedeu uma breve entrevista ao jornal “Brasil de Fato” sobre a situação do transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Leia a entrevista.

Camelôs da Joaquim Silva

A jornalista Berenice Seara destacou, na coluna “Extra Extra!”, a aprovação do projeto de lei 602/2013, que declara como bem imaterial da cidade do Rio os Camelôs da Rua Joaquim Silva, na Lapa. O projeto foi vetado pelo prefeito e deve ser reapreciado pelos vereadores nos próximos dias.

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C06%5C23%5C0000151388.pdf

Contra a homofobia

O “Jornal do Brasil” online destacou a Audiência Pública sobre a LGBTFobia, que aconteceu na última terça-feira (19), na Câmara do Rio. O vereador Renato Cinco (PSOL) participou do evento e foi muito elogiado pela apresentação do Projeto de Lei 1297/2015, que institui incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/06/21/alunas-do-projeto-damas-participam-de-audiencia-publica-contra-a-lgbtfobia/

Mais travestis, menos ISS

A jornalista Berenice Seara destacou, em sua coluna no jornal “Extra”, o Projeto de Lei 1297/2015, de autoria do vereador Renato Cinco, que prevê incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros.
 
http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C05%5C31%5C0000150601.pdf

Contra o financiamento empresarial das campanhas

A rede de TV Telesur entrevistou Renato Cinco sobre o debate, em curso no Congresso Nacional, acerca do financiamento empresarial das campanhas. Veja a entrevista:

Laicidade x louvorzão

O jornalista Fernando Molica, do jornal “O Dia”, destacou na sua coluna, “Informe do Dia”, uma nota comentando a rejeição, pela maioria dos vereadores, do PL 647/2013, de autoria de Renato Cinco, que garantia a laicidade nos serviços públicos de saúde. Ironicamente, os parlamentares aprovaram no mesmo dia o “Louvorzão” a uma rádio Gospel. Veja a nota:

Orçamento em discussão

O jornal “O Dia” publicou, na última quarta-feira (27), um artigo de autoria de Renato Cinco sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Lei o texto:

http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-05-27/renato-cinco-qual-e-a-prioridade-do-orcamento.html

Mais travestis, menos ISS

O vereador Renato Cinco (PSOL) concedeu entrevista, na última segunda-feira (25), para a rádio CBN sobre o Projeto de Lei 1297/2015, que prevê incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros. Veja a entrevista:

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-rio/2015/05/25/90-DA-POPULACAO-TRANSEXUAL-TRABALHA-NA-INFORMALIDADE.htm

Marina da Glória

Em homenagem aos 50 anos do Parque do Flamengo, o caderno “Zona Sul” do jornal “O Globo” trouxe o debate sobre o projeto de “modernização” da Marina da Glória. O vereador Renato Cinco (PSOL) foi um dos entrevistados:
(more…)

Contra o machismo

A Lei 5.858, de 11 de maio de 2015, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que cria a campanha permanente de combate ao machismo e valorização das mulheres nas escolas da rede municipal, foi divulgada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal “O Globo”:

Contra a limitação do debate

A coluna “Extra Extra”, da jornalista Berenice Seara, traz nota criticando o dispositivo da Câmara que encerra as discussões dos projetos mais polêmicos. A matéria lembra que, há dois anos, os vereadores Renato Cinco e Paulo Pinheiro apresentaram projeto para mudar essa medida antidemocrática:

Licença paternidade

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/2014, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que amplia a licença paternidade dos servidores municipais de 8 para 30 dias, mereceu destaque na “Coluna do Servidor”, do Jornal Extra, da jornalista Pâmela Oliveira:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/consulta/materia.asp?mat=149669&cliente=camara&

Marcha da Maconha

Diversos veículos destacaram a Marcha da Maconha do Rio, que aconteceu no último sábado (09), na orla de Ipanema. O vereador Renato Cinco (PSOL) deu várias entrevistas. Veja abaixo:

O Globo: http://oglobo.globo.com/sociedade/marcha-da-maconha-percorre-orla-de-ipanema-16110051

Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1627055-marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio.shtml

O Tempo: http://www.otempo.com.br/capa/brasil/marcha-da-maconha-re%C3%BAne-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio-1.1036419

Jornal do Oeste: http://www.jornaldooeste.com.br/cotidiano/2015/05/marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio/1397647/

Diário do Nordeste: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-no-rio-de-janeiro-1.1288264

Diário online: http://www.diarioonline.com.br/noticias/brasil/noticia-329942-marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-no-rj.html

Aqui Dauana online: http://www.aquidauanaonline.com.br/?pg=noticia&id=48288

Programa Pânico: http://entretenimento.band.uol.com.br/aliga/episodio/100000699832/15337504/panico-na-band-acompanha-marcha-da-maconha.html

Eleição de Roberto Leher

A “Carta Maior” destacou, em matéria online, a eleição dos professores Roberto Leher e Denise Nascimento para a reitoria da UFRJ. O texto registrou ainda a comemoração do vereador Renato Cinco (PSOL):

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Roberto-Leher-e-eleito-reitor-da-UFRJ/13/33451

Câmara no feriadão

O vereador Renato Cinco (PSOL) comentou, em matéria publicada no jornal “O Dia”, o funcionamento irregular da Câmara Municipal, especialmente durante os feriados:

www.clipnaweb.com.br/camara/consulta/materia.asp?mat=148759&cliente=camara&

O jornal “O Globo” publicou, na última terça-feira (21), a matéria “Legislativo do Rio ensaia um Folgão”, com informações erradas sobre o funcionamento do gabinete do vereador Renato Cinco. Veja a nota, com os esclarecimentos do nosso mandato, enviada para a redação do jornal:
(more…)