Emílio Domingos receberá a medalha Pedro Ernesto

O mandato do vereador Renato Cinco entregará a medalha Pedro Ernesto ao cineasta e cientista social Emílio Domingos. O evento está marcado para a próxima segunda-feira (18), às 18h, no IFCS. Na mesa, além do homenageado e do vereador, estarão presentes o músico Marcelo Yuka; o cineasta Simplício Neto; o professor da PUC Fred Coelho e o músico Bnegão. A homenagem ainda contará com a participação de MC’s e dançarinos do passinho.

Emílio trabalha, desde 1997, com Antropologia Visual, principalmente na área de cultura urbana. Produziu seus filmes de forma independente, dando visibilidade aos jovens e a sua produção cultural. Foi com essa ideologia que, em 2012, produziu e dirigiu o longa-metragem “A Batalha do Passinho”, que foi vencedor da Mostra Novos Rumos no Festival do Rio e já percorreu diversos festivais, repercutindo tanto no cenário nacional quanto internacional.

A homenagem para Emílio Domingos se justifica pelo seu empenho em produzir peças audiovisuais de valorização da cultura jovem e popular – muitas vezes ocultada e/ou marginalizada pelos meios de comunicação e pelo poder público. O trabalho de Emílio mostra, além de outros aspectos, pessoas que podem ser vistas como sujeitos, produtores de suas próprias identidades sociais.

Evento no facebook.