Guarda Municipal

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, aprovado em primeira discussão, que permite o uso de “armas não letais” pela Guarda Municipal foi destaque na coluna online de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Renato Cinco foi um dos seis vereadores que votaram contra. Leia o texto:

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-aprova-em-primeira-discussao-armas-nao-letais-para-guarda-municipal-21389006.html

Orçamento

A intervenção do vereador Renato Cinco (PSOL) na Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias com a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente foi destaque na coluna de Berenice Seara, no jornal “Extra”. Leia abaixo:

Licença paternidade

A aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/2014, de autoria do vereador Renato Cinco, que amplia para 20 dias a licença paternidade dos servidores, foi destaque na  2ª edição do jornal da rádio BandNews FM Rio, no dia 23 de maio. Veja abaixo:

Perfil do Cinco

A TV Câmara colocou no ar um novo perfil do vereador Renato Cinco. Na entrevista, Cinco fala sobre os desafios desta legislatura na Câmara Municipal. Veja a matéria:

IPTU

A proposta do governo municipal de ampliar a cobrança de IPTU virou reportagem na Rádio CBN. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Escute a matéria:

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/86407/cobranca-do-iptu-gera-debate-entre-os-vereadores-d.htm

Resposta à matéria do jornal “O Globo”

A matéria do Jornal O Globo criticando a Câmara Municipal e os vereadores do Rio segue a linha das empresas da família Marinho de criminalização da política e do que é público. É uma linha editorial que desmerece a democracia, como se vê também na cobertura que tais empresas fazem sobre as manifestações de rua ou na defesa permanente das privatizações. Incluir parlamentares do PSOL nessas listas de políticos sem compromisso torna-se então uma forma de reafirmar que na política são todos iguais. Mas eles sabem que isso não é verdade. A citada matéria é exemplar. Respondemos ao Jornal O Globo sobre as tais “faltas” do vereador Renato Cinco. E, apesar do nosso prévio esclarecimento, eles preferiram manter sua linha editorial, mesmo que cometendo injustiças, e não publicaram uma linha de nossas explicações na matéria divulgada no impresso.

Veja abaixo a resposta que enviamos cinco dias antes da matéria ser publicada:

(more…)

Marcha da Maconha

A participação do vereador Renato Cinco (PSOL) na 15ª edição da Marcha da Maconha do Rio foi destaque em diversos veículos de comunicação. Leia as matérias:

http://extra.globo.com/noticias/rio/com-autorizacao-para-simular-fumo-marcha-da-maconha-no-rio-pede-descriminalizacao-21304969.html

http://istoe.com.br/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/marcha-da-maconha-reune-ativistas-na-praia-de-ipanema-rio.ghtml

http://www.smokebuddies.com.br/150-mil-pessoas-pela-legalizacao-marcha-da-maconha/

http://diariodepetropolis.com.br/integra/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos-119892

http://www.bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/marcha-da-maconha-reuniu-milhares-de-pessoas

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/05/07/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos/

http://www.grnews.com.br/07052017/grnews/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2017/05/07/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/05/06/marcha-da-maconha-defende-liberdade-de-usuarios-em-sao-paulo-rio-e-brasilia.htm

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/marcha-da-maconha-no-rio-pede-liberdade-para-usuarios-presos

Dia do trabalhador

O Jornal do Brasil destacou a participação de Renato Cinco no ato que ocupou a Cinelândia no dia 1º de maio. Leia o texto abaixo:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/05/01/no-dia-do-trabalho-manifestantes-fazem-ato-contra-as-reformas-trabalhista-e-da-previdencia/?from_rss=ciencia-e-tecnologia

Habitação popular

O artigo “Muita casa sem gente, muita gente sem casa”, sobre o déficit habitacional no país, do vereador Renato Cinco (PSOL), foi publicado no jornal “O Dia”, na última quarta-feira (26).

http://odia.ig.com.br/opiniao/2017-04-26/renato-cinco-muita-casa-sem-gente-muita-gente-sem-casa.html

Em defesa do Planetário

O PL apresentado por Renato Cinco, que tombava o Planetário, foi mencionado em matéria publicada no site do jornal “Extra”. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/camara-municipal-recebe-quatro-projetos-para-proteger-planetario-21260567.html

Contra a anistia para os grandes devedores

A emenda apresentada pela bancada do PSOL, que retirava da lista de possíveis anistiados os grandes devedores do município, foi destaque na coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”.

100 dias de Crivella

Em entrevista para a Rio TV Câmara, o vereador Renato Cinco avaliou os 100 primeiros dias do governo Crivella. Veja o vídeo:

 

Em defesa de Jean Wyllys

O jornal “O Globo” publicou, na última sexta-feira (31), o artigo “Querem calar um de nós”, do vereador Renato Cinco, que defende o mandato do deputado federal Jean Wyllys (PSOL). Leia o texto:

Homenagem à Claudia Santiago

O jornal “Brasil de Fato” deu destaque à homenagem que o mandato de Renato Cinco fez para Claudia Santiago. A jornalista foi agraciada com a medalha Chiquinha Gonzaga. Leia o texto:

https://www.brasildefato.com.br/2017/03/30/claudia-giannotti-sera-homenageada-com-a-medalha-chiquinha-gonzaga-no-rio-de-janeiro

Debate na CNT

O vereador Renato Cinco (PSOL) foi um dos debatedores no programa “Jogo do Poder”, na CNT. O apresentador Ricardo Bruno mediou o encontro. Vale a pena rever!

(more…)

Medalha Chiquinha Gonzaga

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal Extra, deu destaque para a homenagem do mandato de Renato Cinco à Claudia Santiago. Leia a nota:

Licença paternidade

A manobra do governo Crivella para emendar o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município 21/2014, do vereador Renato Cinco (PSOL), que amplia a licença paternidade para 30 dias, foi destaque na coluna dos servidores, no jornal “O Dia”. Veja a nota:

Habitação popular

O vereador Renato Cinco deu entrevista ao jornal “Brasil de Fato” sobre habitação popular e mudanças no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ele aproveitou para falar do requerimento de CPI apresentado por seu mandato. Leia a matéria:

https://www.brasildefato.com.br/2017/03/09/temer-volta-atras-e-anuncia-novas-contratacoes-para-faixa-1-do-minha-casa-minha-vida/

Orçamento 2

A rádio CBN veiculou, na quarta-feira (14), uma matéria sobre a previsão orçamentária do município para 2017. Renato Cinco foi entrevistado, pontuando sua avaliação e expectativa sobre o tema. Ouça a entrevista:

https://soundcloud.com/renato-cinco/entrevista-radio-cbn-14122016

Orçamento 1

O portal SRzd, do jornalista Sidney Rezende, entrevistou o vereador Renato Cinco sobre a situação orçamentária legada por Eduardo Paes para o próximo prefeito. Leia a matéria:

www.sidneyrezende.com/brasil/crivella-cortes-financeiro/

Lançamento de livro

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”, também divulgou o lançamento do livro “Crise Hídrica em Debate, reflexões a partir do Seminário Internacional de 2015”, promovido pelo Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico, presidida por Renato Cinco. Leia o texto:

Untitled-2

Água limpa

A coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal “Extra”, deu destaque à sanção da Lei que determina a divulgação do monitoramento da qualidade da água consumida pelo cariocas, de autoria de Renato Cinco. Leia o texto:

Untitled-1

Maconha medicinal

A coluna do jornalista Ancelmo Gois, em “O Globo”, deu destaque ao Projeto de Lei 1794/16, do vereador Renato Cinco (PSOL), que inclui o 27 de novembro, “Dia da Maconha Medicinal”, no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Leia o texto

Licença paternidade

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município 21/2014, que amplia a licença paternidade de oito para trinta dias, foi destaque no site do jornal “O Globo”. Leia o texto:

http://blogs.oglobo.globo.com/pai-pra-toda-obra/post/camara-do-rio-vota-extensao-da-licenca-paternidade-para-servidores-publicos.html

Aposentadoria de vereadores 2

Renato Cinco também concedeu entrevista ao jornal da Record News sobre o Projeto de Lei 1442/2015, que previa o aumento na aposentadoria dos servidores eleitos vereadores. Veja a matéria:

http://noticias.r7.com/record-news/jornal-da-record-news/videos/veja-o-jornal-da-record-news-desta-terca-feira-1-02112016

Aposentadoria de vereadores 1

O vereador Renato Cinco foi entrevistado, pelo RJTV 2ª edição da Rede Globo, sobre o Projeto de Lei 1442/2015, que previa o aumento na aposentadoria dos servidores eleitos vereadores. Veja a matéria:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rjtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/vereadores-arquivam-projeto-de-lei-que-ampliava-aposentadoria/5419700/

