Convite para o debate – Bolsonaro, Meio Ambiente e Resistência

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já indicou quem será a responsável pelo Ministério do Meio Ambiente: Tereza Cristina (DEM-MS), a “musa do veneno” e uma das mais atuantes na defesa do uso dos agrotóxicos.

Bolsonaro também já declarou que é “preciso acabar com a indústria das multas ambientais do Ibama e do ICMBio”; propôs a liberação da caça e prometeu o fim das demarcações de terras indígenas e quilombolas.

Não serão poucos os desafios dos próximos anos para os ativistas que defendem o meio ambiente e outras causas.

Os discursos violentos que prometem armar o cidadão “de bem” só irão colaborar com o aumento da violência no campo. O ataque aos direitos dos trabalhadores tornarão mulheres e homens ainda mais vulneráveis à sanha capitalista.

Mas se as ameaças são grandes, maior ainda precisará ser a resistência. Por isso, na próxima quinta-feira, dia 29, o mandato do vereador Renato Cinco (PSOL) promoverá o debate “Bolsonaro, Meio Ambiente e Resistência”.

Na mesa , além de Renato Cinco estarão: Alice Franco (Secretaria Executiva do Quilombo Dona Belinda); Wilson Madeira (prof. de Direito Ambiental da UFF); Flávio Serafini (deputado estadual pelo PSOL).

O encontro está marcado para começar às 18h, no Espaço Plínio, que fica na Rua da Lapa, 107.