Osmar Terra e o retorno do manicômio

No contexto de ataques do governo ilegítimo de Michel Temer aos direitos sociais, a política de drogas brasileira também corre risco de retrocesso.

A principal ameaça é o PLC 37/2013, do deputado Osmar Terra (atual Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário). Já aprovado pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, o Projeto fortalece a velha indústria do manicômio, agora disfarçada nas Comunidades Terapêuticas, que realizam internações compulsórias de usuários de drogas.

Em discurso no plenário da Câmara Municipal, o vereador Renato Cinco criticou o retorno da lógica manicomial na política de drogas, que ameaça a consolidação da Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001.

“O que ele (Osmar Terra) está fazendo é favorecer os negócios dos que vivem da internação das pessoas. É muito importante que todos aqueles e aquelas que lutam por uma política de saúde mental e por uma política de drogas progressista afastem o manicômio, afastem a internação, invistam no que funciona no mundo inteiro, que é a política de redução de danos”, declarou Cinco.

Veja a íntegra do discurso:

Cinco também destacou a realização da Marcha da Maconha do Rio de Janeiro, que este ano vai acontecer no dia 5 maio. A concentração ocorrerá, às 14h20, no Jardim de Alah.

Evento no facebook