Precariedade das escolas

O site do “Jornal do Brasil” publicou uma matéria sobre o aumento do número de escolas municipais em situação precária no Rio. Nela, também mencionou o levantamento feito pelo gabinete de Renato Cinco sobre a queda do orçamento municipal. Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/10/29/tcm-rj-mostra-que-aumentou-numero-de-escolas-municipais-em-condicoes-precarias/

Planos do novo prefeito

O jornal “Extra” publicou, antes do segundo turno, uma matéria apresentando os planos de Freixo e de Crivella para a prefeitura. Nela, mencionou um levantamento feito pelo gabinete de Renato Cinco sobre a queda do orçamento municipal. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/rio/candidatos-prefeitura-do-rio-contam-quais-serao-suas-primeiras-acoes-se-forem-eleitos-20378331.html

Oposição a Crivella

A postura da bancada de vereadores do PSOL de oposição a Marcelo Crivella foi destaque da edição de quinta-feira (03) do jornal “O Globo”. Leia o texto:

http://oglobo.globo.com/brasil/bancada-do-psol-articula-resistencia-contra-projeto-de-escola-sem-partido-20403320

Crise da prefeitura 2

O JB online também publicou matéria sobre o rombo financeiro do município e deu destaque ao levantamento feito pela equipe do mandato de Renato Cinco (PSOL). Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/10/24/obras-da-prefeitura-estao-paradas-no-rio/

Crise da prefeitura 1

A crise financeira vivida pela prefeitura do Rio foi destaque no jornal “Extra”.  Levantamento feito pelo gabinete do vereador Renato Cinco (PSOL) serviu de subsídio para a matéria. Leia o texto:

extra.globo.com/noticias/rio/prefeitura-do-rio-poe-pe-no-freio-interrompe-obras-da-sinais-de-crise-20337146.html

Freixo na Maracanã

A caminhada de Marcelo Freixo com José Trajano, Renato Cinco e outros membros do PSOL, da Praça Afonso Pena até o Maracanã, foi noticiada pelo site do jornal “O Globo”. Leia a matéria:

http://oglobo.globo.com/brasil/freixo-vai-ao-maracana-ouve-gritos-de-apoio-xingamentos-20341925

Jogos Olímpicos

O jornal “Brasil de Fato” publicou a matéria “Rio recebe Jogos Olímpicos com obras inacabadas”, discutindo os problemas da preparação do evento esportivo. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados. Leia o texto:

[https://issuu.com/brasildefatorj/docs/200]

 

Fora Temer 2

O jornal “El País” publicou uma matéria sobre as duas manifestações – em Copacabana e na Tijuca -, que aconteceram na última sexta-feira (05), dia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. No texto, dão destaque para a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

[http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/06/politica/1470434771_044818.html]

 

Fora Temer 1

A transmissão ao vivo, feita pelo vereador Renato Cinco, da violência policial usada para dispensar manifestantes, que protestavam contra o governo Temer, na Tijuca, foi destaque no site do jornal “O Dia”. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-08-05/protesto-termina-em-confusao-na-tijuca.html

 

Pedaladas de Eduardo Paes

O SBT entrevistou o vereador Renato Cinco sobre as pedaladas fiscais de Eduardo Paes. Veja a matéria:

Governo quer privatizar o uso da água

No final do ano passado, durante o “Seminário Internacional da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico”, o vereador Renato Cinco (PSOL) denunciou a intenção do governo estadual de privatizar o uso da água. Na ocasião, palestrantes do mundo inteiro alertaram para os problemas da privatização dos recursos hídricos.

No evento, o pesquisador da “Corporate Europe Observatory”, Martin Pigeon, além de palestrar sobre a importância da “remunicipalização” da água, entrevistou Renato Cinco.

(more…)

Pré-candidatura de Marcelo Freixo

o sítio G1 publicou uma matéria sobre a entrevista coletiva de Marcelo Freixo, anunciando sua pré-candidatura à prefeitura do Rio. Nela, menciona a participação de Renato Cinco na atividade.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/noticia/2016/07/marcelo-freixo-e-confirmado-como-candidato-do-psol-prefeito-do-rio.html 


Entrevista com Cinco

O blog “O Cafezinho” publicou uma entrevista com o vereador Renato Cinco. Nela, Cinco aborda diversos temas, como a situação política do país e as próximas eleições municipais. Leia a entrevista:

http://www.ocafezinho.com/2016/07/19/entrevista-renato-cinco-vereador-do-rio-pelo-psol/ 

Calamidade Olímpica

A revista “Brasileiros” publicou uma matéria sobre a “contagem regressiva” para as Olimpíadas. Nela, entrevistaram Renato Cinco. Leia o texto:

http://brasileiros.com.br/2016/07/grande-maquiagem-das-olimpiadas/

 

Ação Parlamentar

O programa “Ação Parlamentar”, da TV Câmara, fez uma matéria sobre a trajetória política e as principais ações de Renato Cinco. Veja abaixo:

https://youtu.be/GFd-GdJVhug

Plano Municipal de Educação

O jornal “Brasil de Fato” publicou uma nota na qual faz um breve relato da Audiência Pública sobre o PME, com destaque para a intervenção de Renato Cinco. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/190_-_1-16

Plano Municipal de Educação 1

O jornal “Extra” publicou uma matéria sobre a Audiência Pública que discutiu o Plano Municipal de Educação, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

http://extra.globo.com/noticias/rio/manifestacao-favor-de-bolsonaro-de-ustra-interrompe-debate-na-camara-do-rio-19598711.html

Plano Municipal de Educação 2

O Jornal do Brasil também publicou uma matéria sobre a Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Educação, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia o texto:

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/06/28/audiencia-para-discutir-plano-de-educacao-no-rio-e-paralisada-em-meio-a-saudacoes-a-brilhante-ustra/?from_rss=None

Frente de Esquerda

A coluna “Extra, extra”, da jornalista Berenice Seara, publicou uma nota sobre o “Manifesto pela Frente Socialista de Esquerda nas eleições do Rio de Janeiro em 2016”, que condena alianças do PSOL com o PC do B, o PT e a Rede. O documento foi assinado por diversos militantes e parlamentares, como Renato Cinco. Leia a nota: (more…)

CPI das Olimpíadas

O portal G1 noticiou a obstrução dos trabalhos parlamentares levada a cabo pela oposição na Câmara Municipal, por conta da nova interrupção do funcionamento da CPI das Olimpíadas, mencionando a participação de Renato Cinco. Leia a matéria:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/blog/por-dentro-da-camara-do-rio/post/obstrucao-do-inicio-ao-fim-da-sessao.html

Ocupa SEEDUC

O jornal “O Dia” publicou matéria sobre a ocupação da Secretária Estadual de Educação feita por estudantes. Renato Cinco, que esteve no local acompanhando a mobilização, foi um dos entrevistados. Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-05-30/estudantes-ocupam-secretaria-de-educacao-e-pedem-audiencia-com-dornelles.html

Orçamento cor-de-rosa da prefeitura

A coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara, deu destaque para a pesquisa realizada pela equipe do nosso mandato sobre a previsão orçamentária fantasiosa divulgada pela Prefeitura do Rio. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C05%5C31%5C0000164364.pdf

Pedaladas olímpicas

O jornal “Brasil de Fato” noticiou denúncia feita pelo nosso mandato sobre os gastos “extras” com as obras olímpicas e a relação entre as empreiteiras beneficiadas e o PMDB. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/181

Pedaladas do Paes

O jornal “Brasil de Fato” publicou levantamento feito pelo nosso mandato que expõe as pedaladas fiscais praticadas pelo governo Eduardo Paes e que beneficiam diversas empresas. Leio o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/1-16_2_

Ciclovia da morte

O site do “Jornal do Brasil” publicou uma matéria que faz um levantamento sobre o que foi feito – ou não – um mês após o acidente com a ciclovia Tim Maia. Renato Cinco foi um dos entrevistados.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/05/21/ciclovia-da-morte-um-mes-apos-tragedia-nao-ha-culpados-nem-punicoes/?from_rss=rio

Homenagem à Maria Inês Bravo

A Rio TV Câmara fez uma matéria sobre a cerimônia, promovida pelo mandato de Renato Cinco, de entrega da medalha Pedro Ernesto para a professora Maria Inês Bravo. Veja o vídeo:

(more…)

CPI das Olimpíadas

O portal G1 noticiou a decisão da maioria dos vereadores de suspender a CPI das Olimpíadas, mencionando a posição contrária de Renato Cinco e da bancada do PSOL. Leia abaixo:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/blog/por-dentro-da-camara-do-rio/post/camara-suspende-trabalhos-da-cpi-das-olimpiadas.html

Pedaladas do Paes 2

O site do jornal “Extra” publicou a matéria “Prefeitura gasta mais do que o previsto em obras das Olimpíadas”, sobre as pedaladas olímpicas de Eduardo Paes, citando o levantamento realizado pelo nosso mandato. Leia abaixo:

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/prefeitura-gasta-mais-do-que-previsto-em-obras-das-olimpiadas-19327748.html

Pedaladas do Paes 1

A coluna "Extra, extra!", da jornalista Berenice Seara, publicou uma nota divulgando o levantamento feito pelo nosso mandato sobre as pedaladas fiscais de Eduardo Paes nas obras olímpicas. Confira!

