Zuleide Faria de de Melo: uma história de vida militante

zuleideMilitante histórica do Partido Comunista Brasileiro, a professora Zuleide Faria de Melo recebeu a medalha Pedro Ernesto, a maior comenda da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Renato Cinco. Também foram homenageados os 18 vereadores do PCB, que tiveram os mandatos cassados em 1948. Na época, os comunistas formavam a maior bancada da Câmara Municipal.

Além da homenageada, a mesa da cerimônia, realizada na última quarta-feira (07), foi composta por Ivan Pinheiro (secretário geral do PCB), Milton Temer (ex-deputado federal e membro da direção nacional do PSOL), Muniz Ferreira (professor da UFRRJ e membro do comitê central do PCB) e Renato Cinco. Antes dos discursos e homenagens, o público presente no plenário ficou de pé para cantar “A Internacional” com o coral da Câmara.

“Não é sempre que podemos contar com um auditório cheio de pessoas dispostas a ouvir, falar e propor que se continue a luta, e que se faça dela algo positivo”, destacou Zuleide após receber a medalha.

O vereador Renato Cinco destacou a importância da professora, no período em que foi aluno dela no curso de Ciências Sociais da UFRJ. “Graças a ela tive a oportunidade de conhecer os métodos de organização da burguesia em escala internacional. Uma contribuição fundamental para minha formação e de outras centenas de militantes”, lembrou Cinco.

O secretário geral do PCB, Ivan Pinheiro, lembrou do período em que muitas reuniões do partido eram realizadas na casa de Zuleide. “Ela gastava um percentual muito grande dos seus recursos com o partido. A sede funcionava na casa dela. A Zuleide é o quadro mais completo que conheci no PCB. Ela é intelectual sem ser arrogante e militante como qualquer um”, declarou.

Zuleide é um desses personagens cujo papel e presença marcaram a história do Brasil e do PCB. Sua militância foi sempre caracterizada por uma generosa solidariedade de classe, por uma imensa grandeza política e por uma firme convicção ideológica. São 50 anos de atuação, sempre lutando pela transformação social na perspectiva do socialismo.