Feira “Desapegue-se” do Grajaú

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 425/2017, de autoria de Renato Cinco. O PL reconhece a Feira de Trocas e Sustentabilidade Desapegue-se como de interesse cultural, social e ecológico para o Rio de Janeiro.

A feira acontece mensalmente na Praça Edmundo Rego, no bairro do Grajaú, desde junho de 2009 – a primeira edição foi realizada em 2008. A iniciativa faz parte do movimento mundial Transitional Towns (Cidades em Transição) e tem como objetivo principal levar sustentabilidade social, econômica e ecológica para a região por meio de ações coletivas socioambientais e culturais.

A cada evento são disseminadas informações e práticas de sustentabilidade, alimentação saudável e economia solidária, dialogando com a rotina das populações urbanas, buscando novas formas de ampliação e manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente.

Em tempos de reconhecimento cada vez maior sobre a urgência de cuidado com a natureza e, consequentemente, da necessidade de superar o atual modelo falido de produção, é responsabilidade de todas e todos elaborar alternativas. Assim, entendemos que o reconhecimento de iniciativas como a da Feira “Desapegue-se” é parte importante desse processo de repensar as relações e o cuidado com o mundo.

Agora, o Projeto seguirá para a sanção do prefeito.

Veja o PL na íntegra aqui