Será que o Crivella vai?

2A Rede Globo promoverá, nesta sexta-feira (28), a partir das 22h30, o último debate entre os candidatos à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB). A pergunta que não quer calar é: será que o Crivella vai?

O bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus fugiu do encontro marcado pelo SBT e a emissora decidiu cancelar o debate. Alegando problemas estruturais, a TV Record não fez nenhum debate no segundo turno. Vale ressaltar que a mesma é controlada pelo padrinho político de Crivella, o Bispo Macedo.

Crivella também adotou a postura de não ir às sabatinas promovidas pela Rádio CBN, pelo RJTV da Rede Globo e pelo site de notícias G1.

Os encontros tinham sido agendados previamente. A desculpa usada pelo candidato do PRB foi a agenda em Brasília, mas em carta o candidato disse ainda que:

(…) que mesmo se estivesse no Rio não iria ao RJTV. Pela primeira vez, em função da minha indignação com a cobertura manipuladora e tendenciosa que a Rede Globo tem feito contra a minha candidatura, especialmente nas últimas semanas, não posso e não devo comparecer aos estúdios da emissora. (…).”

A Rede Globo respondeu:

Desde ontem, em inserções do horário eleitoral obrigatório, o candidato Marcelo Crivella tem atacado a TV Globo em termos nada respeitosos e ainda piores do que a nota agora enviada à emissora. (…). Nosso compromisso é com você telespectador, não com políticos e candidatos. Será sempre assim, mesmo que o preço a pagar sejam acusações sem sentido.

A decisão de Marcelo Crivella de não ir aos debates é uma atitude arrogante e desrespeitosa. Eleição só se ganha depois da apuração e o eleitor carioca tem o direito de conhecer propostas e esclarecer dúvidas.