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C05%5C18%5C0000163982.pdf

Marcha da Maconha

Confira a reportagem do portal Terra sobre a Marcha da Maconha do Rio. O vereador Renato Cinco foi um dos entrevistados.

http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/marcha-da-maconha-reune-mais-de-mil-pessoas-no-rio,f630de4fb83a852f5a3022aaef173202eu7uwij8.html

Legado perdido

O vereador Renato Cinco deu uma entrevista para o programa “Ponto de Vista”, da Rio TV Câmara, analisando o legado não realizado dos jogos olímpicos. Veja a entrevista:

(more…)

Campanha de Sanders no Brasil

A coluna do jornalismo Ancelmo Goes, publicada no jornal “O Globo”, deu destaque para o debate sobre a eleição dos EUA organizado pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL-RJ). Veja a nota:

https://drive.google.com/file/d/0B4vRVUuANvU3OEVkdjF3dXJSSXc/view?usp=sharing

Ciclovia da morte

O Jornal do Brasil publicou, no dia 22 de abril, matéria sobre a queda da ciclovia Tim Maia. No texto, Cinco fala sobre a necessidade da CPI sobre as Olimpíadas. Confira!

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/22/ciclovia-da-morte-vereadores-querem-passar-gestao-da-prefeitura-a-limpo/?from_rss=None

Legado ambiental

O blog “Urbe CaRioca” publicou um artigo comentando o “Debate Público: o (não) legado ambiental olímpico”, promovido pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). Leia o texto:

http://urbecarioca.blogspot.com.br/2016/04/o-nao-legado-olimpico-do-estadio-de.html

Guerra aos pobres

A versão estadual do jornal “Brasil de Fato” publicou o artigo “Vítimas de uma guerra”, do vereador Renato Cinco, na sua edição de 7 a 10 de abril. Leia o texto:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/168

Marcha da Maconha e o Facebook n’O Dia

O jornal “O Dia” também publicou em seu sítio uma matéria sobre negativa da rede social em permitir que Renato Cinco patrocinasse a página da Marcha da Maconha. No texto, chamaram atenção para a possibilidade de que uma ação judicial seja movida contra a empresa por conta da proibição. Afinal, as manifestações pró legalização da maconha são autorizadas pelo STF desde 2011. Leia o texto:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-02-16/marcha-da-maconha-e-proibida-no-facebook.html

Marcha da Maconha e o Facebook n’O Globo

O colunista d’O Globo Ancelmo Gois, em nota publicada no último domingo (14), deu destaque à negativa da rede social em permitir que Renato Cinco patrocinasse a página da Marcha da Maconha. Segundo o Facebook, “o anúncio não foi aprovado por ter o texto muito chamativo”. Leia a nota:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2016%5C02%5C14%5C0000160356.pdf

Crise hídrica

Em matéria da Agência Brasil sobre o lançamento da campanha “Rio Maravilha Sem Água”, impulsionada pelo Greenpeace e pelo Meu Rio, Renato Cinco opina sobre a questão da água e fala sobre o trabalho da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico. Leio o texto:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-01/ongs-lancam-campanha-sobre-crise-hidrica-no-estado-do-rio-de-janeiro

Seminário na Band

O jornalista Alexandre Totoriello esteve no “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”, entrevistando participantes das mesas de debates. A matéria foi ao ar no “Jornal da Band”. Veja a reportagem:

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/12/14/15708206-nivel-dos-reservatorios-que-abastecem-rj-e-sp-continua-subindo.html

Seminário no Extra

A coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara, divulgou, no domingo (13), uma nota sobre o “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C13%5C0000158180.pdf

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C13%5C0000158181.pdf

Seminário na TV Câmara

Na noite de segunda-feira (14), a edição do “Acontece no Rio”, da TV Câmara, apresentou a cobertura do “Seminário Internacional sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

https://www.youtube.com/watch?v=6lKEDvTMr8c

Crise hídrica no Rio

o jornal “Destak”, de segunda-feira (14), chamou atenção para o nível dos reservatórios que abastecem o Rio, destacando o “Seminário Internacional” organizado pela “Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico”. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C12%5C14%5C0000158225.pdf

Hitler na Câmara II

O sítio "Brasil Post" destacou a atuação de Renato Cinco na Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei "Escola sem Partido". Leia a matéria:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/07/hitler-camara-rio_n_8740216.html

Hitler na Câmara I

O jornal "O Dia" veiculou notícia sobre a Audiência Pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal que debateu o Projeto de Lei "Escola sem Partido". Leia a matéria:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-03/grupo-de-simpatizantes-do-regime-militar-revolta-vereadores-na-camara.html

Feira da Reforma Agrária

A Agência Brasil publicou matéria sobre a “Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes”, organizada anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No texto, deram destaque à Lei de autoria do nosso mandato que reconhece o evento como de interesse cultural e social para a cidade do Rio. Leia a matéria:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/feira-da-reforma-agraria-no-rio-pretende-oferece-70-toneladas-de-alimentos

Massacre em Costa Barros

O sítio do jornal “Extra” destacou a nota divulgada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal sobre o assassinato por PM’s de cinco jovens em Costa Barros. Leia a matéria:

http://extra.globo.com/casos-de-policia/em-nota-comissao-da-camara-dos-vereadores-repudia-acao-na-qual-pms-fuzilaram-jovens-18181072.html

O Rio de Janeiro na lama

Uma série de reportagens chamada "O Rio de Janeiro na lama" foi ao ar no canal "Record" durante todos os dias da semana passada. As matérias trouxeram graves denúncias sobre as relações entre os políticos, as empreiteiras e as obras em curso para as Olimpíadas. Renato Cinco participou do último capítulo da série. Confira:

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/serie/o-rio-de-janeiro-na-lama/

Vito vive

O sítio do jornal “Brasil de Fato” publicou uma matéria sobre a entrega das medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes post-mortem, realizadas pelo nosso mandato e pelo mandato do deputado estadual Flavio Serafini, ao comunicador popular Vito Giannotti. Leia o texto:

http://brasildefato.com.br/node/33527

Tombamento do Odeon

O jornal “O Globo”, do último domingo (22), deu destaque ao Projeto de Lei de tombamento do cinema Odeon, proposto pela nosso mandato, e à sua tramitação na Câmara. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C11%5C22%5C0000157228.pdf

Comissão de Direitos Humanos

A Agência Brasil, em matéria sobre o caso de Adailton e Amanda Silvestre da Silva – casal em situação de rua que teve fogo ateado em seus corpos na semana passada -, deu destaque à nota divulgada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, da qual Renato Cinco faz parte. Confira:

http://www.ebc.com.br/noticias/2015/11/policia-civil-do-rio-procura-homem-suspeito-de-atear-fogo-casal

A questão da água no Rio

Os jornalistas Ronaldo Ferraz e Pereirinha, do “Jornal de Hoje – O diário da Baixada”, entrevistaram o vereador Renato Cinco sobre a situação da água no Rio de Janeiro e a Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico, instalada na Câmara Municipal. Leia a entrevista:

http://jornalhoje.inf.br/wp/?p=14292

Legado olímpico

A edição de quarta-feira (11) do jornal “O Globo” publicou o artigo “Pedaladas olímpicas”, de Renato Cinco. No artigo, Cinco apresenta diversas questões relativas às manobras orçamentárias da prefeitura para justificar as obras na cidade, que estariam em curso por conta dos jogos. Confira:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C11%5C11%5C0000156762.pdf

 

“Carioca Local” no Meia Hora

O jornal “Meia Hora” publicou, na segunda-feira (19), uma  matéria sobre as Audiências Públicas, promovidas pela Câmara Municipal, que estão discutindo o projeto “Carioca Local”. Nela, deu destaque para a opinião divergente de Renato Cinco, que acredita ser pouco democrático o método de discussões públicas adotado pela Prefeitura. Leia o texto:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C10%5C19%5C0000155923.pdf

