De que tipo de habitações o Rio precisa?

A Comissão Especial de Avaliação do Plano Diretor debaterá, na próxima sexta-feira (06), a nova proposta de Código de Obras que foi elaborada pela prefeitura. Todas as novas construções do Rio de Janeiro passarão a ser regidas por essa legislação, se aprovada.

O Código de Obras determina uma série de exigências relativas ao interior de todas as novas construções: afastamentos, prismas de ventilação, varandas, dimensões mínimas dos cômodos, arborização etc.

Talvez o mais polêmico seja o tamanho mínimo de novas habitações. Queremos repetir os apartamentos de 10m² de São Paulo? A incorporadora paulista Vitacon apresentou recentemente ao mercado um apartamento com essa dimensão a um custo de R$ 99 mil reais.
O imóvel é menor do que uma van.

Estabelecer um código de obras é necessário, mas a participação da sociedade é fundamental para evitar aberrações.

Conheça o projeto

A mesa será composta pelo subsecretário de urbanismo do Rio, Luis Gabriel Denadai; o representante do ITDP, Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento, Diego Silva; Rose Compans, do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo; e Paulo Saad, do SARJ, Sindicato de Arquitetos e Urbanista no Estado do Rio de Janeiro. A mediação será do vereador Renato Cinco

O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal, a partir das 14h. Importante lembrar que homens somente poderão entrar de calça comprida, uma determinação da Câmara.

Evento no facebook