Cineclube com o filme “A Lei da Água”

12049536_901749853238085_4053510243554813200_n

O próximo cineclube do Espaço Plínio (Rua Joaquim Silva, 130, Lapa) vai promover uma análise sobre a crise hídrica brasileira e sua relação com o novo Código Florestal.

A atividade será realizada no dia 7 de outubro (quarta-feira), às 18h30, com a exibição do documentário “A Lei da Água”, de André D’Elia. Em seguida, acontecerá um debate com Carlos Bittencourt (mestrando CPDA/ UFRRJ e assessor do deputado estadual Flavio Serafini); Isabel Lessa (assessora do deputado estadual Marcelo Freixo); Renato Cosentino (mestre em planejamento urbano e assessor do vereador Renato Cinco) e Suyá Quintslr (professora, pesquisadora e doutoranda do IPPUR/UFRJ).

SINOPSE

“A Lei da Água” é um documentário brasileiro que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira.

O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado no Congresso Nacional em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros.

A qualidade e a quantidade de água que temos disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas.

As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos.

Veja o trailer: