Debate sobre educação e pandemia acontecerá no dia 4 de agosto

Desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao Rio foram muitos os impactos na Educação. Incertezas sobre o acesso à merenda escolar, sobre o funcionamento do ensino a distância e, logo em seguida, o medo diante dos anúncios de retomada das aulas presenciais. Ainda não há vacina, as escolas não estão preparadas para funcionar durante a crise sanitária, não existe qualquer protocolo de segurança, mas mesmo assim a prefeitura de Marcelo Crivella insiste em anunciar o retorno a partir de agosto, o que pode colocar em risco muitas crianças e seus familiares, especialmente os idosos.

Na rede privada, o ensino remoto foi implementado sem que antes fosse feita qualquer reflexão aprofundada sobre um.processo pedagógico de qualidade.

Para piorar a situação, os governos federal, estadual e municipal não ofereceram nenhuma política eficiente que garantisse, de fato, o isolamento social, o que dificulta ainda mais a diminuição da curva de contaminação antes do surgimento da vacina.

A Fiocruz tornou-se, a partir de seus estudos e pesquisas, referência para a luta contra a reabertura das escolas. Em documento lançado em julho, a instituição afirma que o retorno às aulas pode impactar diretamente quase 10 milhões de idosos no Brasil.

Movimentos se organizaram, educadores se articularam e a pergunta que todos fazem é o que fazer com o ano letivo? Como garantir uma educação que não seja excludente, que não desrespeite profissionais da educação e tenha qualidade durante a pandemia?

Na quinta-feira (30), o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) deliberou em assembleia extraordinária virtual por greve em defesa da vida. Dias antes, a secretária municipal de Educação Talma Romero Suane anunciou a reabertura de 168 escolas para fornecer merenda escolar. Há outras saídas que não ofereçam riscos à comunidade escolar, mas infelizmente a opção da atual gestão é pela política de morte e ausência de diálogo.

Por tudo isso, na próxima terça-feira, 4 de agosto, às 18h30, vamos promover um importante debate sobre educação e pandemia. Participam com a gente: Amanda Moreira (ASDUERJ e Colemarx), Marcelo Sant’Anna (SEPE/CEC/Plataforma MOVER), Ruan Vidal (AERJ) e Luciana do Nascimento (Movem).

Para participar da sala de reunião é necessário preencher o formulário: bit.ly/debateeduca

O debate será transmitido ao vivo no facebook.com/renatocinco