Apesar da eleição de Donald Trump, nem todas as notícias vindas dos EUA foram negativas. Em nove estados ocorreram, junto com as eleições presidenciais dessa semana, referendos para que a população decidisse sobre a legalização da maconha.
Em apenas um, o Arizona, a proposta foi derrotada. Califórnia, Massachusetts, Maine e Nevada legalizaram o cultivo e o consumo recreativo da cannabis para os maiores de 21 anos – mesma regulamentação utilizada para a bebida alcoólica. Já Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas aprovaram apenas o uso medicinal da maconha.
A mudança da legislação permitirá que diversos processos penais sejam revistos e que pessoas presas por porte e uso da cannabis sejam soltas.
Renato Cinco comentou o resultado dos referendos em discurso no plenário. “20% da população dos EUA vivem em locais onde o uso recreativo da maconha é permitido. Essas decisões tomadas por plebiscitos nos Estados Unidos vão, na minha opinião, na direção correta da reforma da política internacional de drogas”, afirmou Cinco.
Veja o discurso na íntegra: