Renato Cinco questiona publicidade da Câmara Municipal

paes1No último sábado (10), foi publicado no jornal “O Globo” um informe publicitário (propaganda com aparência de notícia) para apresentar os supostos benefícios do programa “Carioca Local”, um pacote de projetos que alteram as regras urbanísticas e fiscais do Rio.

O vereador Renato Cinco questionou o material, já que o conteúdo do informe apresenta uma posição que não é defendida por todos os vereadores. “Se essa publicidade foi paga do bolso dos vereadores, não vejo problema algum. É um direito dos vereadores que compõem a Frente fazerem a propaganda das suas ideias. Mas, se essa matéria foi paga pela Câmara Municipal, acho que aí então temos vários problemas. O primeiro é que essa matéria reflete uma opinião de parte dos vereadores – da maioria, reconheço. Quem se informa por essa matéria entende que há um grande consenso na Câmara Municipal”, declarou Cinco.

Nosso mandato já apresentou um ofício pedindo explicações sobre o valor gasto com esta publicação e a origem do recurso.  No jornal “O Globo” consta apenas que o conteúdo foi produzido pela “Link Comunicação Integrada”.

No discurso, Renato Cinco também fez uma análise crítica do “Carioca Local”, que o Poder Executivo buscar aprovar na Câmara. “Se a Prefeitura do Rio de Janeiro quiser mesmo promover a habitação popular, a habitação de interesse social, nas áreas infraestruturadas da cidade, não é esse o caminho! O caminho, em primeiro lugar, significa abrir o cofre para poder fazer isso! Porque, para expandir para a Barra da Tijuca, a Prefeitura abre o cofre! Gasta milhões, bilhões, faz empréstimos para fazer a política que gentrifica e que expande a cidade para as áreas não infraestruturadas. Aqui, eles apenas apresentaram um pacote de estímulos, sem definirem investimentos, sem definirem uma estratégia para fazer com que isso aqui seja implementado,” comentou Cinco.

Veja a íntegra do discurso: