Não está na hora de reduzir a velocidade?

A Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa vai promover o debate público sobre o Limite de Velocidade no Trânsito do Rio de Janeiro e o Projeto de Lei 1251/2019.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro fala em aumentar o limite de velocidade porque os brasileiros teriam perdido o “prazer de dirigir”, os países mais desenvolvidos do mundo vão na mão contrária. Nova Iorque, Londres e Paris já impuseram a diminuição de velocidade nos perímetros urbanos. E cidades como Buenos Aires, Cidade do México e Bogotá estão em processo de implementação desta política.

As altas velocidades permitidas na nossa cidade são responsáveis por milhares de mortes. É urgente garantir um ambiente mais seguro para todos, em especial pedestres e ciclistas.

Em levantamento feito pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) no Data SUS, entre 2001 e 2016, a cidade do Rio de Janeiro teve uma média de 950 mortes por ano no trânsito, considerando usuários de automóveis particulares, passageiros de transporte público, ciclistas e pedestres. Soma-se a essa tragédia, os milhares de acidentados.

O debate “Limite de Velocidade e o PL 1251” será na próxima quinta-feira, 13 de junho, a partir das 18 horas, no Auditório da Câmara Municipal.

Estão confirmadas as presenças do vereador Renato Cinco (PSOL), presidente da Frente Parlamentar; Juciano Rodrigues, professor do IPPUR e pesquisador do Observatório das Metrópoles e do Labmob; Luciene Gomes, da Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) e Carol Queiroz, representante da Mobirio.

A Secretaria de Transportes foi convidada, mas ainda não confirmou presença.

Conheça o projeto: https://bit.ly/319tSir