Renato Cinco visita rede de saúde mental na Taquara

O mandato do vereador Renato Cinco, junto com o deputado estadual Flavio Serafini, visitou a região que no passado abrigou a Colônia Juliano Moreira, um grande complexo psiquiátrico, na Taquara. Depois da reforma psiquiátrica, os pavilhões foram fechados e as pessoas foram sendo libertadas.

As antigas instalações atualmente abrigam diversos serviços de saúde, que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial. Estivemos lá acompanhados de Hugo Fagundes (Superintendente de Saúde Mental do município), Rodrigo Simas (Coordenador de álcool e drogas da Secretaria de Saúde do município) e outros gestores que nos levaram para conhecer os serviços do local.

Visitamos as instalações do CAPSad Mussum, a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Cacildis, o CAPSi Eliza Santa Roza, o CAPS Manoel de Barros, o Hospital Municipal Jurandyr Manfredini e o Condomínio Residencial Estela do Patrocínio.

Notamos que a Superintendência em Saúde Mental do município mantém seu compromisso com a reforma psiquiátrica e nos colocamos à disposição dos gestores e trabalhadores para seguir lutando pela destinação de recursos para a saúde mental.

Fica evidente a necessidade de mais investimentos na ampliação da rede e na qualificação dos espaços já existentes. Também notamos que ainda existem pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade, através de internações de longa duração. A continuidade das ações de desinstitucionalização são fundamentais para que a reforma psiquiátrica seja consolidada.