As mentiras que o Paes conta

Em discurso na última terça-feira (18), Renato Cinco falou sobre a entrevista que Eduardo Paes concedeu à BBC acerca das declarações feitas pelo empresário Carlos Carvalho (veja aqui). Paes caracterizou como “surreais” as afirmações feitas pelo fundador da empreiteira Carvalho Hosken – que já lucrou cerca de 1 bilhão de dólares com as Olimpíadas -, mas parou por aí. Até mesmo porque, se as divergências fossem tantas, o “dono da Barra” não teria doado 150 mil reais para a campanha de reeleição do prefeito.

Cinco aproveitou a oportunidade para denunciar as mentiras que Eduardo conta sobre os Jogos Olímpicos.

Chamou atenção para o fato de que o déficit de moradia na cidade não diminuiu, mesmo com a construção de 65 mil moradias populares através do programa “minha casa, minha vida”.

Destacou ainda a mentira sobre a origem dos investimentos para a reestruturação da cidade, que o prefeito afirma terem vindo em sua maioria da iniciativa privada. Esquece de mencionar, por exemplo, a verba proveniente da Caixa Econômica Federal, que utilizou recursos do FGTS.

Além disso, Cinco refutou a afirmação feita pelo prefeito de que apenas a Vila Autódromo foi removida por conta dos mega eventos, utilizando dados apontados no dossiê elaborado pelo “Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas”, que enumera mais de 6 mil famílias removidas (para ver o dossiê, clique aqui [https://comitepopulario.files.wordpress.com/2014/06/dossiecomiterio2014_web.pdf).

“O prefeito argumenta que não tem o que fazer. Trata a gentrificação como se fosse um fenômeno natural, como se não fossem opções políticas. Ele insinua que a ocupação da Zona Portuária pelos ricos é algo impossível de combater, mas ele poderia ter apoiado, por exemplo, o meu Projeto de Lei nº 654/2014, que dispõe sobre a promoção de habitação de interesse social na região do Porto. O prefeito tentou se diferenciar do Sr. Carlos Carvalho, mas além de ter deixado claro que na verdade não se diferencia, porque defende o mesmo projeto, defende as mesmas ideias”, declarou Cinco.

Assista ao discurso na íntegra: