Projeto da prefeitura faz a alegria das empreiteiras

55A prefeitura do Rio encaminhou à Câmara Municipal um pacote de Projetos de Lei, batizado de “Carioca Local”, com o argumento de combater a  gentrificação e estimular a ocupação de áreas infraestruturadas. Entretanto, algumas propostas podem aprofundar ainda mais o atual modelo de cidade de negócios, sendo um presente oficial para empreiteiras e imobiliárias.

É o caso do PLC 123/2015, que entrou em votação na semana passada e voltou à pauta nessa semana: com o pretexto de facilitar a produção de habitações de interesse social, permite baixar o custo e a qualidade da produção de moradias, sem delimitar as áreas em que tal incentivo será aplicado.

Desta forma, a proposta atende aos interesses do capital, aumentando seus lucros, ao invés de garantir a oferta de moradia popular em áreas com acesso à infraestrutura urbana e empregos.

Leia o projeto: http://goo.gl/vrLwbQ

O mandato do vereador Renato Cinco apresentou uma emenda para suprir tal lacuna fundamental. Porém, até agora só conseguimos o apoio de sete vereadores. São necessárias 17 assinaturas para colocar a emenda em votação.

Como o Projeto ainda não foi votado, deve permanecer na pauta da próxima semana.