Crise hídrica em debate

O jornal “Brasil de Fato” publicou uma matéria sobre o debate público realizado pela Comissão Especial sobre Colapso Hídrico, presidida por Renato Cinco. Veja:

https://issuu.com/brasildefatorj/docs/brasil_de_fato_126/7?e=0

Ingressos para o “Rock in Rio”

A jornalista Berenice Seara deu destaque, em sua coluna “Extra, Extra!”, para o fato de a bancada do PSOL ter devolvido os ingressos do “Rock in Rio”, que foram distribuídos para os vereadores do Rio. Veja a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C09%5C18%5C0000154652.pdf

Autonomia pedagógica

A derrubada do veto de Eduardo Paes ao Projeto de Lei 99/2013, que garante autonomia pedagógica nas escolas municipais, teve destaque na coluna “Extra, extra!”, da jornalista Berenice Seara. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C09%5C06%5C0000154208.pdf

Descriminalização das drogas

O vereador Renato Cinco participou de um programa do canal Futura sobre a possibilidade de descriminalização do porte de drogas no Brasil. Confira:

https://www.youtube.com/watch?t=19&v=L9s-8PShW-M

Descriminaliza, STF

A revista “Tribuna do Advogado”, da OAB-RJ, deu destaque, em sua última edição, ao início do julgamento sobre descriminalização do porte de drogas no STF. Renato Cinco foi um dos entrevistados. Leia a matéria:

http://issuu.com/jornalismooab/docs/tribuna-do-advogado-agosto-2015/19?e=3410512/14875610

Manifestações e descriminalização

O blog do jornalista Sidney Rezende mencionou as posições do vereador Renato Cinco em duas publicações, uma sobre a posição dos políticos acerca das manifestações contra o governo e outra sobre a votação da descriminalização do porte de drogas no STF. Leia as matérias:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/253518+saiba+posicao+dos+principais+politicos+sobre+manifestacoes+contra+governo

http://www.sidneyrezende.com/noticia/253679+stf+inicia+julgamento+sobre+descriminalizacao+do+porte+de+drogas+para+uso+proprio

Pacote Olímpico

O sítio de notícias G1 e a rádio CBN repercutiram a aprovação, na Câmara de Vereadores, do “Pacote Olímpico” proposto pela prefeitura, mencionando a posição contrária de Renato Cinco. Veja as matérias:

G1: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2015/08/vereadores-aprovam-regras-especiais-para-realizacao-dos-jogos-olimpicos.html

CBN: http://m.cbn.globoradio.globo.com/rio-de-janeiro/2015/08/13/CAMARA-DOS-VEREADORES-APROVA-PROJETO-DE-LEI-QUE-ESTABELECE-REGRAS-ESPECIAIS-PARA-AS-OLIMP.htm

Diligência no Parque Olímpico

O jornal “Brasil de Fato” deu destaque, em sua edição da última semana, à segunda tentativa de diligência ao Parque Olímpico, organizada por Renato Cinco e outros parlamentares. Veja a matéria:

Obras Olímpicas

Na última quinta-feira (09), o jornal “Monitor Mercantil” publicou uma matéria relatando que  Renato Cinco e outros parlamentares foram impedidos de fiscalizar as obras das Olimpíadas. Leia a matéria:

http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=171866&Categoria=RIO

Denúncias envolvendo o presidente da Câmara

A coluna “Extra, extra”, da jornalista Berenice Seara, deu destaque para o pedido de uma reunião de caráter emergencial sobre os rumos da Câmara Municipal feito pela bancada do PSOL. A pauta principal do encontro será discutir as denúncias de corrupção envolvendo Jorge Felippe (PMDB), presidente da casa. Leia a matéria:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C07%5C08%5C0000151933.pdf

Vereadores “Hello Kitty”

No último domingo (05), o jornal “O Globo” publicou matéria sobre o alto custo de manutenção das Câmaras Municipais do estado do Rio de Janeiro. Renato Cinco opinou sobre o trabalho que é realizado na Câmara da cidade do Rio. Leia o texto:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C07%5C05%5C0000151850.pdf

Escândalos em série

A jornalista Berenice Seara, da coluna “Extra, extra”, chamou atenção para o fato de Renato Cinco ter sido o único parlamentar a abordar o tema corrupção na última sessão antes do recesso, mesmo após a divulgação de denúncias envolvendo o presidente da Câmara, Jorge Felipe (PMDB). Veja a nota:

 

bere

Ônibus no Rio de Janeiro

O vereador Renato Cinco (PSOL) concedeu uma breve entrevista ao jornal “Brasil de Fato” sobre a situação do transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Leia a entrevista.

Camelôs da Joaquim Silva

A jornalista Berenice Seara destacou, na coluna “Extra Extra!”, a aprovação do projeto de lei 602/2013, que declara como bem imaterial da cidade do Rio os Camelôs da Rua Joaquim Silva, na Lapa. O projeto foi vetado pelo prefeito e deve ser reapreciado pelos vereadores nos próximos dias.

http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C06%5C23%5C0000151388.pdf

Contra a homofobia

O “Jornal do Brasil” online destacou a Audiência Pública sobre a LGBTFobia, que aconteceu na última terça-feira (19), na Câmara do Rio. O vereador Renato Cinco (PSOL) participou do evento e foi muito elogiado pela apresentação do Projeto de Lei 1297/2015, que institui incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/06/21/alunas-do-projeto-damas-participam-de-audiencia-publica-contra-a-lgbtfobia/

Mais travestis, menos ISS

A jornalista Berenice Seara destacou, em sua coluna no jornal “Extra”, o Projeto de Lei 1297/2015, de autoria do vereador Renato Cinco, que prevê incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros.
 
http://www.clipnaweb.com.br/camara/Imagens/2015%5C05%5C31%5C0000150601.pdf

Contra o financiamento empresarial das campanhas

A rede de TV Telesur entrevistou Renato Cinco sobre o debate, em curso no Congresso Nacional, acerca do financiamento empresarial das campanhas. Veja a entrevista:

Laicidade x louvorzão

O jornalista Fernando Molica, do jornal “O Dia”, destacou na sua coluna, “Informe do Dia”, uma nota comentando a rejeição, pela maioria dos vereadores, do PL 647/2013, de autoria de Renato Cinco, que garantia a laicidade nos serviços públicos de saúde. Ironicamente, os parlamentares aprovaram no mesmo dia o “Louvorzão” a uma rádio Gospel. Veja a nota:

Orçamento em discussão

O jornal “O Dia” publicou, na última quarta-feira (27), um artigo de autoria de Renato Cinco sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Lei o texto:

http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-05-27/renato-cinco-qual-e-a-prioridade-do-orcamento.html

Mais travestis, menos ISS

O vereador Renato Cinco (PSOL) concedeu entrevista, na última segunda-feira (25), para a rádio CBN sobre o Projeto de Lei 1297/2015, que prevê incentivos fiscais às empresas que contratarem travestis, transexuais e transgêneros. Veja a entrevista:

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-rio/2015/05/25/90-DA-POPULACAO-TRANSEXUAL-TRABALHA-NA-INFORMALIDADE.htm

Marina da Glória

Em homenagem aos 50 anos do Parque do Flamengo, o caderno “Zona Sul” do jornal “O Globo” trouxe o debate sobre o projeto de “modernização” da Marina da Glória. O vereador Renato Cinco (PSOL) foi um dos entrevistados:
(more…)

Contra o machismo

A Lei 5.858, de 11 de maio de 2015, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que cria a campanha permanente de combate ao machismo e valorização das mulheres nas escolas da rede municipal, foi divulgada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal “O Globo”:

Contra a limitação do debate

A coluna “Extra Extra”, da jornalista Berenice Seara, traz nota criticando o dispositivo da Câmara que encerra as discussões dos projetos mais polêmicos. A matéria lembra que, há dois anos, os vereadores Renato Cinco e Paulo Pinheiro apresentaram projeto para mudar essa medida antidemocrática:

Licença paternidade

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/2014, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que amplia a licença paternidade dos servidores municipais de 8 para 30 dias, mereceu destaque na “Coluna do Servidor”, do Jornal Extra, da jornalista Pâmela Oliveira:

http://www.clipnaweb.com.br/camara/consulta/materia.asp?mat=149669&cliente=camara&

Marcha da Maconha

Diversos veículos destacaram a Marcha da Maconha do Rio, que aconteceu no último sábado (09), na orla de Ipanema. O vereador Renato Cinco (PSOL) deu várias entrevistas. Veja abaixo:

O Globo: http://oglobo.globo.com/sociedade/marcha-da-maconha-percorre-orla-de-ipanema-16110051

Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1627055-marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio.shtml

O Tempo: http://www.otempo.com.br/capa/brasil/marcha-da-maconha-re%C3%BAne-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio-1.1036419

Jornal do Oeste: http://www.jornaldooeste.com.br/cotidiano/2015/05/marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-em-ipanema-no-rio/1397647/

Diário do Nordeste: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-no-rio-de-janeiro-1.1288264

Diário online: http://www.diarioonline.com.br/noticias/brasil/noticia-329942-marcha-da-maconha-reune-cerca-de-mil-pessoas-no-rj.html

Aqui Dauana online: http://www.aquidauanaonline.com.br/?pg=noticia&id=48288

Programa Pânico: http://entretenimento.band.uol.com.br/aliga/episodio/100000699832/15337504/panico-na-band-acompanha-marcha-da-maconha.html

Eleição de Roberto Leher

A “Carta Maior” destacou, em matéria online, a eleição dos professores Roberto Leher e Denise Nascimento para a reitoria da UFRJ. O texto registrou ainda a comemoração do vereador Renato Cinco (PSOL):

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Roberto-Leher-e-eleito-reitor-da-UFRJ/13/33451

Câmara no feriadão

O vereador Renato Cinco (PSOL) comentou, em matéria publicada no jornal “O Dia”, o funcionamento irregular da Câmara Municipal, especialmente durante os feriados:

www.clipnaweb.com.br/camara/consulta/materia.asp?mat=148759&cliente=camara&

O jornal “O Globo” publicou, na última terça-feira (21), a matéria “Legislativo do Rio ensaia um Folgão”, com informações erradas sobre o funcionamento do gabinete do vereador Renato Cinco. Veja a nota, com os esclarecimentos do nosso mandato, enviada para a redação do jornal:
(more…)

Liberdade para os cultivadores presos

O site Brasil 247 publicou uma matéria sobre a criminalização dos cultivadores de maconha. No texto, o vereador Renato Cinco (PSOL) pede a libertação imediata dos presos.

www.brasil247.com/pt/247/brasil/175908/Uso-da-maconha-em-tratamentos-reacende-debate-sobre-cultivo.htm

Desabrigados da CEDAE

O jornal “O Dia” destacou o apoio do mandato do vereador Renato Cinco (PSOL) aos desabrigados da CEDAE, que estão ocupando a escadaria da Câmara Municipal:

odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-27/parte-de-grupo-de-invasores-de-terreno-da-cedae-volta-a-frente-da-camara.html

Contra a homofobia

O site Brasil 247 destacou o “Beijaço”, que ocorreu na Praça São Salvador, e lembrou o discurso do vereador Renato Cinco (PSOL), na tribuna da Câmara, em defesa dos direitos LGBTTs:

www.brasil247.com/pt/247/artigos/175259/A-guerra-contra-a-homofobia.htm

Fora Daciolo

A jornalista Berenice Seara noticiou, na coluna Extra Extra online, a campanha do vereador Renato Cinco pedindo a expulsão do cabo Daciolo do PSOL. O tema também foi destaque no jornal “O Dia”:

extra.globo.com/noticias/extra-extra/vereador-renato-cinco-faz-campanha-para-executiva-nacional-do-psol-confirmar-expulsao-de-cabo-daciolo-15650602.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-25/daciolo-quer-ser-expulso-do-psol-diz-renato-cinco.html

Em defesa do Estado laico

A proposta do deputado federal cabo Daciolo (PSOL) de mudar o texto do 1º artigo da Constituição Federal continuou repercutindo nos jornais de todo o Brasil. Em Minas Gerais, “O Tempo” identificou Renato Cinco como o principal opositor da medida:

www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/aparte/ap%C3%B3s-convite-dinis-pinheiro-se-torna-op%C3%A7%C3%A3o-do-psb-em-bh-1.1009161

Greve dos garis

A greve dos garis do Rio de Janeiro mereceu destaque durante toda a semana nos principais jornais cariocas. A bancada do PSOL denunciou irregularidades no plano de contingência da Comlurb:

g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/mpt-apura-denuncias-de-problemas-na-substituicao-de-garis-no-rj.html

www.jornalpovo.com/pagina/03

Medalha Chiquinha Gonzaga

A entrega da medalha Chiquinha Gonzaga à Luciene Lacerda foi divulgada na coluna “Extra, Extra!”, da jornalista Berenice Seara:
(more…)

Em defesa do Estado laico

O episódio envolvendo o deputado federal Cabo Daciolo (PSOL) deu o que falar na mídia grande. A posição de Renato Cinco sobre o tema, condenando a atitude do militar, foi mencionada em diversos veículos:
(more…)

Artigo publicado no jornal “O Globo”

Link para artigo completo: http://oglobo.globo.com/opiniao/bola-fora-da-prefeitura-14931562

10881387_960609043967352_1259917039_n

Contra o Estado Penal

O jornalista da Rede Bandeirantes Rodolfo Schneider destacou, na sua coluna do jornal Metro, dados apresentados pelo vereador Renato Cinco (PSOL), durante discurso no plenário, sobre o sistema carcerário brasileiro. Veja:

(more…)

Contra a tortura

A emissora Telesur entrevistou o vereador Renato Cinco (PSOL) sobre as torturas nas favelas cariocas:

(more…)

Pelo tombamento do Cine Odeon

A jornalista da coluna “Extra Extra”, Berenice Seara, publicou nota sobre o nosso Projeto de Lei que tomba o Cine Odeon. Leia a nota:

(more…)

Fora Bolsonaro

O discurso do vereador Renato Cinco (PSOL) contra a lamentável fala do deputado Jair Bolsonaro (PP) continuou a repercutir ao longo da semana. Confira:

(more…)

Fora Bolsonaro

O sítio “Conexão Jornalismo” e a coluna “Extra Extra”, da jornalista Berenice Seara, destacaram a truculência do vereador Carlos Bolsonaro (PP) contra Renato Cinco (PSOL), quando este discursava em defesa das mulheres e dos direitos humanos.

(more…)

Ação Parlamentar

A TV Câmara exibiu, na última segunda-feira (01), uma entrevista com Renato Cinco (PSOL), no Programa Ação Parlamentar. O vereador contou um pouco sobre a sua história e trajetória política. Confira:

Contra o Campo de Golfe

A coluna online “Extra Extra”, da jornalista Berenice Seara, destacou o pedido de CPI do Campo de Golfe, proposto pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). Veja a matéria:

extra.globo.com/noticias/extra-extra/vereador-renato-cinco-tenta-criar-cpi-do-campo-de-golfe-14707552.html.

Aumento das passagens de ônibus

brasil-de-fatoA edição 75 do Jornal Brasil de Fato RJ trouxe entrevista com Renato Cinco (PSOL) sobre o aumento nas tarifas de ônibus, que deverá acontecer em janeiro de 2015. A passagem deve ir para R$ 3,10.

issuu.com/brasildefatorj/docs/web_53b923219e58ca

Pela ampliação da licença paternidade 2

bbcA BBC Brasil também destacou o nosso PELOM 21/2014, lembrando que o vereador Henrique Vieira foi pioneiro na defesa da ampliação do benefício.

Pela ampliação da licença paternidade 1

diaO jornal O Dia publicou, no último domingo (16), artigo do vereador Renato Cinco (PSOL) sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 21/2014, que trata da ampliação da licença paternidade. Leia o texto:

Pela ampliação da licença paternidade

A criação dos filhos deve ser de responsabilidade tanto dos homens quanto das mulheres. Nos primeiros dias após o nascimento, ou adoção, as tarefas de cuidado dos pais são ainda maiores. O bebê começa o processo de reconhecimento dos mais próximos. No caso dos filhos adotivos, a ambientação com os dois responsáveis é importante para o processo de aceitação.

