Remoções por megaeventos será tema de audiência pública

Em nome dos megaeventos, a gestão do prefeito Eduardo Paes colocou abaixo milhares de casas que supostamente estariam no caminho dos corredores de ônibus ou em espaços destinados à construção de instalações esportivas.

Na área da TransOeste as obras terminaram, mas o terreno onde estava parte das casas da Vila Recreio II não foi ocupado pela duplicação da Avenida das Américas. Por conta deste caso e de outras remoções, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores realizará, no dia 27 de setembro, às 10h, a audiência pública “Remoções por Grandes Projetos na Cidade do Rio de Janeiro”. A audiência acontecerá no plenário da Câmara.

Contaremos com a presença de Inalva Mendes, pelo Comitê Popular Copa e Olimpíadas; Jorge Santos, removido pelas obras da TransOeste; Roberto Marinho, morador da Providência; Alexandre Mendes, professor de direito urbanístico e ex-defensor público do Núcleo de Terras e Habitação; Carlos Vainer, professor titular do IPPUR. Além destes, convocamos as Secretarias Municipais de Obras e de Habitação, a Subprefeitura da Barra e o próprio prefeito – que ainda não confirmaram presença.

O objetivo da audiência é ouvir a prefeitura sobre a necessidade das remoções e questionar as indenizações calculadas com valores desatualizados, impossibilitando os removidos de comprar um novo imóvel. Qualquer cidadão pode participar da audiência. Basta apresentar um documento de identificação na portaria da Câmara. A entrada com short ou bermuda não é permitida.

Confirme presença no evento do Facebook.