Redução de danos em debate

Na próxima terça-feira (05), às 18h30, o mandato do vereador Renato Cinco vai realizar um debate sobre o Projeto de Lei PL 150/2017, que estabelece a redução de danos e riscos como política municipal de saúde. A atividade será realizada no auditório da Câmara Municipal, na Cinelândia.

A mesa do debate será formada por Flavia Fernando (psiquiatra e redutora de danos); Carlos Eduardo (vereador pelo SD/RJ); Renato Cinco e um representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Infelizmente, os últimos governos da cidade priorizaram o modelo repressivo e de internações compulsórias para usuários problemáticos de drogas. Entretanto, a redução de danos já é uma política pública adotada pelo Ministério de Saúde, conforme Portaria nº 1.028, de 1º de julho de 2005.

A redução de danos é uma política de saúde que se propõe a reduzir os riscos e prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo, e baseada em princípios e ações que incluem o acesso à informação, insumos de proteção e cuidados, bem como atendimento clínico e de assistência social.

Confira o Projeto de Lei apresentado pelo nosso mandato e que está em tramitação na Câmara Municipal: 

Evento no Facebook