(more…)

Fora Julien Blanc

O Projeto de Lei que torna o estadunidense Julien Blanc “persona non grata” na cidade do Rio também foi destaque na imprensa. A coluna do jornalista Ancelmo Gois, de “O Globo”, publicou nota sobre o Projeto e o sítio G1 fez matéria sobre o tema:

O Globo: www.facebook.com/renatocinco/photos/a.172812099465201.42480.171743922905352/738420426237696/?type=1&theater

Site G1:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/11/projeto-na-camara-quer-julien-blanc-como-persona-non-grata-no-rio.html

Polêmica na indicação de Guaraná ao TCM:

Chamou a atenção da imprensa o fato de Renato Cinco (PSOL) ter sido o único parlamentar a realmente sabatinar o vereador Luiz Antônio Guaraná (PMDB), durante sessão na Câmara, que o indicou para Conselheiro do Tribunal de Contas do Município. Confira algumas das publicações:

Extra:
extra.globo.com/noticias/extra-extra/renato-cinco-interrompe-ciclo-de-elogios-faz-enxurrada-de-perguntas-guarana-14487023.html

CBN:
cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-rio/2014/11/07/SABATINA-DO-NOVO-CONSELHEIRO-DO-TCM-DO-RIO-NA-CAMARA-E-MARCADA-PELA-FALTA-DE-DEBATE-POR.htm

O Dia:
https://www.facebook.com/renatocinco/photos/a.543420285737712.1073741848.171743922905352/737868646292874/?type=1&theater

Batalhão de choque da secretária de educação

asx

O teatro montado pela secretária municipal de educação, Helena Bomeny, que levou cerca de 150 subordinados para acompanhar sua participação na Audiência Pública sobre o Projeto de Lei Orçamentária, foi destaque na coluna do jornalista Fernando Molica, do jornal O DIA.

PL da licença paternidade no jornal O Globo

Nosso Projeto de Lei, que amplia a licença paternidade dos servidores municipais para trinta dias consecutivos, foi noticiado na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

69_05

Vale destacar que, com o mandato de vereador, só podemos apresentar projetos sobre o funcionalismo municipal do Rio. Para os trabalhadores das empresas privadas e servidores federais a competência é do Congresso Nacional. Para servidores estaduais, das Assembléias Legislativas.

(more…)

Copa em debate

A coluna “Extra Extra”, da jornalista Berenice Seara, destacou no início desta semana o debate “Copa pra Quem? Por uma Cidade de Direitos”, promovido pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). O jornal lembrou um dos alertas feitos pelo ativista da África do Sul Mandla Hector Mndebele.

Cinco na TV Câmara

O vereador Renato Cinco (PSOL) foi o entrevistado, no último sábado (24), do programa “Ponto de Vista”, da TV Câmara. O bate-papo foi sobre a Copa do Mundo. Confira a íntegra da entrevista:

“Se a bancada fundamentalista aumentar, a maconha não vai ser legalizada”, diz parlamentar

Fonte: Revista Fórum

Para o vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), o debate em torno da regulamentação da maconha avançou e hoje todos os setores políticos do Brasil tiveram de se posicionar sobre o tema

Acontece neste sábado (10) a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro, que inicia a sua concentração a partir das 14h, na praia de Ipanema, em frente ao Jardm de Alah. Durante a manifestação o vereador Renato Cinco (PSOL-RJ) vai lançar e distribuir a Cartilha Antiproibicionista.

À Fórum, o parlamentar explicou que a cartilha visa esclarecer os direitos do usuário em casos de blitz da polícia e também traz conteúdo com foco na redução de danos. O material também trata das propostas que estão em trâmite no Congresso Nacional que visam alterar a atual legislação sobre drogas.

O vereador ainda faz uma análise a respeito da conjuntura nacional em torno da regulamentação da maconha. Para Renato Cinco o fato de termos hoje dois projetos de lei que tratam da regulamentação da cannabis é um avanço, mas, ele faz um alerta, se a “bancada fundamentalista aumentar, a maconha não vai ser legalizada e nenhuma pauta sobre liberdades individuais vai avançar”.

(more…)

Cartilha dos direitos dos usuários

A coluna “Extra, Extra”, editada pela jornalista Berenice Seara no jornal Extra, publicou a nota “Ao Uruguai!”, na sexta passada (09), informando sobre o lançamento da “Cartilha antiproibicionista dos direitos do usuário” pelo mandato do vereador Renato Cinco (PSOL).

Prefeitura escondeu informações sobre conselho de administração da Comlurb

Fonte: Jornal do Brasil

Vereadores do PSOL criticam aumento de 300% concedido aos integrantes do Conselho

Jornal do Brasil

Louise Rodrigues

No dia 21 de maio de 2013, os vereadores do PSOL Renato Cinco, Paulo Pinheiro e Eliomar Coelho entraram com um requerimento solicitando informações detalhadas sobre o conselho de administração da Comlurb. O documento, porém, nunca foi entregue. Nesta quinta-feira, os vereadores foram surpreendidos com a divulgação do aumento de quase 300% concedido por Eduardo Paes aos integrantes do conselho. A informação, divulgada pela revista Veja, afirma que, em 2012, o jeton mensal (pagamento que, no Brasil, se faz a parlamentares, nos níveis municipal, estadual e federal por sessões extraordinárias) passou de R$ 1.749,66 para R$ 7.000.

O requerimento solicitado por Cinco, Eliomar e Pinheiro era constituído por três pontos centrais. Os vereadores pediam esclarecimentos quanto à “atual composição do Conselho de Administração da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), informando as datas de início dos respectivos mandatos”; “relação dos conselheiros que efetivamente compareceram à 429ª reunião do Conselho de Administração da Comlurb, realizada em 25/04/2013” e “valor da remuneração dos membros do Conselho de Administração”.

(more…)

Conceito de terrorismo

Governantes desejam plateia domesticada para Copa

RENATO CINCO

O Senado Federal deve votar nos próximos dias um projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo, com penas de até 30 anos de reclusão. O PLS 499/2013 conta com o apoio de senadores do PMDB, do PT e do PSDB.

Uma lei penal dessa magnitude deve, no mínimo, definir e justificar perante a sociedade, de forma clara e sem espaço para dúvidas, as condutas que penaliza. No entanto, o documento é recheado de subjetividades: o que dizer, por exemplo, do “terrorismo contra coisa” (artigo 4º do PLS 499/2013), que pode resultar em penas de até 20 anos para quem “provocar ou infundir terror ou pânico generalizado mediante dano a bem ou serviço essencial”? Será que os usuários da SuperVia que se revoltam, com razão, contra as péssimas condições daquele serviço público essencial vão ser transformados, por decreto, em perigosos terroristas?

Diante das definições subjetivas e vagas dos crimes, ninguém pode saber ao certo quem poderá ser enquadrado como terrorista. Acontecimentos recentes, como o caso do morador de rua Rafael Vieira, preso e condenado por carregar pinho sol e água sanitária, podem nos dar boas pistas. Eu mesmo fui acusado de financiar os “black blocs” por ter doado 300 reais para uma atividade de rua que distribuiu alimentos aos sem-teto na Cinelândia, no Centro do Rio. Será que, se o projeto estivesse em vigor, eu seria acusado de “financiamento do terrorismo” (art. 5º)?

(more…)

Medalha para ocupação de prédio gera bate-boca na Câmara dos Vereadores

Fonte: O Globo

Revoltado, vereador lembrou que Casa não cancelou homenagem a pastor Marcos Pereira

RIO – A proposição de uma medalha Pedro Ernesto à Ocupação Manoel Congo (grupo de 42 famílias que mora num prédio abandonado do INSS ao lado da Câmara dos Vereadores), feita pelo vereador Renato Cinco (PSOL), terminou com um grande bate-boca no plenário da Casa na tarde desta terça-feira. Contrário à iniciativa, Carlos Bolsonaro (PP) pediu que fosse feita uma votação nominal para a aprovação da honraria, o que normalmente não é necessário. Com isso, a medalha foi derrubada por 15 votos contra e apenas 12 a favor. O resultado então foi uma grande discussão entre membros da base do governo e da oposição, que consumiu quase todo o tempo de sessão. Além desse tema, apenas um veto a um projeto de Teresa Bergher (PSDB), que prevê que monumentos da cidade devem vir acompanhados de placas com explicações sobre sua história, foi analisado e derrubado.

O primeiro a se manifestar após a medalha ter sido derrubada foi Leonel Brizola Neto (PDT), que criticou os vereadores que votaram contra:

— Esta Casa já homenageou “mensaleiro”, esta Casa já deu medalha Pedro Ernesto para bicheiro contraventor, para assassino, para torturador, miliciano, acusado de estupro, revelado aqui pelo vereador Renato Cinco. Então, eu quero dizer aqui que depois desse fato, enquanto eu estiver presente aqui, vou pedir votação nominal em todas as medalhas de todos os vereadores. Esta Casa não vai andar.

(more…)

Renato Cinco no The Guardian

A Audiência Pública “Remoções por grandes projetos na cidade do Rio de Janeiro”, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), foi manchete no jornalão britânico The Guardian.

