Mudanças nas rotas de ônibus deverão ser anunciadas previamente

Foi aprovado nesta quinta-feira (20) o Projeto de Lei 1522/2015, de autoria de Renato Cinco (PSOL), que obriga a publicização prévia das alterações de linhas de ônibus e vans no município do Rio de Janeiro.

A gestão do antigo prefeito promoveu grandes alterações nos itinerários das linhas de ônibus e também nas cores dos veículos. Algumas linhas chegaram a ser extintas. Tudo sem debate com os usuários do transporte público. De repente, as linhas tradicionais passaram a ser chamadas de “troncal” e os passageiros tiveram que pegar mais veículos para chegar ao destino.

As mudanças causaram e ainda causam grande impacto na população. Muitos, até hoje, não encontraram outra solução de transporte adequada.

O PL pretende proteger a população de decisões de gabinete, que não atendam às necessidades das pessoas.

As alterações de itinerários superiores a um quilômetro de extensão e as extinções deverão ser devidamente divulgadas, com antecedência de no mínimo quarenta e cinco dias. Além disso, deverá ser realizada no mínimo uma audiência pública, amplamente convocada, em cada área afetada para apresentação detalhada das alterações e dos motivos das mesmas.

Agora, para virar Lei, o Projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Marcelo Crivella.

Leia a íntegra do PL