Dos grandes eventos à cidade que queremos

O Plano Diretor é o principal instrumento público de política urbana, e deveria orientar o desenvolvimento da cidade para garantir o bem-estar da população. Sua revisão periódica é prevista em lei – a próxima deve ocorrer em 2021 -, assim como sua avaliação após cinco anos – que deveria ter sido feito em 2016 -, que visa rever a execução do plano realizada pela Prefeitura.

É com este objetivo que o nosso mandato criou a Comissão Especial de Avaliação do Plano Diretor, que iniciará seus trabalhos com o debate “Rio de Janeiro 2011-2021: dos Grandes Eventos à Cidade que Queremos”. A atividade de lançamento da Comissão será realizada na próxima terça-feira (29), às 18h30, na Câmara Municipal. Nela, vamos discutir a reprodução da desigualdade urbana e refletir sobre o modelo de cidade que foi implantado no Rio de Janeiro nos últimos anos, baseado no planejamento estratégico e nos megaeventos. Ao mesmo tempo, queremos apontar caminhos e conflitos que podem ser determinantes na luta por uma cidade mais democrática e igualitária.

Para contribuir com esse debate, participarão da mesa: Lurdinha Lopes (Coordenação do Movimento Nacional de Luta por Moradia), Carlos Vainer (Professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ), Silvia Baptista (Quilombola e diretora da Agrovargem – Associação de Agricultores de Vargem Grande), Índio da Costa (Secretário Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação) – este último ainda a confirmar.

Além desta atividade, debates específicos sobre instrumentos urbanísticos, ordenamento, uso e ocupação do solo serão realizados em setembro e outubro.

Confirme presença e divulgue!