Passe livre para estudantes de pré-vestibular popular

Pode ser votado, na Câmara Municipal, o PELOM 32/2016, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que busca expandir o direito ao passe livre para os estudantes que frequentam pré-vestibulares comunitários no município do Rio de Janeiro.

Em discurso no plenário da Câmara na última quarta-feira (25), quando o projeto poderia entrar em votação, Cinco lembrou que esses alunos não são contemplados pelo direito ao transporte gratuito. Isso dificulta o acesso aos cursos, impedindo que muitos concretizem o sonho de entrar em uma universidade.

“Quando iniciei a minha militância no movimento secundarista, nós lutamos pela aprovação do passe livre para os estudantes de nossa cidade. Essa Casa, através de emendas públicas, aprovou em 1991, depois de várias ocupações estudantis, o passe livre para estudantes da rede pública. De lá pra cá, eu mudei meu conceito em relação ao passe livre. Hoje eu não acho que o passe livre deve ser restrito a uma ou outra categoria. Eu defendo a tarifa zero do transporte urbano, com o pagamento do sistema de transportes através dos impostos. Mas, enquanto não avançamos na aprovação da tarifa zero, que possamos aprovar esse projeto tão importante para os estudantes mais pobres”, declarou.

Aula Pública

Enquanto a sessão acontecia no plenário, uma aula pública sobre o tema tinha início nas escadarias da Casa, com estudantes e coordenadores de cursos populares e a Rede Emancipa.

O projeto poderia ter sido aprovado, mas ausência de muitos vereadores fez a sessão cair por falta de quórum.
O Mandato Ecossocialista e Libertário de Renato Cinco (PSOL) e o mandato de David Miranda (PSOL), com apoio de pré-vestibulares populares da cidade, seguirão batalhando pela aprovação desse PELOM.

Link para o projeto

Veja a íntegra do discurso:

Passe livre para estudantes de pré-vestibulares

PASSE LIVRE | Nesta quarta-feira (25), será votado na Câmara Municipal o PELOM 32/2016, de autoria do vereador Renato Cinco (PSOL), que busca expandir o direito ao passe livre para os estudantes de baixa renda que frequentam pré-vestibulares no município do Rio de Janeiro.Em discurso no plenário da Câmara, o vereador Renato Cinco lembrou que esses alunos não são contemplados pelo direito ao transporte gratuito. Isso dificulta o acesso aos cursos, impedindo que muitos concretizem o sonho de entrar em uma universidade.Link para o projeto: http://bit.ly/2i4G7GX

Publicado por Renato Cinco em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017