Começou o “Maio Verde” da legalização da maconha

O mês de maio começou e chegou a hora de colocar o bloco da legalização da maconha nas ruas. No Rio de Janeiro, a Marcha da Maconha vai acontecer no próximo sábado, 6 de maio. A concentração será realizada a partir das 14h20, no Jardim de Alah, em Ipanema. A passeata em direção ao Arpoador vai começar às 16h20.

O primeiro sábado de maio é data internacional da Marcha da Maconha, com manifestações acontecendo em todo planeta. Neste dia, 12 cidades do Brasil vão marchar pela legalização. Outras seis cidades do país vão realizar a Marcha até o final do mês.

No plenário da Câmara Municipal o vereador Renato Cinco comentou sobre a história racista da criminalização da cannabis e a importância da luta pela legalização.

Com o slogan #SOLTAOPRESO, a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro vai defender o desencarceramento dos presos por tráfico de drogas.

Dados do INFOPEN (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) de junho de 2014 mostram que o número de prisões por tráfico de drogas saltou de 31 mil em 2006 para 138 mil pessoas em 2013, o que corresponde a um aumento de 25% de presos no país. Entre as mulheres condenadas por tráfico, o crescimento do número de condenadas foi de 63%.

Nesta conjuntura de retirada de direitos sociais por um governo ilegítimo, a mobilização popular é fundamental para evitar eventuais retrocessos na legislação de drogas do Brasil.

Evento no Facebook