Debate "Copa pra Quem?"

O mandato do vereador Renato Cinco (PSOL) promoverá, na próxima segunda-feira (16), o debate “Copa pra Quem? Por uma cidade de direitos”. O evento será realizado, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores (Cinelândia). Na ocasião, será entregue a medalha Pedro Ernesto (a principal homenagem do parlamento carioca) para o Comitê Popular da Copa e Olimpíadas. Confirme presença no facebook e chame os amigos.

Na atividade – que vai ocorrer durante o mundial de futebol – serão discutidas as promessas de legado não cumpridas pelo poder público e a forma perversa como foi conduzida a política de remoções. Só no Rio de Janeiro, mais de 3 mil famílias foram removidas por conta das obras dos corredores expressos e do Porto Maravilha.

O Comitê Popular da Copa e Olimpíadas será homenageado pelo relevante serviço de acompanhamento crítico das remoções e por organizar a luta social em defesa do patrimônio da cidade. Foi assim que conseguimos impedir a destruição do Parque Aquático Julio Delamare, do Estádio Olimpíco Célio de Barros e da Escola Municipal Friedenreich.

A mesa será composta por Renato Cinco, Marcelo Freixo (deputado estadual), Vladimir Safatle (professor da USP), Mandla Hector Mndebele (coordenador de programa do ESSET – Serviço para a transformação sócio-econômica – da África do Sul) e Orlando Júnior (Comitê Popular da Copa e Olimpíadas).

Mandla acompanhou os impactos do mundial realizado em 2010 na África do Sul, que também deixou as marcas das violações de direitos e do superfaturamento de obras.