Cineclube com o filme “DefensorXs”

O “Dia Internacional dos Direitos Humanos” é comemorado anualmente no dia 10 de dezembro. E, como não poderia deixar de ser, esse será o tema do último cineclube do ano no Espaço Plínio.

O filme escolhido é “DefensorXs”, produzido pelo Coletivo Nigéria , mas feito em parceria com o Intervozes, Justiça Global e Plataforma Dhesca. A exibição será realizada no dia 16 de dezembro (quarta-feira), a partir das 18h30.

Após o filme, haverá o tradicional debate que, desta vez, contará com a presença da jornalista Mônica Mourão, do Intervozes; do advogado Thiago Melo, do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH); e de Vitor Guimarães, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Sinopse:

O filme mostra realidades de grupos, entidades e movimentos de todas as regiões do Brasil, a resistência aos impactos de grandes obras, como Belo Monte, e a defesa da justiça social, do território, da livre orientação sexual e de outros direitos fundamentais. Com formato de capítulos, o longa se propõe a discutir o que é ser defensor ou defensora de direitos humanos, além de trazer um visão geral sobre a resistência de pessoas que buscam melhorias nas condições de vida e avanços em suas pautas, mesmo que isso signifique ameaças – inclusive de vida.

Evento no facebook