Você sabe como estão as condições das águas das praias do Rio?

Em tempos de internet, velocidade das informações e acesso a quase todo tipo de conteúdo em meio eletrônico, muitas vezes esquecemos do mais simples. Por exemplo, saber a condição de balneabilidade da água do mar das nossas praias, que tem estado cheias no inverno carioca.

Apesar da informação constar no site do Inea e ser atualizada duas vezes por semana, a boa e velha plaquinha que informava no local de banho se a água estava ‘própria’ ou ‘imprópria’ já não existe mais, e ela pode ser decisiva para evitar a transmissão de diversas doenças.

Pensando na saúde e no direito à informação da população, o mandato do vereador Renato Cinco, que preside a Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico, apresentou o Projeto de Lei nº 1435/2015, que “determina a afixação de placas indicativas das condições de balneabilidade das praias”, divulgado no Diário da Câmara Municipal esta semana.

“É um procedimento simples, transparente, educativo e que trará benefícios significativos para a população”, disse Cinco.

Agora, o PL segue para receber o parecer das Comissões e então ser votado no plenário da Câmara, onde tem que ser aprovado em dois turnos e ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes. A expectativa é de que já no próximo verão cariocas e turistas estejam mais bem informados sobre as condições das praias do Rio de Janeiro.

Conheça o Projeto de Lei Nº 1435/2015 em http://mail.camara.rj.gov.br/Apl/Legislativos/scpro1316.nsf/6271daed3fe75f1603257abe006c66e4/87bb2b85d98cc7c183257ea0005c025b?OpenDocument