Zuleide Faria de Melo será homenageada com a medalha Pedro Ernesto

No dia 6 de maio (quarta-feira), o vereador Renato Cinco (PSOL) entregará a medalha Pedro Ernesto, a maior comenda da Câmara Municipal, para Zuleide Faria de Melo, professora e dirigente histórica do Partido Comunista Brasileiro (PCB). A atividade será realizada, às 18h, no plenário da Câmara Municipal, na Cinelândia.

Além da homenageada, a mesa da cerimônia será formada por Ivan Pinheiro (secretário geral do PCB), Milton Temer (ex-deputado federal e membro da Direção Nacional do PSOL), Muniz Ferreira (professor da UFRRJ e membro do comitê central do PCB) e o vereador Renato Cinco.

Zuleide é um desses personagens cujo papel e presença marcaram a história do Brasil e do PCB. Sua militância foi sempre caracterizada por uma generosa solidariedade de classe, por uma imensa grandeza política e por uma firme convicção ideológica. São 50 anos de atuação, sempre lutando pela transformação social na perspectiva do socialismo.

Zuleide é professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Sociais pela antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ). Entretanto, como durante a ditadura não se abriram concursos públicos para profissionais desta área, começou a lecionar na UFRJ apenas em 1979.

Zuleide mantém ainda hoje sua militância comunista. Em entrevista concedida à Revista Novos Temas, editada pelo Instituto Caio Prado Jr., afirmou: “Continuo acreditando mais do que nunca que a ideologia e as propostas do marxismo e do leninismo são as únicas que poderão salvar a humanidade nesse século que prometeu ser o século das luzes, mas está sendo o século da escravidão”.

Evento no facebook.

Atenção: homens só podem entrar na Câmara Municipal de calça.