Professor Roberto Leher recebe a medalha Pedro Ernesto

Na última quinta-feira (28), o mandato do vereador Renato Cinco entregou a medalha Pedro Ernesto ao Professor Roberto Leher. A homenagem foi realizada no auditório Pedro Calmon (UFRJ).

Além de Roberto e de Renato, a mesa contou com a participação de Marcelo Freixo (deputado estadual), Virgínia Fontes (professora da UFF), Ivanete Silva (pedagoga do Município de Caxias e da Rede Estadual), Cláudio Ribeiro (professor da FAU/UFRJ e Presidente da ADUFRJ) e Tadeu Lemos (representante do DCE UFRJ).

“Roberto Leher nunca foi meu professor na sala da aula, mas foi um dos principais parceiros de militância no período que fiz parte do DCE da UFRJ. Pude acompanhar a atuação dele no movimento docente e destaco seu papel de integrar alunos, professores e técnicos na luta por uma universidade de qualidade”, afirmou o vereador.

O homenageado da noite enfatizou que a medalha representa o reconhecimento de um trabalho coletivo. “Estamos aqui representando uma discussão e perspetiva sobre educação pública. O que importa nesta cerimônia é representar todos aqueles que estão lutando por uma educação pública que supere a disjunção entre quem pensa e quem executa; entre quem manda e quem obedece,” destacou Leher .

Roberto também lembrou das recentes greves da educação no Rio de Janeiro e da perseguição dos governantes aos professores que aderiram à paralisação. “Essa medalha tem um sentido simbólico para mostrar que existe resistência e luta na escola pública e que tivemos professores demitidos por participar da greve. Tudo isso que está sendo dito neste momento é parte do nosso trabalho de organizar uma nova perspectiva para a educação”.