Agora é lei! Derrubado veto ao PL das Doulas

Já no finalzinho do ano legislativo, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Marcelo Crivella ao Projeto de Lei 1646/15, que permite a presença de doulas nos estabelecimentos hospitalares durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. O PL foi apresentado pelo nosso mandato em 2015 e aprovado em outubro deste ano.

A organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o do Brasil na Portaria 28 de maio de 2003, reconhecem e incentivam a presença da doula durante a gestação e no nascimento da criança, pois conforta a gestante na evolução do trabalho de parto e reduz as chances de complicações e internações decorrentes do parto, além de contribuir para a formação do vínculo mãe-bebê.

Essa vitória foi coletiva! Por isso, o nosso mandato agradece à Associação de Doulas do Rio de Janeiro (Adoulas) e a diversas entidades que se somaram à luta pela derrubada do veto ao PL.

Registramos ainda o apoio fundamental da Associação Artemis. Para a Associação, o nosso projeto visa efetivar as políticas públicas de saúde da mulher na cidade do Rio de Janeiro. Acesse o link e confira a fundamentação técnico-jurídica (http://bit.ly/cartaartemisdoulas) sobre o assunto elaborada pela Artemis e enviada à Câmara Municipal do Rio.

Confira a íntegra do PL

#TodaMulherMereceUmaDoula #VaiTerDoulaSim