Reportagem alerta para o fim da civilização em 2050

O vereador Renato Cinco (PSOL) foi mais uma vez à tribuna da Câmara para alertar sobre o colapso que o modo de produção capitalista impõe ao planeta.

Cinco leu na íntegra a reportagem do site Vice.

O texto, que analisa os efeitos das mudanças climáticas no planeta, foi escrito por um ex-executivo da indústria automobilística e por um ex-chefe do exército australiano.

A reportagem afirma que as mudanças climáticas são uma “ameaça existencial de curto e médio prazo para a civilização humana”.

A publicação prevê resultados devastadores. Cerca de dois bilhões de pessoas enfrentariam escassez de água e um bilhão seriam obrigadas a buscar refúgio em condições impossíveis de sobrevivência: “a agricultura entraria em colapso nas áreas subtropicais e a produção de alimentos sofreria dramaticamente no mundo topo. A coesão interna de nações como EUA e China seria desfeita”, diz um dos trechos.

Renato Cinco ressaltou que a reportagem não diz que inexoravelmente o planeta entrará em colapso, mas que as mudanças devem ser urgentes e concretas.

“Existe sim uma possibilidade para evitar o colapso global do planeta. Precisamos de uma grande mobilização. O modo de produção capitalista é insustentável e o risco não é para as pessoas do século XXII, a ameaça é para nós”, afirmou.