Greve pelo Clima: sexta-feira, na Praça XV

Na próxima sexta-feira (20) será realizada, em diversas cidades do Planeta, a Greve Global pelo Clima. O objetivo é despertar a consciência da população para a ameaça que representa colapso ambiental. No Rio de Janeiro, a ação começa às 16 horas, na Praça XV (em frente ao IBAMA).

Evento no Facebook

As mudanças climáticas deixaram ser um problema para o futuro e representam uma ameaça real para vida desta geração. Ao comentar sobre o assunto no plenário da Câmara Municipal, o vereador Renato Cinco destacou a urgência de mudanças radicais no nosso modo de produção e consumo.

“Se o desafio para enfrentarmos o colapso ambiental significa mudar profundamente o modo de produzir e de consumir, isso precisa ser encarado como uma mudança de sistema. E nós podemos mudar o sistema”, defendeu Cinco.

Veja a íntegra do discurso

A Greve do Clima é um movimento que começou com a jovem a Greta Thunberg, que foi para a porta do parlamento europeu e se declarou em greve pelas mudanças climáticas.

No Rio de Janeiro, foi criada a Coalizão Pelo Clima. O movimento realiza reuniões abertas com objetivo de organizar uma agenda de lutas e fomentar o debate sobre o impacto do colapso ambiental no Rio.
No sábado (21), um dia após a Greve Global pelo Clima, a Coalizão carioca realiza uma reunião aberta para planejar os próximos passos do movimento. A atividade começa às 14 horas, no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107).