Leia a matéria: http://www.theguardian.com/world/2013/dec/05/world-cup-favelas-socially-cleansed-olympics

Cidade mercado

A Câmara do Rio discute neste fim de ano o PPA do município

Artigo publicado no jornal O Dia

Rio – A cada quatro anos, as casas legislativas de todo o país se debruçam no planejamento do Plano Plurianual, mais conhecido como PPA. O Plano estipula diretrizes e metas da administração municipal. Tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do governo seguinte. É um mapa das prioridades do governo. A Câmara do Rio discute neste fim de ano o PPA do município. Um documento enviado pelo Executivo, que receberá emendas individuais dos parlamentares.

O plano apresentado reforça a ideia de “cidade mercadoria”, voltada aos grandes negócios em detrimento dos interesses públicos. Os megaeventos, mais uma vez, aparecem como a desculpa para a transferência do dinheiro público à iniciativa privada. Na saúde, o destaque é para a política de “higienização das ruas” e a ausência de programas eficientes no tratamento aos usuários problemáticos de drogas. Na educação, o PPA proposto é totalmente diferente do Plano de Cargos e Salários apresentado pelo governo e aprovado na Câmara.

(more…)

Um Rio para os mais ricos?

Foi publicado na página da internet do jornal “Le Monde Diplomatique – Brasil”, no dia 14 de novembro, o artigo “Um Rio para os mais ricos?”, assinado por Renato Cinco. O texto discute o caráter elitista da proposta orçamentária (Plano Plurianual) apresentada pelo prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores.

Leia o artigo: http://www.diplomatique.org.br/acervo.php?id=3047&tipo=acervo

Questão de saúde

Foi publicado no jornal “O Globo”, de terça-feira, o artigo “Questão de saúde”, assinado por Renato Cinco e Marcelo Yuka, discutindo o uso medicinal da maconha.

Renato Cinco e Marcelo Yuka

Publicado:19/11/13

O uso medicinal da maconha não é uma descoberta da ciência moderna. A cannabis aparece como medicamento no Pen-Ts’ao Ching, considerada a primeira farmacopeia conhecida do mundo, em 2.723 a.C. Nela é descrito o efeito analgésico, anticonvulsivante e tranquilizante desta erva.

No fim do século XIX a articulação proibicionista de setores puritanos dos Estados Unidos iniciou um processo de demonização do uso da maconha. A ação resultou nas primeiras leis proibicionistas na década de 30 do século 20.

Em 1961, a Convenção Única de Entorpecentes da ONU classificou a maconha na lista de drogas mais perigosas e sem nenhum valor medicinal. Mesmo com a limitação para realização de estudos, a comunidade científica conseguiu publicar pesquisas apontando o sucesso de tratamento com a maconha em doenças como câncer, Aids e glaucoma.

(more…)

Reportagem do SBT sobre a distribuição dos selos na Câmara Municipal

Reportagem do SBT sobre a distribuição dos selos na Câmara Municipal

Renato Cinco: CPI do Fundeb já

Fonte: Jornal O Dia

Rio – No início do mês, este jornal publicou que a Prefeitura do Rio contratou empresa por R$ 9 milhões para a avaliação de 342 mil alunos. A SME paga por uma prova a cada dois meses e por outra no final do ano, a Prova Rio. Este ano, muitos estudantes ainda serão submetidos à Prova Brasil, do MEC. São necessários tantos testes para descobrir que as escolas têm grandes problemas?

O governo avalia os alunos para, assim, concluir se os professores têm mais ou menos competência para ensinar. Quando vamos parar de culpá-los pela precariedade da escola municipal, denunciada até pelo TCM? Quando vamos discutir melhorias nas condições de trabalho para que os alunos aprendam de verdade, independentemente da condição socioeconômica?

(more…)

“Tenho dúvidas se o objetivo da lei que proíbe protestar de máscara não é gerar mais violência”

Fonte: Corrreio da Cidadania

ESCRITO POR VALÉRIA NADER E GABRIEL BRITO, DA REDAÇÃO

SÁBADO, 14 DE SETEMBRO DE 2013

Após ser deslegitimada pela população brasileira que toma as ruas do país, a classe política, ainda incapaz de oferecer resposta às demandas do povo, tem agido com enorme agilidade em outras frentes. Sob a desculpa da violência, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou lei que criminaliza o uso de máscaras em atos políticos – rapidamente sancionada pelo governador Sergio Cabral.

Pra debater o assunto, o Correio da Cidadania conversou com o vereador da capital carioca, Renato Cinco, um dos precursores da Marcha da Maconha – outro ato político que a justiça brasileira tentou interditar, sob o falso argumento de apologia às drogas, quando o mundo inteiro debate o tema pelo prisma da legalização. “Se alguém quiser proibir a utilização de máscaras em manifestações, tem de fazer um Projeto de Emenda Constitucional, relativo ao artigo 5º da Constituição Federal”, esclarece.

Obviamente inspirada na tática Black Block utilizada pelos manifestantes (que visa fazer uma contenção da visível e, essa sim, indiscutível violência policial), a lei, segundo Renato, não passa de mais um instrumento de criminalização de todo e qualquer movimento social combativo, ainda mais em tempos efervescentes, que prometem ainda mais indignação popular para o ano que vem.

(more…)

O DIA: Vereador propõe CPI para investigar repasse de verbas do Fundeb

Vereador propõe CPI para investigar repasse de verbas do Fundeb
Prefeitura usou recursos para subsidiar gratuidades de forma parcial dos estudantes da rede municipal de ensino nos ônibus

ANGÉLICA FERNANDES
Rio – O vereador Renato Cinco (Psol) está colhendo assinaturas na Câmara, nesta quinta-feira, para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Parte da verba do fundo foi usada pela Prefeitura para subsidiar parcialmente as gratuidades dos estudantes da rede municipal de ensino nos ônibus da cidade do Rio.

De acordo com denúncias de alguns vereadores, o dinheiro foi para a Rio Ônibus, companhia das empresas de ônibus que gerencia bilhetagem eletrônica. De acordo com o Ministério Público Federal, que abriu uma ação para investigar o caso, se houve o repasse, o ato pode ser considerado um desvio ilegal de verbas federais.

Também do Fundeb o prefeito Eduardo Paes retirou, no início deste ano, os R$ 962,4 mil usados para comprar 20 mil unidades do jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, que promovia suas obras. Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos estados e municípios como é definido pela Constituição.

Sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério e a parcela restante (de no máximo 40%), deve ser aplicada em ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-08-29/vereador-propoe-cpi-para-investigar-repasse-de-verbas-do-fundeb.html

Jornais

21/08/2013

Decisão da Justiça determina retirada de manifestantes da Câmara do Rio

A última tentativa administrativa

O Dia (RJ)

21/08/2013

TCM vê ilegalidade no uso de verbas da Educação para Rio Ônibus

Contrato de R$ 155 milhões na mira da CPI

O Dia (RJ)

15/08/2013

Vereadores tentarão destituir relator e presidente na Justiça

O grupo de vereadores que quer a renúncia de quatro membros da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) dos Ônibus da Câmara do Rio…

Jornal do Commercio (RJ)

14/08/2013

CPI: oposição quer renúncia

Oito vereadores exigem a saída dos quatro governistas que integram a comissão

Meia Hora (RJ)

14/08/2013

Oposição exige renúncia dos escolhidos para comandar a CPI dos Ônibus da Câmara

Oposição pede renúncia de integrantes de CPI

O Dia (RJ)

14/08/2013

Vereadores deixam plenário, e impasse sobre CPI continua

Oposição pede anulação de sessão que elegeu Brazão presidente de comissão e propõe mudança em regimento

Destak (RJ)

13/08/2013

Pressão popular cancela início da CPI dos Ônibus

Câmara adia instalação da CPI dos Ônibus no Rio

O Dia (RJ)

12/08/2013

Ativistas na Câmara fazem pressão pela CPI dos Ônibus

Treze manifestantes continuavam na Câmera de Vereadores na noite de ontem, depois de cerca de 40 pessoas deixarem o local…

Destak (RJ)

11/08/2013

Câmara faz reunião amanhã

Vereadores vão analisar as reivindicações dos manifestantes e os rumos da CPI dos Ônibus

O Dia (RJ)

09/08/2013

Confusão na Alerj e nova ocupação da Câmara do Rio

Cerca de mil pessoas fazem protesto no Centro. Um grupo invade agência bancária

O Globo

09/08/2013

Manifestantes dizem que foram agredidos por PMs

Deputados que tentaram intervir levaram jatos de spray de pimenta

Meia Hora (RJ)

08/08/2013

CPI: vereadores do governo querem início amanhã

Oposição diz que é manobra para esvaziar a primeira reunião sobre ônibus

O Globo

02/08/2013

Câmara: perito vai avaliar os estragos

Vândalos quebraram peça que sustenta busto de Pedro Ernesto e desenharam chifre em quadro

O Globo

02/08/2013

Câmara estima prejuízo em R$100 mil Políticos se dividem sobre ação

Prejuízo da Câmara: R$ 100 mil

O Dia (RJ)

17/07/2013

PSOL 2014 (Extra Extra! – Berenice Seara)

O PSOL avalia lançar os vereadores Eliomar Coelho e Renato Cinco à Assembleia Legislativa…

Extra (RJ)

17/07/2013

Extra Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

16/07/2013

Picadinho (Informe do dia – Carlos Brito e Luisa Bustamante)

Os vereadores do Psol Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro e Renato Cinco…

O Dia (RJ)

16/07/2013

Engenhão terá a visita de três vereadores

O Interditado desde março para obras na cobertura…

Lance!

