“O vício é efeito de um mundo doente, não a causa”

Desembarcou no Rio, nesta quarta-feira (07), o professor de neurociência da Universidade de Columbia Carl Hart. O acadêmico veio cumprir uma agenda de debates sobre a legalização das drogas e divulgar seu livro “Um preço muito alto”, publicado pela editora Zahar. No livro, ele conta um pouco da sua história, num bairro pobre de Miami, nos EUA, e fala ainda sobre os erros da política de criminalização das drogas. Para ele, o problema não é a liberdade de consumir a droga. Alguns países, lembra, descriminalizaram as drogas e reduziram o consumo problemático de tais substâncias.

Seu primeiro compromisso foi um jantar, na própria quarta-feira (07), oferecido pela socióloga Julita Lemgruber, responsável pela vinda de Carl Hart ao Brasil. Na sexta-feira (09), o professor Hart participará da palestra “Drogas e Sociedade – Superando mitos para construção de novos paradigmas”, na Escola de Magistratura.

Há a expectativa de que no sábado (10) Carl participe, ainda que rapidamente, da Marcha da Maconha do Rio, que acontecerá na Orla de Ipanema, com concentração a partir das 14h20min, no Jardim de Alah.

Leia a entrevista com Carl Hart publicada pela revista Época