O que está por trás do “calor infernal”?

As mudanças climáticas já estão produzindo diversos impactos que tendem a se agravar no futuro. Nesta quarta-feira (18), exibimos no plenário da Câmara Municipal mais um episódio da série “Ciência do Clima em Gotas”, produzida pelo blog “O Que Você Faria Se Soubesse O Que EU Sei”, do professor Ph.D em Ciências Atmosféricas pela Universidade de Yale e colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas Alexandre Araújo Costa.

Intitulado “Calor Infernal”, o quinto episódio da série encerra os vídeos sobre os impactos das mudanças climáticas, com destaque para os danos causados pelas ondas de calor, que já são três vezes mais frequentes do que no período pré-colonial. Em 2015 na Índia e no Paquistão, o resultado foi trágico: cerca de 4 mil mortes. Na Europa e nos Estados Unidos, o número de incêndios florestais aumentou.

“Nós vimos recentemente dois grandes incêndios devastando a península ibérica (Portugal e Espanha), provocados pelas mudanças climáticas”, destacou o vereador Renato Cinco, aproveitando a oportunidade para divulgar a Marcha Popular do Clima, que neste ano será realizada no dia 12 de novembro, em diversos países do mundo. No Rio de Janeiro, a Marcha acontecerá, a partir das 10 horas da manhã, no Posto 6 (Praia de Copacabana).

Saiba mais:

www.fmclimaticas.org.br

http://oquevocefariasesoubesse.blogspot.com.br/

Veja a íntegra do discurso: