Homenagem a Miguel Baldez

No próximo sábado (23), o Movimento Nacional de Luta Moradia (MNLM) realizará a inauguração do Auditório da Ocupação Manoel Congo. A permanência da ocupação no prédio por 10 anos, a obtenção do direito de posse e, posteriormente, do financiamento para a reforma do imóvel já eram motivos de comemoração para todas e todos os trabalhadores em luta na nossa cidade. A finalização da obra do Auditório se soma a essas vitórias e é mais um motivo de festa.

O MNLM homenageia, com mais essa conquista, um personagem de grande importância para a luta por moradia: Miguel Baldez é o nome escolhido para batizar o Auditório da ocupação.

Miguel Lanzellotti Baldez é advogado, procurador do estado do Rio de Janeiro aposentado e professor. Foi responsável pela criação do Núcleo de Terras, que atua com as ocupações em diversos municípios e tem papel fundamental na regularização das comunidades. Baldez atuou na luta pela Reforma Urbana e na Constituinte e assessorou a Articulação Nacional do Solo Urbano e o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Nosso mandato marcará presença na atividade aproveitando para, assim como o MNLM, também prestar homenagens a Baldez com entrega da Medalha Popular Manoel Congo. A Medalha é uma honraria concedida pelo nosso mandato desde 2014 a pessoas e movimentos sociais ligados à luta pela moradia, após rejeição da maioria da Câmara Municipal do Rio de conceder o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto à ocupação Manuel Congo, sob pretexto de defesa da propriedade privada.

O evento ocorrerá, a partir de 14h, na Rua Alcindo Guanabara, 20, Cinelândia.

Evento no facebook