Espaço Plínio recebe lançamento do livro Capitalismo e Colapso Ambiental

O colapso ambiental não pode ser mais encarado como um problema para as próximas gerações. O desenvolvimento capitalista acima de tudo fez as previsões de aquecimento global mais pessimistas a se tornarem reais.

Neste contexto, o Espaço Plínio abrirá as portas para o lançamento da 3ª edição do livro Capitalismo e Colapso Ambiental de Luiz Marques (professor da Faculdade de História da Unicamp). A atividade será no dia 15 de agosto, às 18 horas, na Rua da Lapa, número 107. Anote na agenda e participe!

Em outubro de 2015, a Editora da Unicamp lançou a primeira edição de Capitalismo e Colapso Ambiental. Em pouco tempo o livro já passou por duas atualizações. Mudou a percepção de que o colapso socioambiental não é mais algo que se desenha em nosso horizonte. Ele já está ocorrendo, aqui e agora.

Sobre o autor:

Luiz Marques é professor do Departamento de História (IFCH) da Unicamp. Publicou diversos livros e ensaios sobre a Tradição Clássica e, mais recentemente, também sobre a crescente degradação antropogênica dos ecossistemas, entre os quais, “Brazil. The legacy of slavery and environmental suicide” (History of Nations, Londres, Thames & Hudson, 2012). Atualmente participa, com um coletivo de professores da Unicamp, da criação do portal Crisálida, dedicado à informação, pesquisa, debate e mobilização acadêmica em torno das crises socioambientais contemporâneas.

No vídeo abaixo, Luiz Marques e Norma Valêncio discutem sobre colapso ambiental e a construção social dos desastres: