Direito à cidade

Nesta semana, o Mandato Ecossocialista e Libertário de Renato Cinco apresentou o Projeto de Lei Complementar que regulamenta as Áreas de Restrição. Apesar de instituídas no Plano Diretor, elas nunca foram delimitadas. A regulamentação servirá como diretriz para o desenvolvimento urbano carioca, indicando que áreas devem ser prioritariamente protegidas.

Também apresentamos o Projeto de Lei que declara como Área de Especial de Interesse Social o imóvel onde ocorre a Ocupação Mariana Criola. A Ocupação busca desde 2011, por meio de programas de habitação de interesse social, a regularização do imóvel para o abrigo de 60 famílias. O PL contribui para garantir o direito à moradia adequada às famílias de baixa renda no centro da cidade, que oferece mais oportunidades de emprego e acesso a serviços públicos essenciais de saúde e educação.

O imóvel, situado à Rua Pedro Ernesto (125), faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Para ficar regularizado urbanisticamente, é preciso que seja declarado Área de Especial Interesse Social, permitindo assim o melhor aproveitamento das construções já existentes.