Contrapoder: Crise ambiental, capitalismo e socialismo

O vereador Renato Cinco fez a leitura, no plenário da Câmara Municipal, do editorial da plataforma Contrapoder. Com o título “Crise ambiental, capitalismo e socialismo”, a publicação destaca a mobilização de milhões de manifestantes na Greve Global do Clima.

Segundo relatório da ONU, preparado por 250 cientistas de 70 países, se a marcha insensata da destruição do ecossistema não for revertida, até 2050 a hecatombe ambiental fugirá ao controle, com consequências imprevisíveis para a humanidade.

Leia o texto

Renato Cinco também fez a leitura do artigo “A crise de uma estratégia”, de Mauro Iasi, também publicado no Contrapoder. Mauro Luis Iasi é educador popular do NEP 13 de Maio, professor Associado da Escola de Serviço Social da UFRJ e pesquisador do NEPEM e membro do PCB.

“Acreditou-se que o desenvolvimento do capitalismo gerava as bases materiais que implicavam na forma democrática, de maneira que a luta de classes se daria no contexto de um Estado Democrático de Direito. Entretanto, o desenvolvimento do capitalismo dependente gera mais dependência, mas desigualdades e aprofunda as contradições de classe acirrando a luta entre elas,” diz o texto de Mauro Iasi.

Leia o texto completo

Contrapoder: criado este ano, o Contrapoder é uma plataforma de comunicação que visa contribuir com a reflexão e difusão de um projeto socialista para o Brasil e servir como um polo de aglutinação do debate sobre os problemas dos trabalhadores e suas possíveis soluções.