16/07/2013

Informe do dia – Carlos Brito e Luisa Bustamante

O Dia (RJ)

06/07/2013

Vereadores deflagram guerra pelo TCM (Extra Extra – Berenice Seara)

Estraga prazeres

Extra (RJ)

04/07/2013

Extra, Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

03/07/2013

Tarifa zero é discutida em debate na UFRJ

"Do Cartel à Tarifa Zero" é o nome do debate entre o deputado estadual Marcelo Freixo…

Destak (RJ)

28/06/2013

Ônibus: segue novela no TCM

Psol entra com recurso contra arquivamento da investigação

O Dia (RJ)

26/06/2013

Barraco em plenário (Extra, Extra! – Berenice Seara)

Fora de casa

Extra (RJ)

26/06/2013

Entregue pedido de CPI dos Ônibus à Câmara do Rio

Um requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)…

Monitor Mercantil (RJ)

26/06/2013

Extra, Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

19/06/2013

Força Nacional é enviada para cinco Estados

Um dia depois de confrontos entre policiais e manifestantes em Belo Horizonte, 150 policiais da Força Nacional de Segurança chegaram ontem…

Valor Econômico

18/06/2013

Apoio aos professores (Andréa Giglio)

Na última semana, o vereador Renato Cinco (PSOL) subiu à tribuna da Câmara dos Vereadores do Rio para dizer que é a favor da manifestação dos profissionais do magistério.

Folha Dirigida (RJ)

15/06/2013

Confusão após protesto

Mais pacífico em Niterói, protesto reúne três mil

O Dia (RJ)

09/06/2013

Um ‘palanque’ plural e multipartidário (opinião)

Berenice Seara

Extra (RJ)

09/06/2013

Extra Extra – Berenice Seara

Extra (RJ)

07/06/2013

Agito total na redação

Políticos e artistas como Valesca Popozuda e Agildo Ribeiro fizeram a alegria do público

Extra (RJ)

06/06/2013

RioSaúde: oposição na Câmara e sindicato vão recorrer à Justiça

Bancada do Psol vai entrar com pedido de inconstitucionalidade contra a Lei nº 5.586

Folha Dirigida (RJ)

05/06/2013

Vereadores concedem medalha para o Papa

Às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, a Câmara dos Vereadores do Rio aprovou ontem a concessão da medalha Pedro Ernesto ao Papa Francisco.

Extra (RJ)

03/06/2013

Interditado, Engenhão será vistoriado por vereadores

Políticos pedem explicações sobre fechamento

O Dia (RJ)

31/05/2013

O bolo duplo da educação (Extra Extra! – Berenice Seara)

Lá se vão quatro anos e meio à frente da Secretaria municipal de Educação…

Extra (RJ)

31/05/2013

Extra Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

24/05/2013

Não pulou a cerca (Extra, Extra! – Berenice Seara)

O vereador Renato Cinco (PSOL) foi convidado pelo prefeito Eduardo Paes para uma conversa na sede da prefeitura…

Extra (RJ)

24/05/2013

Extra, Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

24/05/2013

Alerj e a Política Fluminense – Ronaldo Ferraz

Jornal de Hoje (Nova Iguaçu – RJ)

23/05/2013

Patrulha da cidade (Extra Extra! – Berenice Seara)

Uma alma observadora flanava pela sede da Prefeitura do Rio anteontem, quando viu Renato Cinco, uma das estrelas do PSOL no Palácio Pedro Ernesto, saindo do gabinete do prefeito Eduardo Paes.

Extra (RJ)

23/05/2013

Professsores protestam contra salário de fome em frente à Prefeitura

Irritados com salário de fome, professores protestam no Rio

Povo do Rio (RJ)

23/05/2013

Extra Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

20/05/2013

Pedidos sem fim 1 (Informe do Dia – Fernando Molica)

Pedidos sem fim 2

O Dia (RJ)

20/05/2013

Informe do Dia – Fernando Molica

O Dia (RJ)

09/05/2013

Partida remarcada é motivo de insatisfação no Botafogo

Com próximo jogo apenas dia 22, alvinegro concede mais quatro dias de folga para os campeões cariocas. Interditado, Engenhão será cenário de gravação de comercial da Nike

O Globo

09/05/2013

Pressão gera projeto de lei

Mudança Vereadores se articulam para efetuar troca de nome do Engenhão

Lance!

06/05/2013

Heróis negros (Extra, Extra! – Berenice Seara)

A farsa

Extra (RJ)

06/05/2013

Extra, Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

01/05/2013

Ancelmo Gois

O Globo

19/04/2013

Câmara de Vereadores do Rio tem só um ateu

Uma Casa dos deuses

O Globo

10/04/2013

A aprovação automática não acabou (Opinião)

Renato Cinco

O Dia (RJ)

09/04/2013

Desumanos direitos (Extra Extra! – Berenice Seara)

Feliciano

Extra (RJ)

09/04/2013

Extra Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

20/03/2013

Tipo exportação (Extra Extra! – Berenice Seara)

O vereador Renato Cinco (PSOL) desembarcou, ontem, em Brasília…

Extra (RJ)

20/03/2013

Ida aos abrigos (Informe do Dia – Fernando Molica)

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Rio, os vereadores Teresa Bergher (PSDB) e Renato Cinco (Psol) visitarão os abrigos para onde foram levados usuários de crack…

O Dia (RJ)

20/03/2013

Extra Extra! – Berenice Seara

Extra (RJ)

20/03/2013

Informe do Dia – Fernando Molica

O Dia (RJ)

18/03/2013

Balançou (Extra, extra!)

O vereador para lá de conservador César Maia (DEM) tem ouvido o colega Renato Cinco (PSOL) defender com tamanha …

Extra (RJ)

18/03/2013

Extra, extra! (Berenice Seara)

Extra (RJ)

14/03/2013

Quero não! (Extra, Extra – Berenice Seara)

Alguns vereadores entraram na comissão que vai procurar uma nova sede para o Legislativo carioca por livre e espontânea…

Extra (RJ)

14/03/2013

Extra, Extra – Berenice Seara

Extra (RJ)

11/03/2013

No pé (Corpo a corpo – Rozane Monteiro)

Só piora

O Dia (RJ)

09/03/2013

Higienização social

O recolhimento compulsório foi de-senvolvido pela prefeitura do …

O Globo

01/03/2013

Notória falta de saber

Comissões da Câmara são dominadas por vereadores que desconhecem assuntos tratados

O Globo

28/02/2013

Neutra (Extra, Extra – Berenice Seara)

Teresa Bergher (PSDB) se deu bem com a divergência entre Renato Cinco (PSOL), da Marcha da Maconha, e o ultradireitista Carlos Bolsonaro (PP) na Comissão de Direitos Humanos…

Extra (RJ)

28/02/2013

Extra, Extra – Berenice Seara

Extra (RJ)

22/02/2013

Psol quer saber (Informe do Dia)

Vereador do Psol, Renato Cinco enviou ofícios à Prefeitura do Rio pedindo informações às secretarias envolvidas na internação compulsória de usuários de crack.

O Dia (RJ)

21/02/2013

Enxuga-gelo

Em meio a discussões sobre a internação involuntária, usuários da droga voltam à Avenida Brasil

O Dia (RJ)

21/02/2013

Cracudos voltam à Avenida Brasil

Viciados ocupam ponto um dia depois de operação

Meia Hora (RJ)

20/02/2013

Rio interna à força 29 usuários de crack

Operação começou ontem de madrugada na região da Avenida Brasil e será por tempo indeterminado; via foi fechada por 1 hora para evitar acidentes

O Estado de S. Paulo

20/02/2013

Rio combate crack com internação involuntária

Ação interna 29 usuários de crack contra a vontade

Publi Metro

17/02/2013

Assistencialismo e religião na Câmara

Uma nova velha Câmara

O Globo

22/01/2013

Justiça proíbe camarote do TCM

Tribunal de Contas sem camarotes na Sapucaí

O Globo